Aproveitando que Zé seria o homenageado na União de Santa Teresa, ela escala o carro alegórico para alertá-lo. Mas Maurílio não perde tempo e, disfarçado de Morte, dispara contra o seu inimigo. O resultado é trágico: Cora se joga na frente e acaba levando o tiro.
Números 16:32-35 Nova Versão Internacional - Português (NVI)
e a terra abriu a boca e os engoliu com as suas famílias, com todos os seguidores de Corá e com todos os seus bens. Desceram vivos ao Sheol, com tudo o que possuíam; a terra fechou‑se sobre eles, e pereceram, desaparecendo do meio da assembleia.
Corá liderou uma revolta contra Moisés; ele morreu, juntamente com todos os seus co-conspiradores, quando Deus fez "a terra abrir a boca dela e engoli-lo e tudo o que lhes pertencia".
(Números 16:32). Seus dois cúmplices rubenitas, Datã e Abirão, também pereceram quando Deus fez o chão rachar sob seus pés e engoli-los com suas famílias e tudo o que possuíam.
Ele foi um dos que se rebelaram contra Moisés e Arão no deserto, junto com outros líderes de Israel. Eles não aceitaram a autoridade divina que Deus havia estabelecido sobre o Seu povo e quiseram tomar o lugar de Moisés e Arão como sacerdotes.
QUEM FOI CORÁ NA BÍBLIA: COMO FOI A REBELIÃO DE CORÁ, DATÃ E ABIRÃO?
Qual foi o fim de Corá?
O grupo liderado por Corá (Vitor Hugo) morre quando a terra se abre, nos últimos capítulos da novela 'Os Dez Mandamentos - Nova Temporada' - Foto. Últimos capítulos da novela 'Os Dez Mandamentos - Nova Temporada': terra se abre e mata Corá. Fotos!
Os rebeldes principais, Corá, Datã e Abirão foram castigados de maneira notável, seus propósitos eram de separar o povo, o Senhor os separou do povo e depois separou o solo debaixo deles para que fossem tragados, com as suas famílias e os seus bens.
49 E os que morreram daquela praga foram quatorze mil e setecentos, fora os que morreram por causa de Coré. 50 E voltou Aarão a Moisés, à porta da tenda da congregação, e cessou a praga.
Os filhos de Eliabe: Nemuel, Datã e Abirão; estes, Datã e Abirão, são os que foram eleitos pela congregação, os quais moveram a contenda contra Moisés e contra Arão, no grupo de Corá, quando moveram a contenda contra o SENHOR; quando a terra abriu a boca e os tragou com Corá, morrendo aquele grupo; quando o fogo ...
Coré rejeitou a autoridade de Deus que estava sobre Moisés. Esse mesmo espírito de rebelião tem sido visto em muitos que se levantam contra as autoridades espirituais, constituídas por Deus.
Corá, filho de Isar, descendente de Coate, filho de Levi, armou uma conspiração com Datã e Abirão, filhos de Eliabe, e Om, filho de Pelete, da tribo de Rúben. Com outros 250 líderes israelitas, todos membros importantes da comunidade, os três instigaram uma rebelião contra Moisés.
E Datã e Abirão saíram e se puseram à porta das suas tendas, juntamente com as suas mulheres, e seus filhos, e suas crianças. Então, disse Moisés: Nisto conhecereis que o SENHOR me enviou a fazer todos estes feitos, que de meu coração não procedem.
Segundo a Bíblia, os filhos de Corá escreveram o Salmo 42 como uma expressão de sua fé e confiança em Deus. Eles buscavam a presença do Senhor e encontravam consolo Nele, mesmo em meio a circunstâncias adversas. Este salmo é um lembrete do amor e cuidado de Deus por Seu povo.
Segundo estudiosos da Bíblia o primeiro pecado foi cometido no céu, quando houve a rebelião de anjos liderada por Lúcifer. Há também consenso de que a origem do pecado humano foi terrível escolha de Adão e Eva no jardim do Éden.
Quem foi a mulher que cometeu adultério na Bíblia?
O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.
Os Filhos de Coré (ou Corá) são responsáveis por 12 dos 150 capítulos do livro. Refletindo nos salmos deles, encontramos o que podemos chamar de Cânticos de Justiça, feitos por um grupo de pessoas que não se prendeu ao passado de tropeços mas se voltou para Deus, onde há refúgio e alegria.
E apartaram-se das tendas de Coré, de Datã, e de Abirão em derredor: e Datã e Abirão saíram e puseram-se às portas de suas tendas, com suas mulheres, e seus filhos, e suas crianças. E disse Moisés: Em isto conhecereis que o SENHOR me enviou para que fizesse todas estas coisas: que não de meu coração as fiz.
De acordo com o relato bíblico, Datã uniu-se a Corá e Abirão na rebelião contra o profeta Moisés e seu irmão Arão (que atuou como Sumo sacerdote de Israel). Por causa da rebelião deles, Datã e Abirão, bem como suas famílias, morreram quando o solo os tragou.
Segundo a Bíblia, os filhos de Corá eram levitas que desempenhavam funções musicais e litúrgicas no templo de Jerusalém. Eles eram responsáveis por liderar o louvor e a adoração, compondo e cantando salmos. Sua música e poesia eram consideradas uma forma de comunicação com Deus e de expressão da fé do povo.