Esposa de Davi (Petrônio Gontijo) em Reis morreu de forma misteriosa ao ser atacada fora dos muros de Jerusalém. Ao deixar Jerusalém, Hagite (Vannessa Gerbelli) foi atacada de forma misteriosa nos arredores da cidade.
A história de Hagite não é descrita nas escrituras, mas sabe-se que seu filho tentou usurpar o trono do pai em seus últimos dias de vida. Após o longo reinado de Davi, quando o rei já estava idoso e passaria o trono para Salomão - herdeiro com a esposa Bate-Seba - o filho de Hagite tentou roubar a coroa.
Após uma intriga familiar, Davi decidiu ouvir sua esposa Bate-Seba, optando por escolher Salomão para ser seu sucessor ao trono. Sua morte foi decretada por Salomão após Adonias ter pedido para se casar com Abisague.
O texto bíblico não apresenta relatos sobre suas origens, familiares, filhos ou contribuições significativas para a história de Israel. No entanto, é possível inferir que, como esposa de Davi, ela fazia parte do harém real e provavelmente teve filhos que poderiam ser considerados herdeiros legítimos do trono.
Ao deixar Jerusalém, Hagite (Vannessa Gerbelli) foi atacada de forma misteriosa nos arredores da cidade. O corpo dela foi encontrado por Benaia (Angelo Coimbra) e pelo exército de Israel no início da nona temporada de Reis, A Sucessão.
Chegando então, ao encontro do rei, Ismaías passou as informações da intenção do rei Davi e também, informou que Hagite, estava em Hebrom, deixando Araúna apreensivo, revelando os telespectadores, que Hagite na verdade era sua noiva.
Abisague sofre com fortes dores e não consegue dar à luz por causa da posição em que o bebê está. A israelita desmaia e Salomão se desespera por ajuda. Então, a parteira sugere cortar e abrir a barriga da concubina para salvar a criança. “Mas ela não resistiria desse jeito”, responde o rei, aos prantos.
Novela Reis: Davi enfrenta tragédia familiar e recebe revelação sobre seu sucessor. Ainoã desabafa com Bateseba sobre as atitudes de Amnon. Davi tenta reconquista Hagite.
De acordo com os principais estudos bíblicos, não há indícios suficientes sobre Abisague ter gerado filhos para Salomão. Ela, historicamente, é apontada muitas vezes como apenas uma serva --e não necessariamente uma concubina do filho de Davi. O livro de Crônicas ignora a descendência dela.
Quem mata Egídio em Renascer? Mariana, interpretada por Theresa Fonseca, é quem mata Egídio em Renascer. Ela age para proteger seu marido, José Inocêncio, interpretado por Marcos Palmeira, das maldades do coronel, que, nesta fase da trama, estará casado com Eliana, personagem de Sophie Charlotte.
Salomão (Guilherme Dellorto) vai receber duas notícias trágicas já na estreia da décima temporada de Reis nesta segunda (22). Primeiro, o rei de Israel vai chorar a morte de Abisague (Barbara França), que não resistirá a complicações no parto.
Segundo a Bíblia, Hagite era uma das concubinas do rei Davi e mãe de Adonias. Sua história é mencionada em passagens específicas, e sua importância pode ser compreendida à luz do contexto histórico e teológico do Antigo Testamento.
Dentre todas as esposas de Davi (Cirillo Luna/Petrônio Gontijo) em Reis, Hagite (Manuela do Monte/Vannessa Gerbelli) se mostrou muito decepcionada com o comportamento do marido após o pecado entre o rei e Bateseba (Paloma Bernardi/Anna Lima).
Devido à denúncia de Silvério dos Reis, o movimento foi debelado e terminou com a morte de seu principal agente, Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes. Com isso, o nome de Silvério dos Reis ficou associado, no imaginário brasileiro, à figura do traidor.
Uma personagem misteriosa está deixando os telespectadores com a pulga atrás da orelha na novela Reis. A atriz Claudia Mauro assumiu o papel de narrar a nova temporada com a morte de Naamá (Ingrid Conte), que era responsável por orientar o público sobre os principais acontecimentos desde o primeiro capítulo.
No sepultamento de Abisague, Salomão sofre com a morte da israelita e relembra os últimos momentos com ela. A jovem não resistiu às dores enquanto tentava dar à luz ao terceiro filho dela com o rei de Israel. O bebê também faleceu.
A trajetória de Abisague em Reis chegou ao fim na décima temporada da série, A Decadência. A israelita morreu após sofrer com fortes dores durante o parto de seu terceiro filho com Salomão (Guilherme Dellorto). O bebê, que estava em uma posição que dificultou o nascimento, também faleceu.
A destemida Hagite entra na Filistia e encontra o sobrinho de rei Davi comemorando com o exército inimigo. A mulher fica muito desconfiada com a cena que presencia. Em um novo movimento dos guerreiros, Gate e toda a nação da Filistia passa a ser dominada.
Quando Davi a encontrou toda machucada ela estava fugindo do rei de Jebus, a quem estava prometida em casamento, contra sua vontade. E, após ouvir sua história, Davi decidiu levá-la para se refugiar em Hebrom.
Quando soube que Bate-Seba estava grávida, ele chamou Urias para descansar em casa com a esposa. Ele achou possível esconder seu pecado, enganando o próprio marido traído. Mas Urias não facilitou o plano de Davi.