Para o relacionamento entre uma pessoa assexual e uma pessoa de outra orientação sexual dar certo, o diálogo, a maturidade e a empatia são essenciais. O amor, companheirismo, interesse e intimidade podem estar presentes na relação, mesmo com a ausência do sexo.
As pessoas assexuais podem ter um relacionamento normal, em que há amor, interesse, envolvimento e, até mesmo, intimidade, incluído rara relação sexual com penetração, masturbação ou sexo oral, no entanto, mesmo assim, os contatos sexuais costumam ser menos frequentes.
Nesse cenário, é preciso trabalhar o autoconhecimento e compreender que não existe problema, dor ou sofrimento em ser uma pessoa assexual. Entender que a atividade sexual não é prioridade em suas vidas – e que está tudo bem com isso – é o caminho para uma vida mais leve e sem cobranças.
Segundo especialistas, os assexuais não gostam, não querem e não sentem nenhuma necessidade de fazer sexo. O que não quer dizer que não tenham atração afetiva por seus pares.
A assexualidade é uma orientação sexual que não é passível de tratamento. O 'A' da sigla LGBTQIA+ representa os assexuais. São pessoas, em linhas gerais, que não sentem atração sexual ou necessidade de ter relações sexuais.
Quais são as características de uma pessoa assexuada?
Isto é, o indivíduo assexual não sente o desejo de praticar a sua sexualidade com todas as imposições que o ato exige. "Os assexuais possuem sentimentos, mas não o desejo total de fazer sexo. Ou seja, o sentimento de amor e a atração sexual não estão necessariamente associados.
Assim como homossexualidade, bissexualidade e heterossexualidade, a assexualidade é uma orientação sexual e não é uma escolha. Pessoas assexuais são algumas vezes conhecidas como ”ás” ou ”ases”. A assexualidade pode ser definida como a falta de atração sexual: alguém que não é sexualmente atraído por ninguém.
É importante reconhecer que não sentir atração física ou sexual por ninguém pode ser normal e pode indicar uma orientação como assexualidade ou arromanticidade. Reflita sobre seus sentimentos e considere explorar formas de conexão social que não envolvam contato físico.
Aroace é a abreviação usada para se referir a pessoas que se identificam como arromânticas e assexuais, sexualidades e romanticidades que estão presentes na letra A em LGBTQIAPN+. Pessoas aroace não sentem atração sexual nem romântica.
Demissexual é uma identidade dentro do espectro da orientação sexual. É quando uma pessoa só desenvolve atração sexual por alguém após estabelecer uma conexão emocional profunda com essa pessoa. Os demissexuais geralmente não sentem atração sexual imediata ou baseada apenas em aparência física.
Arromanticidade é a orientação romântica na qual as pessoas sentem pouca ou nenhuma atração romântica. Pessoas arromânticas podem ter qualquer orientação sexual, e também desejar relações próximas com outras pessoas.
O assexual romântico é a pessoa que tem interesse em se relacionar romanticamente com outra pessoa. Ou seja, embora não haja atração, nem prática sexual, a pessoa pode ter um relacionamento e se envolver emocionalmente.
Não são apenas as pessoas que já sentem atração pelo mesmo sexo que podem vir a se identificar como autossexuais. Tampouco há um consenso de que a autossexualidade possa ser considerada uma orientação sexual. Também é possível ter “milhões de variações”, quando se trata de orientação sexual, de acordo com Lelah.
Não há nada de intrinsecamente ruim em não querer se relacionar romanticamente com ninguém. Cada pessoa tem suas próprias preferências e necessidades quando se trata de relacionamentos. Se você está feliz e satisfeito em sua solidão e valoriza sua paz e tranquilidade, não há problema algum em seguir esse caminho.
Qual a idade que o homem perde o desejo pela esposa?
A baixa de testosterona, ocorre entre os 45 e 55 anos podendo ocasionar a falta de desejo sexual. Isto acarreta a redução da produção de espermatozóides e, em alguns homens diminui o apetite sexual. Se for o seu caso, invista na sua saúde sexual.
É possível amar uma pessoa e não sentir atração por ela?
Normalmente está relacionada com o alto índice de estresse, ansiedade, rotina, desânimo ou falta de estímulos e cansaço, além de fatores fisiológicos como deficiências hormonais. Então, sim é possível amar alguém e estar com seus desejos sexuais contidos ou recolhidos.
O assexual pode ser romântico ou arromântico, ou seja, sentir pouca, condicional ou nenhuma atração romântica. “Esta está associada a com quem você tem vontade de ter um relacionamento romântico”, indica Borges. Em outras palavras, pessoas assexuais podem ou não se apaixonar.
Os assexuais, ou apenas “ace”, representam a letra 'A' da sigla LGBTQIA+, assim como os arromânticos. Assexuais são pessoas que podem não sentir atração sexual, sentem pouca atração ou só possuem atração depois que um vínculo emocional é formado com alguém, podendo demorar meses ou anos.
Na reprodução assexuada, a vantagem é a facilidade de reprodução e o menor gasto de energia para completar o ciclo reprodutivo. Como desvantagem, possui menor variabilidade genética e consequente dificuldade de eliminar mutações maléficas entre os descendentes.
Caso não seja naturalmente assexual, não há como “virar” uma pessoa desta orientação. Porém, se você for naturalmente assexual, não há como “reverter” a orientação. E nem deve tentar fazer isso por pressão externa, já que é importante ser o que sente que deve ser.
Basicamente, ser demissexual significa que a pessoa se atrai sexualmente por alguém a partir do momento que sente uma conexão emocional, confiança e intimidade com alguém. Ou seja, são pessoas que, geralmente, não sentem uma atração sexual no momento em que conhecem outra ou que se baseiam somente na aparência física.