Sim. Nos casos de crescimento anormal, o médico endocrinologista ou pediatra, pode indicar um tratamento para interromper o crescimento, a base de hormônios. Os hormônios podem agir acelerando o amadurecimento ósseo e fechando as placas de crescimento ou podem inibir a produção do hormônio do crescimento (GH).
Não tem o que tomar para você parar de crescer, isso não existe. Não dá para bloquear o seu crescimento. Existe um potencial genético, e provavelmente você vai atingir a sua estatura final baseada nesse seu potencial genético.
Deficiência hormonal – o hormônio do crescimento (GH) é produzido pela hipófise, glândula localizada no cérebro, e possui papel importante no crescimento. Sua deficiência reduz a taxa de crescimento, que pode resultar em baixa estatura.
O homem cresce até por volta dos 18-20 anos, mas o processo de crescimento depende de vários fatores e, por isso, não deve ser generalizado. É considerado que o crescimento termina quando o ocorre o fechamento de todas as cartilagens ósseas.
Geralmente, uma pessoa para de crescer entre os 15 e 20 anos. Até os primeiros dois anos, a nutrição é o fator mais importante para o crescimento. Depois dessa idade, fatores genéticos (como a altura dos pais) e o hormônio do crescimento (GH) passam a determinar a altura.
MUSCULAÇÃO Faz PARAR de CRESCER? | Ciência na Rotina nº29
Como saber se vou crescer?
A forma mais fiável para se saber se a fase de crescimento já terminou é fazendo um exame de idade óssea, que consiste em realizar uma radiografia das mãos e dos punhos. Esse exame pode ser pedido a um pediatra, no caso das crianças, ou um hebiatra, no caso de adolescentes.
“Várias alterações podem atrapalhar o crescimento de uma criança. Distúrbios metabólicos, alterações hormonais, desnutrição, atividades físicas inadequadas, lesões das cartilagens de crescimento pós trauma ou infecções são algumas delas”, explica.
A pessoa normalmente cresce até o final da puberdade, sendo que os homens crescem, em média, até os 18 anos e, as mulheres, até por volta dos 15 anos. Na maioria das meninas, a puberdade se inicia entre os 8 e 13 anos, já nos meninos, entre os 9 e 14 anos, e dura entre 2 a 5 anos.
As orelhas e o nariz são formados por um tipo de cartilagem que, ao contrário das que existem no restante do corpo, não se ossifica à medida que o corpo humano cresce. Os ossos começam a se formar a partir do segundo mês da gestação.
A hiperprodução do hormônio do crescimento provoca crescimento excessivo. Em crianças, esse quadro clínico é chamado de gigantismo. Em adultos, é chamado de acromegalia. O hormônio do crescimento excessivo é quase sempre provocado por um tumor da hipófise não canceroso (benigno).
Além da deficiência do GH, o distúrbio de crescimento também pode estar associado às doenças que afetam a tireoide, o coração, o intestino e os rins. Ainda existem os distúrbios genéticos, que podem afetar o desenvolvimento desde a fase intrauterina até a quase adulta.
"É qualquer problema crônico na vida da criança que pode causar o distúrbio, além da desnutrição ou alimentação inadequada, falta de atividade física e doenças em qualquer órgão ou sistema", explica a endocrinopediatra. Ela também cita mutações genéticas que podem causar problemas que afetam o crescimento.
A média de velocidade de crescimento de acordo com a idade da criança é: - Nascimento – 1 ano de idade = 25 centímetros por ano. - 1 ano- 3 anos de idade = 12,5 centímetros por ano. - 3 anos - Puberdade = 5 a 7 centímetros por ano (meninas = 8 a 10 centímetros ao ano; meninos = 10 a 12 centímetros ao ano).
Um crescimento dentro dos padrões, mesmo que grande, inicialmente não nos preocuparia. Vale à pena levá-lo a um atendimento com hebiatra - especialista em adolescência.
Com injeções mensais ou trimestrais, é possível fazer o controle dos hormônios nas crianças em puberdade precoce e retardar o amadurecimento do corpo antes do tempo esperado.
É super normal a gente ficar curioso com o tanto que a gente vai crescer. A altura que a gente vai ter depende da altura dos nossos pais, depende da nossa alimentação, da vida que a gente leva... Você pode fazer uma estimativa da sua altura usando uma fórmula.
"A cartilagem da orelha tem 90% do crescimento dela até os 7 anos de idade. Ela para de crescer, assim como a do nariz, até os 21 anos. Depois disso, é só flacidez de pele devido à perda de colágeno" garante o cirurgião Wendell Uguetto.
E uma lógica parecida vale para o nariz, formado de cartilagem, como as orelhas. O tecido fibroso cumpre o papel dos ossos, mas, ao contrário destes, não para de crescer após a puberdade.
De início, a rinoplastia para aumentar o nariz é feita basicamente como o procedimento padrão. No entanto, são usadas cartilagens como enxertos para modelar o nariz. Geralmente, a cartilagem é retirada da costela, através da parte direita do tórax. O procedimento é feito por uma pequena incisão, de 2 a 3 centímetros.
O exame de raio X de idade óssea é importante para ver se ainda há espaço de crescimento entre os ossos. Outras informações como altura dos seus pais e as suas alturas anteriores também ajudam nessa avaliação, assim como dados do seu histórico de saúde.
As meninas que menstruarem antes da idade mediana de 12,6 anos, provavelmente crescerão mais do que a média de 6 ou 7cm, e por mais tempo até atingirem sua estatura final.
Olá! A idade até o qual uma pessoa cresce varia com diversos fatores, e pode ser medida de maneira aproximada com o exame de idade óssea. Normalmente, no entanto, o crescimento cessa entre 16 e 20 anos, quando ela atinge um equivalente a 18 anos de idade óssea.
A Sociedade Brasileira de Pediatria aponta que, nessa fase, o bebê chega a crescer cerca de 25 cm em 12 meses. Depois disso, o ritmo de crescimento entre meninos e meninas muda: o “estirão” das meninas pode ocorrer entre os 11 e 12 anos, enquanto o dos meninos, entre os 13 e 14.
No entanto, o principal fator para determinar a altura de um adulto é a genética. Cerca de 80% da estatura é determinada pelo tamanho dos pais (alvo familiar ou genético). Portanto, a probabilidade de uma criança que possui pais baixos, também apresentar estatura baixa, é muito grande.
Agir de maneira imprudente pode prejudicar não apenas o seu crescimento profissional, mas toda a sua equipe e empresa. Isso porque, atitudes impensadas podem arruinar um trabalho de meses em poucos minutos. Por isso, pense muito bem e converse com os outros profissionais antes de agir e nunca tome atitudes por impulso.