Como não pagar IOF em compras no exterior? Não é possível evitar o IOF em compras no exterior. Uma forma de pagar menos IOF em compra internacional é usar cartão de débito internacional de conta global, como o da Remessa Online.
Tenha uma conta digital global. Todo esse processo é facilitado com a ajuda de uma conta digital global, como a da Nomad. Dessa forma, você paga menos IOF ao ter um cartão de débito internacional. Além disso, toda a conversão de câmbio é feita na hora para evitar problemas com a oscilação de valores.
Um adendo importante aqui é que o IOF é cobrado sobre o valor do rendimento (aquilo que você ganhou), e não sobre o valor total investido. Outra informação importante é que LCAs e a poupança são isentas da cobrança desse imposto, independente do prazo de resgate.
A novidade dispensa a necessidade de contas globais ou de troca de dinheiro em espécie. A isenção é válida para todos os tipos de cartões Porto Bank: Internacional, Gold, Platinum e Black e Infinite, independentemente do país da compra.
DESCUBRA Como Comprar PARCELADO nos EUA e NÃO PAGAR IOF !!!
Qual é melhor, Wise ou Nomad?
A conta Nomad é ideal para quem deseja acessar o mercado americano, enquanto a conta multimoeda da Wise é uma solução mais completa para quem precisa fazer transferências para mais de 160 países e com disponibilidade para mais de 40 moedas.
A principal desvantagem de usar cartão de crédito no exterior é o IOF alto, de 5,38% (era de 6,38%, mas foi reduzido em janeiro de 2023). Pode ser mais vantajoso pagar em dinheiro vivo ou usando o dinheiro que você tem depositado em uma conta internacional.
Como é cobrado o IOF no cartão de crédito internacional?
No caso de transações com cartão de crédito, como compras internacionais, o cálculo é feito da seguinte forma: Para compras internacionais em moeda estrangeira: o IOF é calculado sobre o valor da transação, utilizando uma alíquota de 4,38%.
Como vimos, ao usar o cartão Wise você paga apenas 1,1% de IOF na hora de converter reais para qualquer moeda estrangeira da sua escolha. Depois disso, você gasta diretamente na moeda estrangeira e não precisa se preocupar com impostos.
Pela proposta, a isenção do IOF favorecerá aposentados; pensionistas; beneficiários do Programa Bolsa Família; pessoas com deficiência física, visual, auditiva e mental severa ou profunda; e pessoas com transtorno do espectro autista – nesses dois últimos casos, diretamente ou por intermédio do representante legal.
Até dezembro, havia muitas maneiras de fugir do IOF alto por ali, mas com as novas regras a única forma é por meio de transferência bancária internacional. Você pode utilizar o site para compras virtuais e solicitar um cartão físico de débito Net+ para pagamentos e saques no exterior.
Nesse caso, a alíquota é de 4,38% para o ano de 2024. Essa taxa incide sobre o valor da compra e é acrescida à fatura do cartão. Além do IOF, algumas instituições financeiras podem cobrar também uma taxa de conversão de moeda estrangeira.
Como não pagar IOF em compras no exterior? Não é possível evitar o IOF em compras no exterior. Uma forma de pagar menos IOF em compra internacional é usar cartão de débito internacional de conta global, como o da Remessa Online.
Cartões de crédito e débito são amplamente aceitos nos EUA há décadas, mas formas de pagamento eletrônicas estão se tornando mais comuns. Por exemplo, as carteiras digitais como Apple Pay e Google Pay, que permite que as pessoas façam compras usando apenas o celular, ganharam força.
A boa notícia é que, com a medida do Governo Federal instituída em agosto de 2023, as compras internacionais de até US$ 50 serão isentas da taxa de importação, nas compras online de pessoa física para pessoa física.
Para garantir a isenção do IOF é simples: baixe o aplicativo da Porto, disponível nas lojas de apps, e dê aceite. O cliente precisa ser Pessoa Física e não vai pagar o IOF incidente sobre compras internacionais.
O cartão de crédito Nubank é um cartão internacional, com a bandeira Mastercard, aceito em milhões de estabelecimentos do mundo. Todo cliente que recebe o cartão de crédito Nubank já pode usá-lo para gastos em viagens no exterior – a gente não cobra nada para liberar o cartão para compras internacionais. Ah!
Qual vale mais a pena, Nomad ou Avenue? Entre Nomad ou Avenue, a Nomad sai na frente na maioria dos pontos analisados. Como vimos, a Nomad não cobra taxa de manutenção de conta por inatividade, taxa de corretagem e o cartão físico pode ser entregue a você gratuitamente, ao contrário da Avenue.
Plano Premium. Operações até $ 1 mil: $ 2,5 por ordem. Operações de $ 1 mil a $ 2 mil: $ 5 por ordem. Execução de ordens realizadas pela mesa de operações: custo de 0,5% por volume operado ou mínimo de $ 20 a cada operação.
O cartão Avenue é compatível com as carteiras digitais da Apple, Samsung e Google Pay. Basta você abrir o aplicativo da carteira digital no seu smartphone e seguir as instruções. Será necessário colocar o número do cartão, nome, validade e CVV. A verificação do cartão pode ser feita via SMS ou e-mail.
A Avenue é melhor para investimentos. A plataforma com “cara de bancão” permite que os clientes apliquem recursos em fundos, renda fixa e renda variável nos Estados Unidos, mercado que a Avenue nada de braçada. A Wise não oferece nenhum tipo de investimento em sua plataforma para clientes brasileiros, o que é uma pena.