O mosquito transmissor da dengue é originário do Egito, na África, e vem se espalhando pelas regiões tropicais e subtropicais do planeta desde o século 16, período das Grandes Navegações. Admite-se que o vetor foi introduzido no Novo Mundo, no período colonial, por meio de navios que traficavam escravos.
Qual é a origem do mosquito transmissor da dengue?
Originário da África, foi disseminado de forma passiva pelo homem, hoje é considerado um mosquito cosmopolita. Menor que os mosquitos comuns, o Aedes aegypti é preto com riscos formando um pequeno desenho semelhante a uma taça no tórax e listras brancas na cabeça e nas pernas.
A picada do mosquito é, sem dúvida, a forma mais importante de transmissão do vírus da dengue, no entanto, a forma transfusional e a vertical (da gestante para o feto) são formas secundárias de transmissão, ou seja, que geram casos mais raramente.
O vírus do dengue pertence à família dos flavivírus e é classificado no meio científico como um arbovírus, os quais são transmitidos pelos mosquitos Aedes aegypti.
O Dia em que o Vírus da DENGUE se tornou uma AMEAÇA GLOBAL
Como surgiu o mosquito da dengue?
Não à toa, o nome Aedes aegypti faz referência ao Egito. Por meio de registros históricos, sabemos que o espalhamento do mosquito pelo mundo só ocorreu no século 17 – em especial, com o tráfico de escravizados partindo da África para as Américas.
A fêmea do mosquito deposita seus ovos nas bordas dos recipientes com água limpa e parada. Dois ou três dias após o contato com o líquido, os ovos viram larvas e dias depois chegam na fase da pupa. Esse ciclo dura cerca de 48 horas e, ao término, se transformam em mosquitos adultos. Veja aqui o 29º boletim da dengue.
Qual o tipo de sangue que os mosquitos mais gostam?
MITO. Inicialmente o mosquito apresentava uma preferência pelo sangue tipo O, devido ao mosquito ser de origem Indiana e neste país, este tipo sanguíneo predominava. Com a dispersão do mosquito pelo mundo a sua predileção pelo tipo O não permaneceu porque ele se adaptou aos tipos sanguíneos disponíveis.
Primeiro, é preciso que o mosquito esteja contaminado com o vírus. A dengue pode ser contraída mais de uma vez? Ao contrair dengue, a pessoa fica imunizada permanentemente para aquele sorotipo do vírus, mas não para os outros. Dessa forma, uma mesma pessoa pode ter dengue até quatro vezes.
É possível que o mosquito já nasce com o vírus da dengue?
Mas a pesquisa veio mostrar que o aedes aegypti já pode nascer com os vírus dessas doenças. Os cientistas examinaram inseto por inseto e descobriram que nenhum deles nasceu com dengue, mas 20 tinham o vírus da chikungunya e dez estavam com o da zika, mesmo sem ter tido contato com humanos contaminados.
Dentro dos leucócitos há células como os linfócitos, neutrófilos e macrófagos, que atuam no bloqueio e eliminação de vírus e bactérias. Dentre eles, os linfócitos são os principais produtores de anticorpos, que são formados por substâncias chamadas de imunoglobulinas.
As teorias mais aceitas indicam que o A. aegypti tenha se disseminado da África para o continente americano por embarcações que aportaram no Brasil para o tráfico de pessoas escravizadas. Há registro da ocorrência da doença em Curitiba (PR) no final do século 19 e em Niterói (RJ) no início do século 20.
Qual o horário que o mosquito da dengue costuma picar?
A fêmea se alimenta de sangue no início da manhã e mais no final da tarde, o que não impede que aconteça em outros horários. Quanto à capacidade de vôo, sabemos que possui possibilidade de acesso a alturas como, por exemplo, chegar à caixa de água de sua casa, às calhas e terraços.
Um total de 1.312 casos de dengue foram registrados em 18 cidades na província de Guangdong neste ano. A China informou que o número de infecções por dengue na província de Guangdong, no sul reduziu - uma queda de 95,85% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os horários mais ativos do mosquito transmissor da dengue são no início da manhã e no fim da tarde, quando há maior umidade do ar. Como não consegue alçar voos altos, o Aedes aegypti tende a atacar áreas baixas do corpo, como as pernas.
Tem algum mosquito parecido com o mosquito da dengue?
Também encontrado no Brasil, o mosquito-tigre-asiático (Aedes albopictus) pode ser um vetor da dengue. Para diferenciar um mosquito Aedes dos dois outros gêneros, vale analisar o comportamento do inseto voador. Na maioria das vezes, as espécies do gênero Aedes voam baixo e têm hábitos mais diurnos.
Existem pessoas imunes à dengue? – VERDADE. Na verdade, o que acontece é que, em alguns casos, a pessoa pode pegar dengue e não manifestar nenhum sintoma, pois às vezes a doença é assintomática. Com isso, a pessoa só descobre depois que teve o vírus, geralmente quando é contagiada com outro tipo de dengue.
A candidata a vacina contra a dengue em desenvolvimento pelo Instituto Butantan (Butantan-DV) mostrou eficácia de 79,6% com uma única dose, conforme resultados recém-publicados do ensaio clínico de fase 3.
Quem nunca teve dengue pode ter dengue hemorrágica?
A dengue hemorrágica pode acontecer na primeira vez que a pessoa contraiu o vírus ou em casos de reinfecção. Segundo os profissionais, não há uma regra para isso.
1) Plantas ornamentais com cheiro forte (que teoricamente os mosquitos “não gostam”); 2) receitas caseiras, como chá da casca de mamão, etc.; 3) Ivermectina. Projeta-se e cuide de todos ao seu redor. A eliminação do mosquito da dengue depende de atitudes de todos nós!
Outros predadores naturais do mosquito – como lagartixas, aranhas e libélulas – também costumam ser citados em reportagens e blogs como aliados no combate ao mosquito, mas, segundo Salgueirosa, aumentar a presença deles nas casas não tem nenhum efeito prático.
Para desintoxicar o fígado é importante consumir alimentos, como frutas, vegetais e leguminosas, tomar chá verde ou chá de boldo, pois têm ação desintoxicante que ajudam a limpar o fígado. Além disso, deve-se evitar alimentos industrializados, como óleos, embutidos e açúcar refinado.
- Utilizar sal, detergente, sabão em pó, água sanitária ou cloroo em locais com água parada para eliminar larvas do mosquito Aedes aegypti, em locais onde a água não será consumida, como água de piscina desativada, vaso sanitário sem uso frequente, ralos internos, bandejas de geladeira ou ar condicionado, entre outros.
Quanto tempo o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver?
Em temperaturas iguais ou menores de 5° graus a fêmea não resiste e morre e isso também acontece quando os termômetros marcam mais de 40° graus”. Já os ovos do mosquito são de extrema resistência e podem suportar em um recipiente, sem ter entrado em contato com a água, entre 300 e 400 dias.