Porque Friedrich Nietzsche enlouqueceu?
Há pesquisas que apóiam o fato de que a loucura de Nietzsche pode atualmente ser explicada como demência frontotemporal. Para a Associação Americana de Psiquiatria (APA), essa demência é caracterizada por ter um início insidioso e uma progressão gradual, nem rápida nem lenta.Como Nietzsche contraiu a sífilis?
Os historiadores e exegetas do filósofo entendem que esta fase de sua vida tornou-se penosa por uma conjunção de fatores adversos. Provavelmente numa aventura em um bordel, Nietzsche havia contraído sífilis, doença venérea então incurável e cujo estado final conduz à demência.Como Nietzsche ficou doido?
Segundo essa lógica, Nietzsche teria sofrido com a sífilis no final da vida, o que desencadeou a demência e a destruição do seu cérebro. O filósofo morreu em 25 de agosto de 1900.Como se deu a morte de Nietzsche?
Introdução. O filósofo apátrida Friedrich Nietzsche, nascido na Alemanha, professor aposentado por motivos de saúde na Suíça, já em sua fase nômade e solitária – em 7 de janeiro de 1889, aos 44 anos – sofreu um colapso ao perambular pela Praça Carlo Alberto, quando de sua estada em Turim, na Itália.por que NIETZSCHE ficou LOUCO?
Porque Nietzsche foi considerado o homem que matou Deus?
Nietzsche propunha que, recusando Deus, podemos também nos livrar de valores que nos são impostos. A maneira de fazer isso seria questionando a origem dessas ideias. Ele se definia como um “imoralista”, não porque pregasse o mal, mas por entender que o correto seria superar a moral nascida da religião.Porque para Nietzsche Deus deve morrer?
A sentença "Deus está morto" significa: o mundo supra-sensível está sem força de atuação. Ele não fomenta mais vida alguma. A metafísica, isso significa para Nietzsche a filosofia ocidental entendida como Platonismo, está no fim.Quantos filhos Nietzsche teve?
Sabendo que Nietzsche não teve filhos (e quase não teve vida sexual), abstenho-me de incomodar seus netos no segundo andar. Percorrendo algumas localidades em volta do golfo de Gênova -Rapallo, Sta.De quem Nietzsche gostava?
Lou Salomé: a mulher que encantou Nietzsche e Rilke.Qual foi a última palavra de Nietzsche?
O texto, até então naturalmente falado em húngaro, enuncia em alemão as últimas palavras do filósofo: “Mutter, ich bin Dumm”.Quem foi a primeira pessoa a ter sífilis?
Os poloneses a apelidavam de “a doença alemã”, enquanto os russos a atribuíam aos poloneses. Na França, foi chamada de “doença napolitana” após o exército francês ser infectado durante a invasão de Nápoles, na Itália, na primeira epidemia documentada de sífilis.Tem cura a neurossífilis?
O tratamento da neurossífilis é feito pelo infectologista com o uso de antibióticos diretamente na veia, durante aproximadamente 10 a 14 dias. Após alguns meses do tratamento, será necessário fazer uma acompanhamento dos níveis de infecção através da punção lombar do liquor, para avaliar se houve cura.O que Nietzsche fala sobre a loucura?
Uma concepção central de Nietzsche sobre a loucura é o papel que desempenha na criatividade: “[...] quase em todas as partes é a loucura que aplaina o caminho para a ideia nova, a que rompe barreiras de um costume, de uma superstição venerada.O que não mata Nietzsche?
Em meio aos desafios e adversidades, essa poderosa frase de Nietzsche nos lembra da resiliência e da força que podemos encontrar dentro de nós.É verdade que Nietzsche em sua filosofia derrubou muitos?
É verdade que Nietzsche, em sua filosofia, derrubou muitos pressupostos e crenças preciosas. Mas ele não se junta aos niilistas porque não argumentou que tudo merece ser destruído.Quem foi a paixão de Nietzsche?
Lou Andreas Salomé, caso singular e que permanece litigioso. Essa criatura inteligente e ambiciosa teve a habilidade de se apropriar de Nietzsche sem para isso fazer dispêndios de coração.Quem Nietzsche admirava?
Jovem NietzscheTambém foi amigo pessoal de Richard Wagner, por quem tinha grande admiração. Em 1871 lança sua primeira obra, O Nascimento da Tragédia, ainda sob influência da música de Wagner e da filosofia pessimista de Schopenhauer, com os quais depois virá a romper.