Os segmentos de reta são classificados como: consecutivos, colineares, congruentes e adjacentes. Segmentos Consecutivos: Dois segmentos de reta são consecutivos se, a extremidade de um deles é também extremidade do outro, ou seja, uma extremidade de um coincide com uma extremidade do outro.
Retas paralelas: são retas que não possuem interseção e estão em um mesmo plano. Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto. Retas reversas são retas que não têm interseção entre elas e que não são paralelas.
Em geometria, podemos classificar as retas em paralelas, concorrentes, perpendiculares ou coincidentes de acordo com os pontos que elas possuem em comum. Neste vídeo você aprenderá a diferença entre essas classificações a partir de exemplos práticos e muito bem ilustrados.
Nós podemos representar um segmento de reta através de duas letras que caracterizam os pontos de seus extremos com uma linha por cima delas: ou . Eles devem ser lidos como “Segmento AB” ou “Segmento BA”. Se dois ou mais segmentos de retas possuem o mesmo comprimento, eles são chamados de congruentes.
As semirretas acima são representadas pela letra S maiúscula e um índice, formado pelo ponto inicial da semirreta e pelo ponto a que ela se direciona. Portanto, temos as semirretas SBA e SBC. Observe que o ponto A pertence a toda a reta, mas não pertence à semirreta SBC.
pontos são normalmente batizados com letras maiúsculas: A, B, C, O…; retas são geralmente indicadas por letras minúsculas: r, t, s…; e planos costumam ser indicados por letras do alfabeto grego: α (alfa), β (beta) e γ (gama).
As retas concorrentes são perpendiculares quando formam ângulos retos, ou seja, que medem 90° cada. As retas perpendiculares formam ângulos de 90°. Quando as retas concorrentes não formam ângulo de 90°, elas são oblíquas. As retas oblíquas formam ângulos diferentes de 90°.
Retas são figuras geométricas primitivas formadas por conjuntos de pontos. O fato de serem primitivas significa que não existe uma definição para elas, contudo, aceitamos que retas são linhas que não fazem curva.
Para calcular o comprimento desse segmento de reta, utilizamos uma fórmula deduzida do teorema de Pitágoras. Dados os pontos A(xA, yA) e B (xB, Yb), para calcular a distância entre esses dois pontos, utilizamos a fórmula dAB² = (xB – xA)² + (yB – yA)².
As retas podem ser, também, perpendiculares, que é um caso particular de reta concorrente. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Retas paralelas: considerando duas retas, r e s, ambas são classificadas como paralelas quando não possuem nenhum ponto em comum.
Assim, dizemos que pontos colineares são aqueles pertencentes a uma mesma reta. E três ou mais pontos serão chamados de não-colineares caso não consigamos traçar uma única reta que os contém.
As retas numéricas são uma relação biunívoca entre os números reais e os pontos da reta. Isso significa que cada ponto da reta é representado apenas por um número real e que cada número real representa apenas um número da reta.
A equação geral de uma reta é igual a ax + by + c = 0, em que a, b e c são coeficientes reais e a e b são diferentes de zero. Para encontrar a equação geral de uma reta, é necessário conhecer pelo menos dois pontos dessa equação.
A noção de reta (AO 1945: recta) ou linha reta foi introduzida por matemáticos antigos para representar objetos retos (isto é, sem curvatura) com largura e profundidade desprezíveis. As retas são uma idealização de tais objetos.