No ano seguinte foi designado para ser o comandante do Titanic em sua viagem inaugural; o navio colidiu com um iceberg na noite do dia 14 de abril e afundou, com Smith morrendo no naufrágio. Várias homenagens foram prestadas depois de sua morte e ele foi representado em vários filmes sobre o desastre.
Ao lado de estrelas como Leonardo Di Caprio e Kate Winslet, Bernard Hill deu vida a um dos principais personagens da obra de 1997 de James Cameron, o comandante oficial do navio, Edward Smith.
Depois da tragédia, foi realizado um inquérito do naufrágio, que concluiu que o primeiro erro do capitão foi não diminuir a velocidade depois de receber informações sobre a presença de icebergs na rota.
“Seguirei o navio” podem ter sido as últimas palavras que o capitão E.J. Smith disse antes do Titanic afundar sob as ondas. Os eventos em torno do capitão do Titanic, Edward Smith, e seu último paradeiro quando o navio afundou no fundo do Atlântico sempre foram um mistério.
No ano seguinte foi designado para ser o comandante do Titanic em sua viagem inaugural; o navio colidiu com um iceberg na noite do dia 14 de abril e afundou, com Smith morrendo no naufrágio. Várias homenagens foram prestadas depois de sua morte e ele foi representado em vários filmes sobre o desastre.
Rose DeWitt Bukater (Filadélfia, 11 de abril de 1895 – para alguns, Rose teria morrido no Oceano Atlântico, em 1 de outubro de 1996) é uma personagem fictícia e protagonista do filme Titanic de 1997, foi criada por James Cameron, o roteirista, produtor e diretor do filme ganhador de 11 Óscares em 1998.
Entretanto, uma das principais muitos talvez desconheçam: que a personagem Rose Dawson na verdade é baseada em uma história real: a da artista Beatrice Wood.
Entretanto, apenas em um cenário houve a possibilidade da sobrevivência de Jack, que é quando os dois dividem o mesmo espaço, mas Rose concede o colete salva-vidas para o amado, a fim de que a temperatura corporal dele se mantivesse estável enquanto aguardavam o resgate.
Navegou por 4 dias, até às 23:40h de domingo, 14 de abril. Demorou 2 horas e 40 minutos para desaparecer da superfície do oceano. 4) Nos 4 dias de navegação, o navio recebeu 21 avisos de iceberg. Só no dia do afundamento, o Titanic recebeu 6 avisos de outros navios que navegavam nessas rotas.
O naufrágio foi causado por uma colisão com um iceberg no Atlântico Norte, por volta de 700 milhas náuticas à oeste de Halifax, Nova Escócia. Mais de 1500 passageiros e tripulação morreram e em torno de 710 sobreviventes foram resgatados dos botes salva-vidas pelo RMS Carpathia poucas horas depois.
Porque o Titanic não conseguiu desviar do iceberg?
Esse volume de água deslocado provoca uma força sobre o navio, chamada de empuxo. Desta forma, o Titanic flutuava porque o empuxo era igual ao seu peso. A fama de ser “inafundável” se deu por conta do transatlântico ter sido construído em partes separadas, chamadas de compartimentos.
A Liverpool and London Steamship Protection and Indemnity Association, que foi assumida pela White Star Line, afirmou ser dona de propriedades do navio porque pagou por elas. As duas empresas chegaram a um acordo não divulgado em 2007, e a RMST opera até hoje como proprietária.
Astor era o passageiro mais rico a bordo do navio e um dos homens mais ricos do mundo; seu bisavô John Jacob Astor foi o primeiro multimilionário na América.
Elizabeth Gladys Millvina Dean, a última sobrevivente do Titanic, faleceu em maio de 2009, quase um século após o naufrágio ocorrido em abril de 1912. Mais de uma década antes, em 1995, Millvina Dean concedeu uma entrevista ao repórter brasileiro Geneton Moraes Neto.
Para trollar a equipe que estava buscando o colar. Ela esperou eles encontrarem o cofre, içarem ele para o navio, abrir o miserável, encontrar o desenho dela peladona, chegar à conclusão que não sabem onde estava o colar, para então jogar no mar, onde o Titanic estava.
Beatrice Wood faleceu na vida real no ano de 1998, aos 105 anos, após ter sido honrada pelo Instituto Smithsonian como uma “Estimada Artista Americana” quatro anos antes da sua partida.
No final de Titanic (1997), a versão mais velha de Rose (vivida por Gloria Stuart) caminha para a beirada da embarcação, de onde conta toda a sua história e, com um suspiro, deixa cair o colar que seu ex-noivo lhe deu antes de conhecer Jack (Leonardo DiCaprio).
Mais de 100 anos depois de o Titanic ter afundado em sua viagem inaugural, em 1912, o testemunho do sobrevivente Frank Prentice continua sendo um relato poderoso e angustiante do terror absoluto sentido por quem estava a bordo. Frank Prentice tinha 23 anos quando sobreviveu ao naufrágio do Titanic.
Outros personagens que existiram de verdade são o construtor do navio Thomas Andrews (Victor Garber), os ricaços J. Bruce Ismay (Jonathan Hyde) e John Jacob Astor IV (Eric Braeden), o escritor Archibald Gracie IV:(Bernard Fox), além é claro do capitão Edward Smith (Bernard Hill).
Tem também a lendária frase de que “nem Deus poderia afundar o Titanic”, mas que não foi dita pela White Star nem por seu presidente. Essas palavras são atribuídas a um marinheiro do navio, que as teria dito a uma senhora que perguntou se o navio era mesmo seguro.
Mas, mesmo com as 46 mil toneladas de peso e os 269 metros de comprimento, o navio teve seu casco partido em dois por um iceberg a cerca de 600 km do Canadá, quatro dias após o início da viagem, em 1912. Era noite do dia 14 de abril quando o naufrágio começou.
Qual foi o homem que disse que nem Deus poderia afundar o Titanic?
Cadwell, vigiava os carregadores que embarcavam suas bagagens, perguntou a um deles: — Esse barco é realmente inafundável? — Sim, madame! – Respondeu ele – Nem Deus o afunda!…