Além disso, o uso abusivo do celular também pode afetar a saúde emocional, levar ao isolamento social, à ansiedade e à depressão, além de aumentar o risco de desenvolver dependência.
Quais os impactos sociais do uso do celular na vida das pessoas?
Outro prejuízo é a dificuldade de sociabilização e isolamento. “Os humanos são seres de linguagem verbal e sociabilidade acentuadas. Quando se comunicam somente por mensagens, que são 'mudas', a palavra falada é eliminada e a inépcia social aumenta, agravando quadros depressivos”, explica o professor.
A criança quando passa muito tempo no celular desenvolve uma resistência ao enfrentar a realidade. É comum os pequenos estarem em um ambiente com primos e amigos e automaticamente se tornarem crianças introspectivas e sem habilidades de socialização.
Os smartphones e as redes sociais estimulam o comportamento individualista e relações superficiais. Essa realidade foi ainda mais afetada pelo isolamento da pandemia e pela adoção de regimes de trabalho em home office.
O uso excessivo do celular nessa posição pode causar dores no pescoço, nos ombros e até mesmo dores de cabeça. Psicológicos: o uso excessivo do celular pode causar dependência no mundo virtual, ficando refém de curtidas e comentários. Esse escape pode causar também depressão e ansiedade.
COMO AS REDES SOCIAIS PREJUDICAM SEU CÉREBRO (E Como Evitar!)
Como o celular afeta os jovens?
Está bem estabelecido que o uso excessivo de celulares tem sido associado a uma variedade de problemas de saúde e desenvolvimento em crianças e adolescentes. Exposição prolongada à luz azul das telas, por exemplo, pode perturbar significativamente os padrões de sono, resultando em insônia e problemas relacionados.
Quais são os problemas que a tecnologia pode causar?
- Problemas visuais; - Limitação da interação física e com o meio ambiente; - Desconstrução do vínculo afetivo com a família; - Comprometimento da saúde física e psicológica.
Que tipo de mudança os celulares provocam na sociedade?
Por causa da tecnologia móvel, o mundo está mais conectado do que nunca. Um dispositivo capaz de tanta coisa está mudando o mundo: dando mais oportunidades aos “desfavorecidos”, criando negócios e mercados onde não havia, e permitindo às pessoas novas maneiras de moldar seu diaadia.
Como o celular interfere nas relações com os amigos?
Em alguns aspectos, os celulares ajudam a iniciar e manter relacionamentos: eles ajudam a encontrar companhia, permitem que as pessoas olhem nos olhos de familiares e amigos que estão longe e conectam apaixonados à distância.
Como o uso excessivo do celular afeta a saúde mental?
A pesquisa também revelou que o uso excessivo de telas pode levar à diminuição do Quociente de Inteligência (QI) antes do previsto. Isso ocorre por conta da falta de incentivo a atividades que necessitam de pensamento rápido e outras habilidades que contribuem para o funcionamento ativo do cérebro.
A falta de convívio com outras pessoas devido ao uso excessivo das tecnologias pode prejudicar o desenvolvimento social, intelectual e emocional. Além disso, pode gerar irritabilidade, irregularidades no sono, obesidade (devido ao sedentarismo), dentre outros malefícios.
As tecnologias digitais vêm alterando a forma como as pessoas interagem, inibindo a interação física e gerando um comodismo. Isso pode causar problemas sociais, como separação do convívio social, solidão e depressão.
O celular permite que as pessoas se comuniquem facilmente, seja por chamadas de voz, mensagens de texto, e-mails ou aplicativos de mensagens instantâneas. Para os idosos, isso significa que eles podem ficar em contato com familiares, amigos e cuidadores, mesmo que estejam distantes.
Quais são as vantagens e desvantagens do uso do celular?
Por um lado, o celular possibilita o estreitamento de vínculos entre amigos e familiares. Além disso, incentiva a pesquisa e a curiosidade, facilitando o acesso e a democratização da informação. Por outro, existem riscos de um uso exagerado ou desorientado.
Quais são os impactos ambientais e sociais de celulares?
Telefones inteligentes estão entre os aparelhos que têm maior impacto no uso de recursos em relação ao peso; indústria eletrônica gera até 41 milhões de toneladas de lixo a cada ano. Os smartphones revolucionaram o dia a dia das pessoas.
Nomofobia é uma doença cada vez mais comum, mas que pouca gente conhece. Quanto você não consegue deixar o celular ou o computador, cuidado, você pode estar sofrendo de dependência do seu dispositivo eletrônico.
Como o celular interfere nas relações entre as famílias?
Algumas pesquisas já apontam que celulares, tablets, TVs e smartphones são a maior causa de distanciamento entre pais e filhos. “A gente deixou de ter tempo hábil para conseguir se dedicar às relações mais significativas, apesar de ter a impressão de que se tem muitas relações”, comenta Jamille Façanha, psicóloga.
Uma nova pesquisa da Kaspersky Lab mostrou que um terço das pessoas diminuiu a comunicação ao vivo com pessoas queridas, e 21% dos pais admitem que sua relação com seus filhos foi prejudicada porque foram vistos em situações comprometedoras nas redes sociais.
Segundo estudo feito pelo Kaspersky e divulgado pelo UOL, 79% dos brasileiros usam o celular para evitar conversas com outras pessoas. Desses, 71% usam o aparelho como uma forma de se escapar de situações que podem se tornar constrangedoras. Para 91% dos entrevistados, o smartphone é uma forma de passar o tempo.
Que mudanças a tecnologia provocou na vida das pessoas?
“Por exemplo, no setor de saúde temos um grande impacto com a telemedicina, a utilização de robôs em cirurgias. Na educação, temos as aulas on-line na qual o aluno pode ter acesso ao melhor conteúdo em qualquer lugar do mundo. Na área financeira, os bancos digitais estão desburocratizando a relação com as pessoas.
Quais os riscos excessivos dos celulares na vida dos jovens?
Casos de cansaço excessivo informado pelos adolescentes foram atribuídos ao abuso na utilização do celular, tanto em ligações quanto em trocas de mensagens de texto. Eles gastam muito tempo se conectando com outras pessoas, e alguns deles fazem isso a noite inteira.
Quais mudanças o celular trouxe? O celular trouxe uma série de benefícios para a nossa vida, facilitando realizar transações financeiras, manter contato com familiares, fazer compras e buscar pelas melhores rotas, entre muitas outras coisas.
Como o uso excessivo da tecnologia pode prejudicar as relações sociais?
Poderá levar ao isolamento social, sedentarismo, diminuição do rendimento escolar, dificuldades em estabelecer relações e em casos mais graves, quando está instalada a dependência da internet, poderá surgir sintomatologia ansiosa e/ou depressiva.