O Cerumin é indicado para remoção do excesso de cera no ouvido, pois ajuda a amolecer a cera e facilita sua saída do canal auditivo, permitindo que seja retirada.
Em quanto tempo o cerumin começa derreter a cera ? Prezado internauta. O cerumin amolece em 2 a 3 dias mas na maioria das vezes é preciso ir a um médico para fazer a remoção, pois a cera não fica líquida o suficiente para saie sozinha.
É comum, após o seu uso, de diluir a rolha de cerume e entupir o ouvido. Por isso, o seu uso se limita em alguns dias, e na sequencia a sua remoção; na maioria das vezes, através de uma lavagem. O amolecimento da cera com o uso do cerumin, não garante sua saída.
Assim, o Cerumin auxilia no processo de lavagem, uma vez que o medicamento amolece a cera e facilita a limpeza profunda, que deve ser sempre realizada em consultório médico. Após alguns dias da aplicação do remédio, a pessoa pode fazer a remoção de cerume tranquilamente, sem sofrer nenhum dano no canal auditivo.
O ouvido externo é “autolimpante”. As suas células vão se renovando sempre de dentro para fora, o que faz com que o cerúmen seja natural e continuamente empurrado para fora do ouvido.
CERUMIN: remédio para desentupir o ouvido. Como usa? Quantas gotas e dias?
Pode usar Cerumin sem fazer a lavagem?
Caso use a medicação e não vá em seguida fazer a remoção, apenas poderá ficar com os ouvidos bastante entupidos devido ao acúmulo de cerume amolecido!!
As células do cerume se renovam de dentro para fora, o que faz com que a cera seja empurrada para fora do ouvido. As pessoas tendem a achar que os pedacinhos de cera do lado de fora do ouvido são um sinal de excesso de cerúmen ou de ouvido entupido por cera, mas, na verdade, eles são as células se renovando.
Permanecer deitado por cerca de 5 minutos, com o ouvido afetado para cima, para uma melhor ação do Cerumin; Sentar e deixar o excesso de gotas escorrer, podendo-se limpar com um algodão limpo e seco; Lavar as mãos com água e sabonete neutro.
Um dos compostos ativos do Cerumin é responsável por saponificar (derreter) gorduras e ceras. Poucas vezes, dependendo da quantidade de cerume e do tempo de uso da medicação a ação emoliente da gota pode ser suficiente para limpar todo o conduto.
Quando ele é colocado no ouvido pode causar barulho da cera amolecendo ou do próprio líquido no conduto auditivo externo ou em contato com o tímpano. É necessária uma consulta com seu médico otorrinolaringologista de confiança para que ele faça a otoscopia (exame físico do ouvido) e a lavagem de ouvido, se for o caso.
Quanto tempo depois da lavagem O ouvido volta ao normal?
Prezado internauta, normalmente as alterações de ouvido após lavagem podem durar até 1 dia, mas se o ouvido tiver alguma pequena infecção isto pode fazer os sintomas persistirem.
O Cerumin Oto pode apresentar alguma reação incomum (ocorre entre 0,1 a 1% dos pacientes que utilizam este medicamento), podendo ocorrer dermatite em pacientes sensíveis. É importante informar ao seu médico ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
Em torno de quantos dias o cerumin tem seu efeito por completo? Geralmente recomenda-se o uso do cerumin por sete dias, mas esse período pode variar de 3 dias até 2 ou 3 semanas. Após o período recomendado orienta-se retorno com o otorrinolaringologista para realizar a remoção completa da cera de ouvido.
O uso do cerumin pode ocasionar sensação de plenitude no ouvido em função da mistura do medicamento com cerume. Mas para ter certeza que é isso que esta acontecendo, é necessário consultar um otorrino. Sendo essa a situação, não haveria necessidade de utilizar Otoxylodase.
A forma correta é o uso da medicação e após 05 -07 dias realizar a remoção da cera com médico otorrinolaringologista. O uso apenas da medicação irá piora a sensação de tampado. Procure um especialista , ele irá resolver esse problema.
Quanto tempo leva para desentupir o ouvido com cerumin?
O tempo médio de uso é de 7 dias, até porque, quando a cera derrete, o ouvido fica muito tampado e começa a incomodar bastante, sendo necessário fazer uma lavagem para melhora dos sintomas.
De fato não é comum o sintoma de dor propriamente com a administração deste medicamento, embora seja comum certo desconforto ou mesmo a acentuação de uma pré-existente "sensação de ouvido cheio" até que o ouvido seja finalmente submetido á remoção do conteúdo ceruminoso.
A medicação local para o ouvido é usado especificamente para tratamento de otite externa, portanto ela não penetra a membrana timpânica. Por esse motivo, é possível que o excesso da medicação saia sim, mesmo após vários minutos. Verifique com seu médico a indicação e a dose correta da medicação. Totalmente normal!
Ela consiste em aplicar água morna com uma seringa específica, conhecida como seringa de bulbo. Nesse procedimento, apessoa deve virar o ouvido para cima, injetar a água de forma delicada e ficar com o líquido por cerca de 1 minuto. Completado o tempo, a pessoa deve virar e deixar a água escorrer dos ouvidos.
O uso de cerumim ou similar tem por objetivo diluir o cerume, e nesse processo pode ocorrer sensação de plenitude aural( ouvido tapado). Se sentir ardência, suspenda a medicação e procure um otorrinolaringologista para avaliação.
O ouvido externo é “autolimpante”. As suas células vão se renovando sempre de dentro para fora, o que faz com que o cerúmen seja naturalmente e continuamente empurrado para fora do ouvido.
Uma forma simples, segura e caseira de tirar pedaços de cera do ouvido consiste em aplicar 2 ou 3 gotas de um óleo vegetal, como óleo de amêndoas doces, óleo de abacate, óleo de bebê ou azeite, no canal auditivo antes de realizar a limpeza da área externa com uma toalha.
Como foi dito acima, a cera de ouvido é produzida naturalmente por nosso corpo e ela serve como um meio de defesa contra diversos corpos estranhos, como insetos, poeira, água e entre outros. Entretanto, esta cera deve ter cor amarelo escuro.