1. O que é Marketing? Segundo Philip Kotler, Marketing nada mais é do que um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejos, oferta e troca de produtos de valor.
Kotler (2000, p. 27) afirma que “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”.
Segundo o pensador: “O objetivo do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho.” Afinal, o marketing é a representação do negócio, a forma como ele é sob o ponto de vista do cliente.
Pode-se considerar que sempre haverá a necessidade de vender. Mas o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de venda. O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço possa se adequar a ele e se vender sozinho.
Marketing é um conjunto de atividades que envolvem o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor, e de estratégias de comunicação e vendas que superem a concorrência.
Philip Kotler | Maior autoridade em Marketing do Mundo | APRENDA COM O SÁBIO DA GESTÃO
O que Philip Kotler defendia?
Philip Kotler e a gestão de marca
Suas teorias e métodos são considerados pilares essenciais para a construção de marcas de sucesso. Kotler defende que a marca não é apenas um nome ou um símbolo, mas o conjunto de percepções e emoções que os consumidores associam a uma empresa ou produto.
Qual é o principal objetivo do marketing vista por Philip Kotler?
Kotler afirma que o marketing deve ter uma relação de interdependência com todos os departamentos de uma empresa. "O marketing não pode ser visto apenas como um setor . Na verdade, esse setor deve funcionar como uma força de papel decisivo para o sucesso de um negócio."
Qual foi a evolução do marketing Segundo Philip Kotler?
A evolução do Marketing, segundo Philip Kotler, é dado na divisão em etapas: Marketing 1.0 no qual era totalmente voltado ao produto, Marketing 2.0 voltado ao consumidor, Marketing 3.0 centrado aos valores, Marketing 4.0 ao mercado digital e o mais atual, o Marketing 5.0 voltado ao bem-estar humano.
Por que Philip Kotler é considerado pai do marketing?
Como falamos Philip Kotler é considerado “pai do marketing”, isso porque além de ser um especialista em marketing, ele já ocupou cargos como consultor nas áreas de planejamentos de estratégia em grandes empresas como Motorola e IBM. Além disso ele é o criador de termos como Marketing Social, Demarketing e outros.
Os 5'as são: assimilação, atração, arguição, ação e apologia. No A de assimilação o consumidor toma conhecimento da marca anunciante e do seu produto ou serviço.
Philip Kotler também nos ensina que uma marca não deve apenas vender um produto, mas um valor de uso. Você precisa se diferenciar da sua concorrência, fazer sua marca se sobressair quanto as demais, e uma forma de fazer isso é proporcionando uma experiência única para seus consumidores.
Qual o principal conceito de Kotler sobre Fundamentos de Marketing?
Kotler (1993) afirma que os conceitos básicos do marketing referem-se aos desejos e às necessidades humanas. Uma necessidade humana é um estado em que se percebe alguma privação. O estudo sobre as necessidades humanas remete a Maslow (1954), que afirma que elas motivam o comportamento humano.
Como o consultor Philip Kotler entende o marketing?
1. O que é Marketing? Segundo Philip Kotler, Marketing nada mais é do que um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejos, oferta e troca de produtos de valor.
Quem é Philip Kotler e qual sua importância para o marketing?
Philip Kotler é um professor de marketing com histórico de consultoria na área e um dos autores com maior produção bibliográfica do mundo sobre o assunto. Ele elevou o marketing a área estratégica do mercado. Além disso, foi responsável por consolidar os principais conceitos teóricos e práticos do marketing.
Segundo Kotler (2008, p. 426), marca é: “um nome, termo, símbolo, desenho ou combinação desses elementos que deve identificar os bens ou serviços de uma empresa ou grupo de empresas e diferenciá-los dos da concorrência”.
Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.
Portanto, um objetivo de marketing pode ser conquistar a fidelização do público por meio de diferentes campanhas: promoções, marketing de relacionamento, investimento em pós-vendas etc. Não basta apenas trazer novos clientes, é preciso conquistar a sua lealdade e fazer eles comprarem mais vezes no mesmo negócio.
Kotler (2006) define o marketing social como um processo que aplica princípios e técnicas para criar, comunicar e entregar valor de forma a influenciar comportamentos do público alvo que beneficiem a sociedade ( saúde pública, segurança, meio ambiente e comunidades) assim como o próprio público alvo.