O Estado pode atuar como um agente econômico relevante, desempenhando um papel importante tanto na sua intervenção direta na economia, através de investimentos públicos e empresas estatais, quanto intervindo indiretamente, através de políticas fiscais, monetárias e industriais, ajudando a melhorar a alocação dos ...
O governo atua no sistema econômico, produzindo bens e serviços, de modo a promover o desenvolvimento social do país. O governo também é responsável por fiscalizar e, eventualmente, punir os agentes econômicos, quando estes não se comportam de acordo com a lei.
O setor público desempenha um papel fundamental na economia de qualquer país. Ele é responsável por fornecer serviços públicos essenciais, como educação, saúde, segurança e transporte, além de gerenciar as finanças públicas.
A atuação estatal na economia é exercida por meio de condutas, comissivas ou omissivas, que tenham como objetivo a alteração do comportamento dos agentes econômicos privados. Essa atuação tem como finalidade a manutenção dos interesses públicos, dentre eles, o exercício do mercado concorrencial.
O poder público pode atuar desde a regulamentação do mercado, por meio de leis, para evitar abusos nas relações entre trabalhadores(as) e empregadores(as) até o incentivo direto a instalação de novos negócios no país e a disponibilização de crédito para microempreendedores.
O governo é a organização que é a autoridade governante de uma unidade política"; "o poder de regrar uma sociedade política"; ou o aparato pelo qual o corpo governante funciona e exerce autoridade.
O Poder econômico tem a ver com a capacidade que um indivíduo ou um grupo tem de influenciar indevidamente os preços de mercado, capacidade esta que poderá contribuir para a criação de monopólios.
O que são os agentes econômicos? Os agentes econômicos são pessoas físicas ou jurídicas que através das suas ações fazem o sistema econômico funcionar. Todo tipo de sistema econômico tem seus agentes econômicos que possibilitam o funcionamento do sistema.
Os factores económicos e financeiros incluem estabilidade económica, acesso a mercados, política comercial e macro, concorrência ilícita de contrabando, preços (inflação, taxa de juro, e taxa de câmbio), acesso a crédito, tributação, incentivos, privatização, etc.
As definições mais aceitas para explicar a economia atual dão conta de três sistemas econômicos em atividade: capitalismo, socialismo e economias mistas.
Com o passar dos tempos, as formas de governo sofreram mudanças e foram teorizadas por diferentes filósofos e teóricos políticos. Entre as formas mais conhecidas, podemos citar: tirania, monarquia, democracia, república, principado e despotismo.
A Administração Federal é a estrutura de administração pública correspondente no Governo do Brasil. De acordo com o que determina o artigo 78 da Constituição do Brasil de 1988, o Poder Executivo Federal é desempenhado pelo Presidente do Brasil, assessorado pelos Ministros de Estado.
A forma de governo diz respeito à relação estabelecida entre governantes e governados. Às formas pelas quais o Estado se organiza para exercer seu poder sobre o povo. As principais formas de governo são a Monarquia e a República.
Existem hoje três sistemas de governo: presidencialista, semipresidencialista e parlamentarista. Neste último, incluem-se as monarquias, nas quais o poder de fato é exercido pela figura do Primeiro Ministro, como é o caso da Inglaterra.
San Marino, muitas vezes chamada de "república mais antiga do mundo", é uma exceção, tal como ela foi uma república desde o seu início. Alguns dos países nesta lista faziam parte do maior, agora extinto, os Estados (como o Império Russo ou Jugoslávia), quando a transição para uma república ocorreu.
O que é o governo e qual o principal dever do governo?
Governo, por sua vez, é uma das instituições que compõem o Estado. Seu dever é administrá-lo por meio da formulação e implementação de medidas que levem em conta a dinâmica econômica do país, protocolos internacionais etc.
O objetivo da economia é organizar políticas que articulem produção, distri- buição e consumo de bens e serviços, com a finalidade de minimizar os pro- blemas e maximizar os benefícios em favor da qualidade de vida da sociedade.
O Estado é responsável pela organização e pelo controle social, pois detém, segundo Max Weber, o monopólio da violência legítima (coerção, especialmente a legal).
Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida.
O conjunto de questões, em economia, é denominado “Problemas Econômicos Fundamentais” e está compreendido em três diferentes aspectos: 1- O que e quanto produzir: Quais os tipos de mercadorias, bens e serviços que terão de ser produzidos. Qual será a preferência: artigos de luxo ou artigos de primeira necessidade?