O kitesurf surgiu na década de 1990 como uma fusão radical do surf, wakeboard e paragliding (parapente). Utilizando uma pipa inflável conectada à prancha por linhas de controle, os praticantes deslizam sobre a água com manobras acrobáticas e velocidades impressionantes.
O kitesurf que nós conhecemos hoje foi criado por dois irmãos franceses, Bruno e Dominique Legaignoux, em 1985. O nome veio da junção de duas palavras inglesas: kite, que significa papagaio e surf, que quer dizer deslizar sobre a água. Mas muito antes disso já se ouvia falar do kite em si.
A história de Dalpozzo no Brasil começou em 1993, quando assumiu a direção da Unilever em São Paulo. Na época, apaixonado pelo windsurfe (esporte no qual o atleta veleja no mar movido por uma vela presa à prancha), ele trouxe na bagagem o desejo de encontrar o lugar com mais ventos no mundo.
O Kitesurf nasceu há muitos anos, tipo milenar, mesmo! Os chineses já usavam pipas para transportar cargas em embarcações. Depois, os americanos desenvolveram um sistema para puxar carroças e, migrando para os esportes, pipas rígidas começaram a ser utilizadas para canoas, esquis aquáticos, patins e outros.
O Kitesurf é um esporte aquático que utiliza uma pipa ou papagaio e uma prancha com suporte para os pés, sendo o objetivo, “voar” e deslizar sobre a água, puxado pela pipa. É uma mistura de windsurf, surfe e wakeboard.
Quando temos velejadores em sentidos contrários (um na direção do outro) e em rotas diferentes, o velejador que está mais 'a baixo', a sotavento (downwind) deve descer o seu Kite na janela de vento, enquanto o velejador que está mais 'acima', a barlavento (upwind), deve subir o seu Kite na janela de vento.
O Kitesurf, "Kite", que significa pipa e "Surf", que significa "navegar", é um esporte aquático, também conhecido como Flysurf, que envolve velejar e navegar em uma prancha em alta velocidade.
Os achados sugerem que o kitesurf pode ser considerado um esporte de alto-risco, já que o índice de lesões é bastante elevado e todas as partes do corpo ficam expostas.
O banhista sempre tem prioridade. Importante salientar que o banhista sempre tem prioridade na praia e o kitesurf deve ser praticado a pelo menos 100 metros da linha de arrebentação. O Kitesurfista não deve colocar usuários da praia em risco em função da prática do esporte.
Por utilizar uma prancha, o kitesurf é um ótimo esporte para ajudar a melhorar o equilíbrio, pois você precisa se acostumar a se manter em pé sobre ela. Além disso, você precisa de agilidade para controlar a pipa, e essa também é uma habilidade essencial.
Não há requisito básico para iniciar o kitesurf, mas existem sim algumas habilidades ou características que ajudam na evolução do esporte, como estar em bom condicionamento físico, ter familiaridade com o mar e principalmente saber nadar.
Com uma prancha e o que chamam de pipa ou kite (que lembra um pára-quedas, inflado em uma das extremidades), o kitesurfer consegue invadir a praia dos outros esportistas, com ventos de apenas oito nós, equivalente a 14,8 km/h.
Kitesurf, kiteboarding, originalmente flysurfing, é um desporto aquático que utiliza uma pipa (comumente chamada pelos praticantes de kite) e uma prancha com ou sem alças (uma estrutura de suporte para os pés).
Em Brasília, o esporte chegou há dois anos e meio e já são mais de 40 pessoas que deslizam sobre o lago numa prancha sendo puxados por uma pipa. As primeiras tentativas de usar um kite (pipa em inglês) para surfar aconteceram no final da década de 70. No início dos anos 90 o esporte ganhou força.
Dando a real pra começar: o kitesurfe é um esportes complexo pra iniciantes. Só as linhas da pipa já são suficientemente complicadas e você vai, sim, precisar de ajuda. Se rolar um emaranhado então, socorro.
'Kite' em inglês significa pipa. Vamos mergulhar no universo dessa palavra, explorando desde seu significado mais conhecido até suas aplicações em expressões idiomáticas e contextos culturais.
O kitesurf que nós conhecemos hoje foi criado por dois irmãos franceses, Bruno e Dominique Legaignoux, em 1985. Mas muito antes disso já se ouvia falar da pipa. Há cerca de 2 mil anos, os chineses já utilizavam-na para auxilar os barcos no transporte de materiais pesados.
Os praticantes de kitesurf devem dar passagem a todos os outros utilizadores do local (veleiros, SUPs, banhistas, etc.) e devem deslocar-se a favor do vento. Os kitesurfers têm prioridade sobre os barcos a motor (exceto os barcos de carga, que são menos manobráveis) e os jet skis.
O preço de um curso de kitesurf inicial – que as escolas de kitesurf geralmente recomendam entre 10h e 12h de instrução guiada – pode custar de R$ 1.500,00 a R$ 3.500,00, com os equipamentos incluídos.
Aprender o kitesurf pode levar de 6 a 12 horas de aulas - mas entenda isso com cautela. Geralmente, leva-se mais de 12 horas e raramente se leva menos de 6 horas. Mas não deixe isso desencorajar você! Afinal, ninguém nasce com a capacidade de pilotar um kite.
Velocidade do Vento – Medida 10 metros acima da superfície; apresenta-se em Nós (1 nó = 1,8 km/h). O mínimo aconselhável para o Windsurf ou Kitesurf é 11/12 nós.
Além de proporcionar inúmeros benefícios ao corpo, devido à necessidade de equilíbrio, força e resistência, o esporte também trabalha a mente, pois gera sensação de bem-estar, uma ótima ferramenta para descartar o estresse provocado pela rotina.
Downwind significa “a favor do vento” e é uma forma de navegar, velejar ou mesmo remar na mesma direção que ele aponta. Se trata de uma modalidade já consolidada fora do Brasil, principalmente entre as ilhas havaianas.