1. O Lead ou lide. I Normalmente a notícia se inicia com o lide, (do inglês, que significa “abre”, abertura da notícia). É a técnica de relatar o que há de principal nos acontecimentos logo na abertura da notícia, prepara uma atmosfera, um clima, para o desenvolvimento da leitura.
Em jornalismo, o lide (do inglês lead; em latim incipit) é a primeira parte de uma notícia. Geralmente o primeiro parágrafo com duas linhas posto em destaque que fornece ao leitor informação básica sobre o conteúdo. A expressão inglesa lead tem, entre outras, a tradução de “primeiro”, “guia” ou “(o que vem) à frente”.
lide - Palavra aportuguesada do inglês "lead", conduzir, liderar. O jornalismo usa o termo para resumir a função do primeiro parágrafo: introduzir o leitor no texto e prender sua atenção.
No lide narrativo, há um alinhamento de fatos sequenciais que levam ao clímax. Se assemelha a um conto pequeno, com poucas linhas. Exemplo de lide fictício: Pablo Moreira, 56 anos, solteiro, sem filhos, mora de aluguel no Rio de Janeiro.
O termo lide remete a ideia de pretensão resistida. Em outros termos, significa que o autor, acreditando ter tido um direito violando, ou na ameaça de ter esse direito violado, passa a fazer jus à pretensão que é exercida por meio da ação, instrumentalizada em um processo, que se inicia com uma petição inicial.
O Lead ou lide. I Normalmente a notícia se inicia com o lide, (do inglês, que significa “abre”, abertura da notícia). É a técnica de relatar o que há de principal nos acontecimentos logo na abertura da notícia, prepara uma atmosfera, um clima, para o desenvolvimento da leitura.
Compor a Lide significa resolvê-la conforme os mandamentos da ordem jurídica, quer dizer, resolver o conflito segundo a vontade da lei. Aquela operação, o processo, portanto, a série de atos coordenados, se destina a obter a atuação da lei, dessa forma compondo a Lide.
Podcast do LIDE é apresentado pelos jornalistas Ana Paula Couto e Bruno Meyer. A cada semana, dois convidados conversam sobre as novidades e tendências no mercado, e apresentam cases de sucesso.
O lead é a abertura da matéria. Nos textos noticiosos, deve incluir, em duas ou três frases, as informações essenciais que transmitam ao leitor um resumo completo do fato. Precisa sempre responder às questões fundamentais do jornalismo: o que, quem, quando, onde, como e por quê.
Nesse sentido, o sublide é um componente visual adicional na notícia que complementa o lide. Ele fornece detalhes adicionais e aprofunda o conteúdo principal da notícia, fornecendo uma visualização mais completa do assunto. A combinação dos dois elementos, lide e sublide, é conhecida como a “pirâmide invertida”.
Encontramos, geralmente, um texto que busca a impessoalidade, a clareza e a objetividade e cuja estrutura se orienta a partir de respostas àquelas perguntas típicas do lead (quem, o quê, onde, como, quando e por quê).
O lead é o responsável por responder perguntas essenciais para contar toda a história de maneira curta. A necessidade de se iniciar uma matéria com o mais importante se dá muito também pelo tempo destinado ao consumo de notícias.
A pirâmide invertida tem o objetivo de apresentar os principais pontos do assunto a ser informado na introdução do texto. O lide (ou lead, em inglês), para que seja bem-escrito, deve responder as seguintes perguntas: '“o quê?”, “quem?”, “como?”, “quando?”, “onde?” e “por quê?”.
O lide é o primeiro parágrafo de uma notícia, que apresenta as principais informações sobre o fato noticiado, respondendo às perguntas: o quê, quem, quando, onde, como e por quê.
A função fundamental do Lide é fornecer informações básicas ao leitor, de forma objetiva, sem um aprofundamento detalhado dos fatos, nessa apresentação deve haver um tom persuasivo, que instigue o leitor a ler a matéria por completo.
O lide ou “cabeça” é a parte inicial do texto, que é responsável por “guiar” o leitor, apresentando as informações mais relevantes ou o próprio clímax da história. Comumente, o lide responde às perguntas: “Quem?”; “O quê?”; “Quando?”; “Onde?”; “Como?”; “Por quê?”.
Segundo o Manual da Folha de São Paulo, Lide ou “Lead” (palavra originária do inglês), é a primeira parte de uma notícia. Geralmente, o parágrafo inicial posto em destaque fornece ao leitor informações básicas sobre a notícia e tem o objetivo de esclarecer o assunto principal da notícia.
A composição da lide é um interesse não só das partes envolvidas, dos interessados, mas principalmente é um interesse público. Para que haja a solução da lide, teremos a atuação da lei no caso concreto, que será feita pelos órgãos adequados.