Nascido na década de 70, o marketing social surgiu pela primeira vez quando Philip Kotler e Gerald Zaltman perceberam que os princípios do Marketing tradicional de venda de produtos, poderiam também ser usados para causas sociais na venda de ideias, atitudes e comportamentos.
A origem do marketing não tem uma data definida, mas em torno dos anos 1940 foram publicados artigos que já tratavam das bases desse conceito, como o estudo do americano Walter Scott sobre a influência da psicologia na propaganda e o artigo sobre as “leis de gravitação do varejo”, de William J. Reilly.
O que é o marketing social? O marketing social utiliza os princípios do marketing tradicional, aplicando-os para causas sociais e promovendo a redução dos impactos sociais e ambientais na comunidade. Esse termo foi criado por Philip Kotler e Gerald Zaltman, em 1970.
O marketing social gira em torno do conhecimento adquirido através das práticas empresariais: o estabelecimento de objetivos mensuráveis, pesquisa sobre as necessidades humanas, o direcionamento de produtos para grupos especializados de consumidores, a tecnologia de posicionamento de produtos que atendam a necessidades ...
Qual é a primeira etapa para o desenvolvimento do marketing social?
A primeira etapa, em um marketing social envolve, basicamente, a identificação dos problemas sociais que devem ser atacados através da análise do ambiente e do gerenciamento de pesquisas, para identificar as necessidades de mudanças comportamentais na sociedade.
O marketing social é uma ferramenta estratégica que associa um negócio a uma causa relevante. A ideia é conectar a empresa a valores sociais e promover benefícios mútuos para a causa e para a organização.
“O primeiro registro da palavra 'marketing' é atribuído a um livro americano de 1922, que tratava da distribuição de alimentos”, afirma Marcelo Boschi, coordenador de marketing estratégico da ESPM Rio. O conceito dessa técnica/ciência é uma herança da Revolução Industrial (entre os séculos 18 e 19).
Quais são as principais características do marketing social?
O Marketing Societal se associa à cultura organizacional da empresa e a busca pelo impacto social e ambiental deve ser vivida diariamente. Isso quer dizer que as ações interferem em questões como a diversidade e a inclusão na empresa, e também em formas de melhorar a inclusão digital, por exemplo.
Qual a importância do marketing social para a sociedade?
A importância do marketing social
O marketing social é uma excelente forma para as empresas que ainda estão construindo o seu posicionamento com os consumidores criarem vínculos com eles. Isso vai muito além do consumo, gera a confiança necessária com a marca.
Qual é o impacto do marketing social na sociedade?
Realizar ações de marketing social significa apoiar causas. Consequentemente, através dessa estratégia, a sua empresa traz um retorno de investimento para a cidade e para a população, que enxerga isso de maneira positiva e busca retribuir consumindo, divulgando e indicando a sua marca para as pessoas.
Se o Marketing é o uso de estratégias para promover uma marca, pessoa ou produto, o Marketing Social é aquele que utiliza dessas ferramentas para alavancar uma causa social. Neste tipo, a empresa realiza ações que dão visibilidade e auxílio para uma pauta que esteja alinhada a seus princípios.
Qual a diferença entre marketing e marketing social?
A principal diferença entre o marketing social e o comercial está no objetivo das ações. Enquanto o marketing comercial visa aumentar o lucro, o social tem como foco ajudar a resolver problemas da sociedade.
O Marketing desenvolveu-se dentro de um contexto específico, acompanhando o próprio desenvolvimento do mercado, criando novas perspectivas que o diferenciassem de outras práticas organizacionais e, ainda, sendo modificado pelas escolas que surgiram e se desenvolveram ao longo de sua existência.
A evolução do Marketing, segundo Philip Kotler, é dado na divisão em etapas: Marketing 1.0 no qual era totalmente voltado ao produto, Marketing 2.0 voltado ao consumidor, Marketing 3.0 centrado aos valores, Marketing 4.0 ao mercado digital e o mais atual, o Marketing 5.0 voltado ao bem-estar humano.
O termo marketing nasceu por volta dos anos 50 também, e chegou no Brasil por meio do professor Karl A. Boedecker, da Fundação Getúlio Vargas. Desde então o marketing vem evoluindo, por meio de estudos e especialistas publicando livros que relatam detalhes da técnica.
Quando e como deve ser aplicado o marketing social?
Neste contexto, o marketing social é usado para promover e sensibilizar o público sobre questões sociais importantes. Isso inclui tópicos como diversidade, meio ambiente, educação, saúde pública, igualdade de gênero, entre outros.
Nascido na década de 70, o Marketing Social surgiu pela primeira vez quando Philip Kotler e Gerald Zaltman perceberam que os princípios do Marketing tradicional, de venda de produtos, poderiam também ser usados para causas sociais, na venda de ideias, atitudes e comportamentos.
Quais são os principais desafios de trabalhar com marketing social atualmente?
Um dos principais desafios presentes nas redes sociais é que elas estão sempre atualizando seus algoritmos e políticas de publicidade, o que pode afetar significativamente o desempenho de uma campanha. As empresas precisam estar sempre atualizadas com as mudanças para se adaptar rapidamente e otimizar suas campanhas.
Como foi a evolução do marketing até os dias atuais?
A evolução do marketing não parou com o foco nos consumidores, mas também não os deixou para trás. Desde o início do marketing 2.0 até hoje, o foco nos consumidores ainda está muito presente e atuante. O marketing 3.0 trata da globalização. Ao invés de mercados locais, as indústrias passam a lidar com o mundo inteiro.
O marketing chegou ao Brasil em 1954, por meio da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, onde se tornou conhecido no mercado empresarial e era utilizado pelos empresários, nem sempre de maneira adequada, como uma ferramenta de publicidade.
O que impulsionou o surgimento da era do marketing?
O que impulsionou o surgimento da era do marketing? Depois da Segunda Guerra Mundial, a concorrência crescia cada vez mais e os produtos antes vendidos em larga escala passaram a ser estocados. O foco das empresas, em vez de produção em massa, passou, então, a se direcionar às vendas.
As propagandas de massa eram um dos jeitos mais convencionais para realizar a divulgação de algum produto ou serviço, utilizando rádios e TV, duas mídias que tinham um grande alcance antigamente, sendo meios de comunicação que batiam picos de audiência e eram consumidos diariamente.
Podemos dizer que o Marketing Digital surgiu com a popularização da Internet por volta da década de 1990. No início — período que ficou conhecido como Web 1.0 —, existiam poucos sites e eles eram muito diferentes do que são hoje.
Traçar a história do Marketing Digital, é contar a evolução da internet. Nos Estados Unidos, por exemplo, a era da informação tem início no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, quando sites começaram a surgir, e a população começou a ter acesso facilitado ao serviço.