Ser atencioso, esclarer as dúvidas e estar disponível para o paciente é um grande diferencial nos atendimentos médicos e dos demais profissionais de saúde. Nesse artigo, vamos tratar de pontos que melhoram e otimizam a relação com o paciente.
Estudos mostram que os principais pontos de um atendimento humanizado, são: tratar cada paciente de forma individualizada e única; dispensar atenção e empatia com o caso, a situação; transmitir confiança, segurança e apoio para que o paciente possa ter melhor adesão ao tratamento proposto; esclarecer cada procedimento ...
Qual a importância de um excelente atendimento ao paciente?
Previne conflitos: em muitos casos, conflitos começam por conta de um atendimento de má qualidade. Por isso, oferecer um bom atendimento ajuda a minimizar riscos de problemas.
A orientação para a saúde consiste no conjunto de ensinamentos que visam à mudança de atitudes, de comportamento, e o desenvolvimento de habilidades úteis à promoção, à manutenção e à recuperação da saúde.
É extremamente importante orientar seu paciente sobre sua especialidade e, ao encaminhá-lo para outro profissional, esclarecer a necessidade de procurar esse especialista. Isso evita confusões e abandono do tratamento, visto que o paciente espera ser acolhido, ter suas queixas ouvidas e suas dúvidas sanadas.
Por exemplo, o médico não deve demonstrar sua irritação caso o paciente se atrase a uma consulta. O profissional deve demonstrar compreensão. Por estar o paciente em uma situação problematizada, ele exigirá do médico compreensão e paciência.
O que é o atendimento humanizado? É uma tendência que usa critérios como a empatia e a comunicação aberta entre médico e paciente para funcionar como base nos atendimentos da área da saúde.
A Política Nacional de Humanização se pauta em três princípios: inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde, transversalidade e autonomia e protagonismo dos sujeitos.
O que é o cuidado humanizado? O atendimento humanizado está relacionado ao cuidado de ouvir e compreender as reclamações do paciente. Vale lembrar que é um momento delicado para o indivíduo que procura acolhimento em um hospital, clínica ou outro ponto de atendimento médico.
O que é acolhimento? Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional específico para fazê-lo: faz parte de todos os encontros do serviço de saúde.
Quais são os três pilares para um bom atendimento?
Quais são os 3 aspectos fundamentais do bom atendimento? Simpatia: ser afetado pelo que a outra pessoa está sentindo; Empatia: se colocar no lugar do outro para melhor atendê-lo, conhecê-lo ou servi-lo; Antipatia: ter aversão ao outro, ignorando-o ou repelindo-o.
Atendimento com excelência é a capacidade de superar as expectativas do cliente, proporcionando uma experiência positiva e satisfatória desde o primeiro contato até o pós-venda.
A qualidade no atendimento ao cliente começa no momento em que você dedica a ele total atenção. É preciso saber ouvir qual sua necessidade para, somente depois, identificar o que oferecer para solucionar o seu problema. Aqui, é importante estar atento, mas não sufocar o cliente com informações ou soluções.
Como o técnico de enfermagem pode realizar um atendimento humanizado?
É preciso estender toda a cortesia aos acompanhantes e familiares, que também fazem parte desse processo. Ter o cuidado de deixar os familiares e acompanhantes bem informados a respeito da condição do paciente é também uma maneira de oferecer uma atenção humanizada.
O acolhimento como ato ou efeito de acolher expressa, em suas várias definições, uma ação de aproximação, um “estar com” e um “estar perto de”, ou seja, uma atitude de inclusão. Essa atitude implica, por sua vez, estar em relação com algo ou alguém.
Ao interagir com seus pacientes, certifique-se de ouvir atentamente suas preocupações e responder de maneira compreensível. Use uma linguagem simples, evitando jargões médicos, e esteja aberto a perguntas. Uma boa comunicação ajuda a estabelecer confiança e a reduzir a ansiedade do paciente.
Caracterizada pela confiança e responsabilidade, a relação médico-paciente vai além da anamnese, dos exames físicos e da prescrição de medicamentos. A empatia e a sensibilização do profissional de saúde são pontos importantes para estabelecer uma relação de confiança com seus pacientes.
Como o paciente percebe a qualidade do atendimento na área da saúde?
A percepção do paciente sobre qualidade é influenciada por suas necessidades (que motivam a busca pelo atendimento), experiências (pacientes comparam o serviço percebido com outros experimentados mesmo em outras especialidades) e expectativas (o que ele espera encontrar no atendimento e como seu resultado).