O quadrante náutico foi um instrumento que surgiu antes mesmo do astrolábio e da balestilha, sua principal função era medir distâncias percorridas através do ângulo de inclinação da Estrela Polar, mas também era útil, até certo ponto, para calcular a latitude de um dado local.
Tinha como finalidade tomar as alturas dos astros e era geralmente feito de madeira ou latão. Era um quarto de círculo e possuía os graus de 0º a 90º. Em ambas as extremidades marcadas com o ângulo reto possuía duas pínulas que continham um pequeno furo por onde se apontava ao astro desejado.
Para usar o quadrante, olhe ao longo do canudo na direção do objeto cuja altura você quer medir. Deixe o peso cair livremente sob a influência da gravidade. Com o dedo pressione o fio contra o quadrante para marcar a posição e poder fazer a leitura.
O quadrante da Davis é um instrumento adaptação da balestilha utilizado para medir a altura em graus que une o horizonte ao astro e dessa forma determinar a latitude. Foi inventado por John Davis, navegador inglês que ele descreveu em seu livro Seaman's Secrets, em 1594.
O quadrante tinha um dos valores mais baixos de todas as moedas usadas no tempo do Novo Testamento. Esta moeda era emitida por governantes locais, como o prefeito romano. Os quadrantes não exibiam a imagem do imperador , mas tinham um texto em grego.
A função da Balestilha era medir a distância angular, ou seja, a altura de uma estrela em relação à linha do horizonte, ou também medir a distância entre dois astros.
no primeiro quadrante estão os ângulos entre 0° e 90° no segundo entre 90° e 180° no terceiro entre 180° e 270° e no quarto quadrante entre 270° e 360°
Por que os instrumentos de navegação eram necessários?
Estes instrumentos foram essenciais para auxiliar os navegadores nos processos de cálculo e nos procedimentos práticos para determinar com precisão a posição dos navios no mar.
Um quadrante é o que quadra, ou seja, que permite obter a forma do quadrado ou que faz com que diferentes elementos coincidam. De acordo com o contexto, o termo tem significados diferentes. O quadrante é o instrumento que apresenta um quarto de círculo graduado, usado para medir ângulos.
primeiro quadrante: números positivos; segundo quadrante: podem ser números negativos ou positivos; terceiro quadrante: números negativos; quarto quadrante: números negativos ou positivos.
Na navegação atual, o radiogoniômetro, aparelho receptor radioelétrico de antena orientável, é usado por navios e aeronaves para situar as emissoras terrestres, o que determina, em função dos ângulos e intensidade das ondas, sua situação na carta.
Quais eram os equipamentos que os navegadores usavam antigamente?
Instrumentos como a ampulheta, a balestilha, o astrolábio, a bússola, o quadrante, etc, há muito tempo conhecidos no oriente, foram, nesse período, bastante divulgados entre os europeus e aperfeiçoados por eles.
A mais antiga referência à um quadrante em um quarto de círculo vem do século XI, refere-se ao quadrans vetus, um quarto de círculo que era utilizado para determinar a hora e a altura dos astros (REIS, 1988). Há um único exemplar desse instrumento, no Musem of the History of Science, na Inglaterra, datado de 1300 d.C.
O astrolábio é um instrumento que serve para medir a altura dos astros acima do horizonte (Figura 1). Foi produzido a partir de teorias matemáticas desenvolvida pelos gregos, principalmente Hiparco (180-120 a.C.), que é considerado um dos grandes matemáticos da Antiguidade.
Este instrumento permitia determinar a distância entre o ponto de partida e o lugar onde a embarcação se encontrava, cujo o cálculo se baseava na altura desse astro.
A balestilha é um instrumento complementar da esfera armilar, formado por "virote" e "soalha", utilizado para medir a altura em graus que une o horizonte ao astro e dessa forma determinar os azimutes, antes e depois de sua passagem meridiana.
O arco de medida π/6 rad ou 30º está localizado no 1º quadrante. O arco de medida 3π/4 rad ou 135º está localizado no 2º quadrante. O arco de medida 7π/6 rad ou 210º está localizado no 3º quadrante. O arco de medida 5π/3 rad ou 300º está localizado no 4º quadrante.
É geralmente aceito que, no fim da República e no início do Principado, o denário correspondia ao salário diário de um trabalhador. Com um denário seria possível comprar cerca de 8 quilos de pão.