Transmissão. O tétano acidental não é uma doença transmitida de pessoa a pessoa. A transmissão ocorre, geralmente, pela contaminação de um ferimento da pele ou mucosa. O período de incubação (tempo que os sintomas levam para aparecer desde a infecção) é curto: em média de 5 a 15 dias, mas pode variar de 3 a 21 dias.
Essa bactéria é encontrada nas fezes de animais e de seres humanos, na terra, nas plantas, em objetos e pode contaminar as pessoas que tenham lesões na pele (feridas, arranhaduras, cortes, mordidas de animais etc.), pelas quais o microrganismo possa penetrar, provocando o tétano acidental.
A médica acredita que a relação entre ferrugem e tétano se deve ao fato de que materiais oxidados ficaram em contato com o solo por tempo prolongado e, por isso, têm maior chance de estar contaminados. Ela acrescenta que a oxidação permite que os esporos das bactérias fiquem presos no prego enferrujado.
O tétano é uma infecção aguda e grave, causada pela toxina do bacilo tetânico (Clostridium tetani), que entra no organismo através de ferimentos ou lesões de pele e não é transmitido de um indivíduo para o outro.
TÉTANO - CAUSA, SINTOMAS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO - INFECTOLOGIA
Como saber se o machucado está com tétano?
Um médico suspeita de tétano quando certos músculos (comumente, maxilar e músculos das costas) ficam rígidos ou ocorrem espasmos, principalmente em pessoas que têm uma ferida. A bactéria pode por vezes crescer (cultura) de uma amostra obtida da ferida.
Se o tétano acidental não for tratado corretamente, pode matar. As chances de morrer dependem da idade, tipo de ferimento, além da presença de outros problemas de saúde, como complicações respiratórias, renais e infecciosas.
Pressionar com muita força o grampeador pode inserir grampos muito apertados, causando isquemia na ferida. A remoção dos grampos pode ser mais desconfortável do que a remoção de suturas. Grampos podem causar cicatrizes significativas se deixados no local por muito tempo.
E mais, a situação pode ser mais preocupante quando o corte na pele é feito por um objeto contaminado, como cacos de vidro, metais sujos, pregos e lascas de madeira. Entre as muitas ameaças, há o risco de tétano, que é uma infecção de pele muito grave.
O que fazer quando se cortar com ferro enferrujado?
Se pisou num prego enferrujado, deve lavar a ferida com água e sabão, cobrir o ferimento e procurar um serviço de saúde. Além de realizar a limpeza do local, o médico também pode indicar a vacina contra o tétano e/ou o soro antitetânico em alguns casos.
Quanto tempo depois de se machucar pode tomar vacina de tétano?
A profilaxia de tétano deve ser realizada o mais breve possível após o ferimento, mesmo que o paciente se apresente tardiamente para atendimento na unidade de saúde, visto que o período de incubação do microrganismo é bastante variável (entre 3 e 21 dias) [1,2].
O tétano não tem cura e seu tratamento é feito por meio da limpeza e dos cuidados da ferida por onde a bactéria entrou no organismo, além do uso de medicamentos que aliviam as contraturas e os espasmos musculares característicos da doença.
Dores. Por causa dos espasmos e da rigidez dos músculos, o tétano é considerado uma doença muito dolorosa. Com nível variável, a dor pode ser manifestada em várias partes do corpo, na dependência da contratura e dos espasmos musculares. Em geral, o paciente com tétano se mantém consciente e lúcido.
“É muito importante assegurar que todos estejam com a vacinação antitetânica atualizada. O reforço deve ser feito a cada dez anos. Principalmente se a pessoa tem mais de 60 anos, não deve esquecer de manter as doses em dia.
Primeiramente deve-se limpar o ferimento e cobri-lo com um pano ou uma toalha limpa. Não se deve colocar garrote, cinto ou torniquete para diminuir o sangramento, pois isso aumenta o dano aos tecidos. Quando existe um sangramento considerável, se pode fazer um curativo compressivo.
Os principais sinais e sintomas do tétano são: inicialmente contrações musculares involuntárias na região do ferimento, posteriormente ocorre contração dos músculos da face (riso sardônico), do pescoço (rigidez de nuca), atingindo os músculos do abdômen (abdômen em tábua, barriga dura), em fase mais avançada pode ...
Ela produz esporos que, ao entrarem em contato com ferimentos, tecidos necrosados e tecidos queimados, podem provocar o desencadeamento da doença. Existe ainda o tétano neonatal, também chamado de mal dos sete dias.
Os sintomas da raiva em pessoas são: dor de cabeça, febre, náusea, dor de garganta e alterações de sensibilidade no local da ferida provocada pela mordedura do animal. Estes sinais evoluem para paralisia e espasmos dos músculos de deglutição.
Por que o tétano só ocorre em feridas mais profundas?
POR QUE ESSA DOENÇA SÓ OCORRE EM FERIDAS MAIS PROFUNDAS? Na verdade, o tétano, principalmente o acidental, pode acontecer tanto em feridas superficiais quanto profundas. A diferença é que em ferimentos profundos, o pó e o tecido morto ajudam no crescimento do bacilo tetânico.
Quais são as sequelas do tétano? O tétano pode ser acompanhado de fraturas ósseas devido aos espasmos involuntários causados pela doença. Além disso, pode causar choque circulatório, hipertensão e arritmia cardíaca.
Observa-se que no ano de 2021 foi registrado um número elevado de óbitos, com uma letalidade de 63,6%, sendo o período com a segunda maior letalidade entre os anos de 2007 a 2023 (Tabela 4).
A morte ocorre em cerca de 5 a 15 dias por falta de alimentação, desidratação, paralisia dos órgãos internos ou por acidose. Algumas vezes, no curso do tétano, pode haver desaparecimento temporário dos sintomas gerais (remissão), o que dá uma falsa impressão de melhora do animal.