O ferro é encontrado na natureza principalmente na forma de óxidos, hidróxidos e oxi-hidróxidos, geralmente, na forma cristalina. Minério é um material natural contendo um conjunto de minerais do qual se pode extrair um ou mais minerais de interesse, de forma economicamente viável.
É extraído da natureza sob a forma de minério de ferro, mas passa para o estágio de ferro-gusa através de processos de transformação. Ao passar por um processo chamado descarbonetação, o metal é aquecido em um ambiente em que há presença de oxigênio, o que faz com que o metal oxide e perca carbono.
Para a produção do ferro, o minério mais utilizado é a hematita. Ele é feito em altos-fornos com carvão coque para ser queimado e produzir calor. É colocada também uma mistura de hematita, calcário e carvão coque que são favorecidos por uma corrente de ar que leva a uma reação de oxirredução.
Ao passar pela máquina de britagem, o minério de ferro cai em uma peneira especial, com telas de diferentes espessuras, que libera a passagem àqueles que atingem até 2 centímetros e devolve os maiores à britadeira. Esse processo utiliza jatos d'água que ajudam a escoar os restos de terra ligados aos pedaços de ferro.
Considerando uma alimentação que geralmente se consome no Brasil, os principais alimentos ricos em ferro são as carnes em geral, como as vermelhas, frango, peixes e crustáceos, gema de ovo, feijão e outras leguminosas e os vegetais verde escuros.
O ferro é o último elemento químico que pode ser gerado através dessas reações de fusão nuclear “clássicas”. Quando ele é formado, não há mais energia suficiente para a formação de núcleos maiores.
O ferro não é encontrado puro na natureza. Ele aparece misturado a outros elementos nos chamados minérios de ferro. São alguns exemplos de minérios de ferro a hematita, magnetita, goethita e siderita.
O mecanismo completo da corrosão do ferro ainda não está completamente esclarecido, mas sabe-se que ela está relacionada à oxidação do ferro por meio de agentes oxidantes, que são a água e o oxigênio. Por isso, o ferro oxida-se facilmente quando é exposto ao ar úmido, principalmente se houver grande presença de água.
No alto-forno coloca-se o carvão com alto teor de carbono (coque), calcário para remover as impurezas e acrescenta-se o oxigênio para a queima, essa combinação vai resultar no ferro gusa ou ferro fundido e aço. Para produzir ferro e aço com características específicas acrescenta-se outros metais e elementos químicos.
Os minérios de ferro são rochas a partir das quais pode ser obtido ferro metálico de maneira economicamente viável. O ferro encontra-se geralmente sob a forma de óxidos, como a magnetita e a hematita ou ainda como um carbonato, a siderita.
Dentre as formas utilizadas temos a extração através das escavadeiras, que raspam a rocha ou através de explosivos. As escavadeiras utilizadas na mineração possuem dimensões e capacidade especiais devido a magnitude dos processos de extração.
De onde você pode obter ferro? Nosso organismo não produz ferro, então você precisa absorvê-lo a partir da dieta - seja por meio do consumo de alimentos naturalmente ricos em ferro ou daqueles enriquecidos com o mineral, como pão de forma e cereais matinais.
Como é feito o processo de extração de ferro da natureza?
COMO É EXTRAÍDO O MINÉRIO DE FERRO? Perfuratrizes, tratores e outros equipamentos enormes são usados para extrair das minas os minérios com ferro. Às vezes, são feitas até detonações. Retira-se o miné- rio de ferro, que é carregado por caminhões enormes, com rodas de até 3 metros de diâmetro.
Os principais minérios de ferro são a hematita, a goethita e a magnetita. O ferro metálico pode ser obtido por meio de reações de oxirredução com monóxido de carbono. É a principal substância metálica produzida no Brasil. É constituinte de diversos utensílios de uso doméstico e industrial.
Esse processo é acelerado pela presença dos íons na água do mar e nos evaporitos, que são micropartículas presentes no ar que apresentam sais. Esses íons fazem uma ponte salina, o que possibilita o fenômeno de oxirredução entre o oxigênio do ar e os metais.
A fundição (derretimento) do metal pode ser feita com um maçarico de oxigênio ou com o maçarico que você tem na sua bancada, a gás. O processo é igual o de fundição do metal para fazer linguotes, fios, chapas, etc. Ao derreter, basta despejar no tubo que acabou de sair do forno e já está no inlcusor de metal a vácuo.
O cálcio inibe a absorção de ferro. Deste modo, não é aconselhado incluir fontes alimentares de cálcio nas refeições principais. Por exemplo, não deve ingerir um iogurte como sobremesa ou leite como bebida, ao almoço e ao jantar.
O trabalho principal realizado para pesquisa por minérios é o mapeamento geológico, onde o geólogo vai percorrer uma determinada área procurando indícios principalmente de rochas e estruturas geológicas que possam favorecer a ocorrência do minério pesquisado.
O início de sua jornada se dá com os meteoritos, há quatro milênios a.C., pelos sumérios e egípcios. Eles usavam o metal para confeccionar pequenos objetos, principalmente pontas de lanças. Entre o terceiro e o segundo milênio a.C. na Mesopotâmia, o ferro só era utilizado para fins cerimoniais e religiosos.
Na região centro-sul de Minas está localizado o Quadrilátero Ferrífero, que tem extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, possuindo como principais minérios o ouro, o manganês e o ferro. Minas ativas na região Sudeste. Esta região é responsável por 60% da produção total de minério de ferro brasileira.
Carne bovina. Principal fonte de ferro, a carne bovina também traz uma série de nutrientes como proteínas, aminoácidos, gorduras, vitaminas A e do complexo B e outros minerais como zinco, fósforo, potássio e magnésio. ...
Os principais minerais que contêm ferro são: hematita (Fe2O3), magnetita (Fe3O4), goethita (FeO/OH) e siderita (FeCO3). As formações ferríferas compostas de hematita e sílica, denominadas itabiritos, se constituem nos maiores depósitos de ferro.
Os três metais mais consumidos no mundo são o ferro, o alumínio e o cobre. O ferro é utilizado principalmente na produção de aço, que é um dos materiais mais importantes e amplamente utilizados em construção civil, fabricação de veículos, maquinaria e muitas outras indústrias.