Dessa forma, o conjunto dos múltiplos do número p pode ser obtido multiplicando-se p por todos os números inteiros, os resultados dessa operação serão os múltiplos de p. Os 15 primeiros múltiplos de 3. Para determinar esse conjunto, basta multiplicar os 15 primeiros números inteiros por 3.
Para verificar se um número é múltiplo de outro, basta encontrar um número inteiro de modo que a multiplicação entre eles resulte no primeiro número. Exemplos: a) 35 é múltiplo de 7, pois 35 é igual a 7 multiplicado pelo número inteiro 5. b) 63 é múltiplo de 21, pois 63 é igual a 21 multiplicado pelo número inteiro 3.
O que devo fazer para obter os múltiplos de um número qualquer?
Para determinar os múltiplos de um número inteiro n, devemos multiplicar esse número por outros números inteiros, os resultados dessa operação são os múltiplos de n.
Critério de divisibilidade por 4. Compreender o critério de divisibilidade por 4 é muito fácil: teremos que analisar apenas os dois últimos algarismos do número a ser dividido por 4. Contudo, um número que é divisível por 4 também é divisível por 2, pelo simples fato de que 2 divide o número 4.
Para verificar se um número é ou não múltiplo de outro, devemos encontrar um número inteiro de forma que a multiplicação entre eles resulte no primeiro número. Veja os exemplos: → O número 49 é múltiplo de 7, pois existe número inteiro que, multiplicado por 7, resulta em 49.
O processo que deve ser feito para verificar a divisibilidade por 7 é o seguinte: “Multiplique por 2 o último algarismo do número. Subtraia este valor do número inicial sem o último algarismo, o resultado deve ser múltiplo de 7.”
Atenção! Respota gerada pela Iara - Brasil Escola! Para calcular os múltiplos de um número, basta multiplicar esse número por outros números inteiros. Se o resultado da multiplicação for um múltiplo do número inicial, então o número usado para a multiplicação é um múltiplo.
Comentários. Para essa questão fui ver o ultimo numero da tabuada de 3 que não passasse de 200. 3X66 = 198. Portanto, 66 numeros antes de 200 são múltiplos de 3, como ele só quer os pares, será a metade, pois os números impares multiplicados por 3 dão resultados impares, já os pares, dão resultados pares.
( ) Todo número ímpar é múltiplo de 3. Dada a tabela com números naturais, faça o que se pede nas questões a seguir: a) Use lápis azul para pintar os múltiplos de 3.
Na sequência dos números naturais, a cada nove números, há um múltiplo de 9. Todos os múltiplos de 9 são múltiplos de 3. Escolhendo-se qualquer múltiplo de 9 e somando-se sempre nove unidades, os números resultantes tendem a formar uma linha diagonal.