O cavalo tem olhos oblíquos, com efeito, permite que possa fixar objetos próximos – por exemplo a comida no cocho – e bem distantes – ver uma pessoa chegando de longe; Dois sensores localizados na retina, atrás do olho, cone e bastonetes – células fotorreceptoras- são responsáveis pela fixação de cores.
Sendo assim, a visão do cavalo pode ser comparada à dos humanos com protanopia, que é um tipo de daltonismo. Além disso, sua acuidade visual, referente à resolução de uma imagem, é quase metade da nossa humana, e, mesmo assim, bem superior à dos gatos e cães.
Outra curiosidade sobre os olhos desses animais, está em sua sensibilidade. Não é recomendado olhar diretamente e fixamente para seus olhos, já que os equinos são grandes presas, sentem-se ameaçados com o olhar dos predadores.
Quanto às cores, a visão do cavalo não reconhece a cor vermelha, então tudo que ele vê são em tons e misturas de azul, amarelo, verde, preto e branco. Porém, enxergam muito melhor que os humanos quando há pouca luminosidade, durante a noite.
Como os animais utilizam a linguagem de um modo diferente dos seres humanos, seu pensamento também é processado de forma diferenciada. Em vez de pensarem com palavras, como nós, eles pensam com imagens e, portanto, cada imagem do ambiente em que vivem influencia seu comportamento.
Os equinos costumam expressar os seus sentimentos através de várias partes do corpo: orelhas, focinho, olhos, pernas e rabo. A quantidade de tempo que precisamos para nos tornarmos amigos dos cavalos depende da frequência e da qualidade desses encontros, assim como da personalidade e da idade de cada animal.
O cavalo dá ao homem uma impressão de companhia, de amizade e também o faz compreender limites, pois o animal só faz o que ele quer. Mas o afeto é um ingrediente necessário em qualquer etapa, e os animais correspondem imediatamente ao que eles recebem e sem qualquer tipo de preconceito.
O cavalo enxerga quase em 360 graus em torno de si mesmo. Isso ocorre porque seus olhos estão sobre os lados de sua cabeça. É por isso que ele é capaz de avistar objetos ou movimentos atrás dele, mesmo sem se voltar. Porém, há pontos cegos que o impedem de enxergar certos locais.
Antolhos é um acessório que se coloca na cabeça de animal de montaria ou carga para limitar sua visão e forçá-lo a olhar apenas para a frente, e não para os lados, evitando que se distraiam ou se espantem e saiam do rumo.
O cavalo Feng Shui é o símbolo de proteção e sucesso. Colocar em casa ou no escritório pode trazer sorte e boa sorte, proteger sua casa e afastar a má sorte. Também é um bom presente e coleção pessoal. Ótimas decorações para casa e escritório.
Além disso, por estarem nas laterais do crânio, conferem aos equinos um campo de visão de quase 360º, sendo que entre 65º e 80º à frente corresponde a visão binocular. No campo de visão há dois pontos cegos: na região frontal entre os olhos, bem à frente do seu focinho, e na extremidade caudal do seu corpo.
Para quem enxergou primeiro o animal cavalgando em direção a tela - ou seja, para a frente - pode ter uma visão mais otimista da vida. É bem provável que você está sempre procurando o que está por vir de bom, esperando grandes coisas da vida.
Eles têm um forte senso de memória. e podem se lembrar das pessoas pela voz, pelo cheiro e pela aparência. Por isso, eles são capazes de reconhecer. e lembrar de pessoas específicas.
Ele possui uma grande sensibilidade, capacidade de aprendizado e memória muito desenvolvidas, o que o permite lembrar sensações boas ou ruins diante de certos estímulos. Acredita-se que os cavalos sejam capazes de ler os sutis sinais não verbais que as pessoas revelam, tanto consciente quanto de forma inconsciente.
De fato, o cavalo dorme em pé, mas ele também pode se deitar e isso não significa que está doente. Anatomicamente, o equino consegue dormir assim devido aos ligamentos chamados suspensores do boleto. Os ligamentos são capazes de fixar as articulações das pernas, impedindo-as de se dobrarem enquanto está dormindo.
Que cores eles podem ver? Seu cavalo é capaz de experimentar azuis e amarelos. Infelizmente, eles não conseguem ver cores vibrantes como vermelho e laranja. Dessa forma, como os cavalos têm dois tipos de células cônicas em seus olhos, eles têm o que é chamado de visão de cores dicromática.
Levantar a pata dianteira é ameaça, pois dá início ao coice frontal, enquanto que levantar a perna traseira é um ato defensivo, anterior ao coice. O coice é uma forma de proteção, agressão, dominância e força, enquanto bater e pisar são maneiras como o cavalo demonstra que é o chefe, é uma forma de protesto.
Ao contrário do que muitos acreditam, a visão deles não é em preto e branco e os equinos são capazes de distinguir tons azuis e amarelos, mas sem as cores vibrantes. Em compensação, eles conseguem enxergar melhor no escuro que nós! #RoyalExplica.
Assim como nós, humanos, os cavalos possuem 5 sentidos, nos quais se baseiam para o seu dia a dia: visão, audição, tato, olfato e paladar. Os cavalos selvagens utilizavam esses sentidos muito mais do que os domesticados usam, pois algumas respostas a estímulos foram se enfraquecendo devido á domesticação.
Apesar de possuírem um impressionante campo de visão, os equinos diferenciam uma paleta de cores muito reduzida em comparação com a dos seres humanos. Sabe-se que conseguem distinguir o azul, o amarelo e o cinzento, em tons sépia e pastel.
Ronco. Ao contrário do Guincho, o ronco significa que o seu cavalo está muito feliz e contente. Sempre que ele roncar, procure acaricia-lo e retribuir o seu gesto carinhoso.
No final do vídeo eu me enrolei na fala (😂) mas o que eu quis dizer é que é melhor fazer carinho/tocar o cavalo primeiramente no pescoço, pelo lado, do que na cabeça. Também é importante chegar perto dele pelo lado, pela diagonal, para que ele possa te ver, e não pela frente.
A imagem é comum para quem lida, diariamente, com equinos. Os lábios superiores enrolam e os dentes aparecem levando a ideia de que o animal está alegre e sorridente. Nada disso, Reflexo de Flehmen é a resposta. Segundo a literatura da Medicina Veterinária, ajuda o animal a aumentar o nariz e melhorar a respiração.