A saudação usada para o Povo Cigano é “Optchá” e “Alê Arriba”. Suas oferendas são vinho, pães e frutas frescas e secas, flores e incensos de mirra, jasmim, alecrim e cravo e canela. As velas geralmente são douradas, vermelho, branco e vermelho ou laranja, mas podem variar a depender do Guia.
Optchá é uma das saudações ciganas mais populares, principalmente na Umbanda. Em Romani a palavra significa “salve!”. A expressão também é muito utilizada na dança cigana, como sinônimo de “Bravo” ou “Olé”.
A saudação usada para o Povo Cigano é “Optchá” e “Alê Arriba”. Suas oferendas são vinho, pães e frutas frescas e secas, flores e incensos de mirra, jasmim, alecrim e cravo e canela.
O lema dos povos ciganos é "O céu é meu teto; a terra é minha pátria e a liberdade é minha religião", o que pode ser evidenciado pelos símbolos de sua bandeira.
O romani (rromani ćhib) é o idioma dos Rom e dos Sintos, povos nômades geralmente conhecidos pela designação de ciganos. Pertence ao ramo indo-ariano proveniente do grupo linguístico indo-europeu. Não deve ser confundido com o romeno e o romanche, que são línguas latinas.
Apesar de serem diferentes grupos com diferentes línguas, atribui-se aos ciganos uma língua comum, o romani, que, durante 700 ou 800 anos, na Europa, fragmentou-se em cerca de 60 dialetos, que podem ser agrupados em dois: vlax e não-vlax, designação referente ao principado de Valáquia.
Ala-Arriba é uma expressão usada pela comunidade piscatória da Póvoa de Varzim e significa "força (para cima)". O conceito refere-se à tradicional entre-ajuda numa comunidade, junto da qual tem servido de lema. Representação da Ala-Arriba no antigo Porto da Póvoa de Varzim.
Egunitá (também chamada de Oro-Iná ) é considerado um orixá feminino associado ao mistério do Fogo, na vertente de Umbanda, denominada de Umbanda Sagrada. Embora não seja consenso entre todos os umbandistas, tem culto sincretizado à Santa Sara Kali.
A economia cigana inclui trabalho sazonal, artesanato, comércio itinerante e empreendedorismo. Os países com o maior número de ciganos são: Romênia, Turquia, Bulgária, Hungria e Eslováquia.
“Não é igual ao que era antigamente, mas é uma tradição guardada”, avalia Deolinda Vicente, analisando que “os lutos eram muito pesados”. Antigamente, as mulheres ciganas precisavam vestir roupas pretas e compridas durante anos, cortar o cabelo curto, usar um lenço preto na cabeça e “carregar” o luto para toda a vida.
Ao som de gritos de “Salve Santa Sara”, “Viva o Povo Cigano” e “Optcha” - saudação popular cigana que significa salve -, foi realizada neste sábado (25), no Morro Nova Cintra, a 16ª Festa de Santa Sara Kali e comemorado o Dia Nacional dos Ciganos.
São povos muito livres e muita gente teme isso. Um lema cigano diz: o céu é meu teto, a terra é minha pátria e a liberdade é minha religião. Há famosos da etnia?
Várias atividades ligadas à cultura cigana integraram o evento: comidas típicas, vestuários, bijuterias, exposição de quadros, dança e espaço esotérico, com quiromancia (arte de ler o futuro examinando as linhas das mãos), e leitura de cartas.
A imagem da cigana que faz previsões ao observar as linhas que carregamos em nossas mãos faz parte do imaginário de muita gente e a prática divinatória existe há anos. O nome que se dá ao estudo das mãos, teoria que fundamenta a prática, é Quirologia.