Como os consumidores podem se proteger contra a publicidade enganosa?

Portanto, estar atento, tomar decisões informadas e denunciar práticas desonestas são as melhores formas de se proteger contra propaganda enganosa ou abusiva, garantindo assim uma experiência de consumo mais segura e confiável.
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Como se proteger da propaganda enganosa?

Monitore seus dados pessoais com o Serasa Premium. Há casos nos quais a propaganda enganosa é criminosa, ou seja, visa induzir o consumidor a fornecer dados pessoais e financeiros e a vítima pode só se dar conta depois do dano. Por isso é importante monitorar os dados pessoais.
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O que significa proteção contra publicidade enganosa?

Caso seja vítima de publicidade enganosa, o consumidor pode exigir o que foi anunciado, outro produto ou serviço equivalente ou cancelar o contrato e receber seu dinheiro de volta com correção, além de perdas e danos, de acordo o Art. 35 do Código de Defesa do Consumidor.
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Como o consumidor pode identificar uma publicidade enganosa?

Promessas falsas, falta de informação ou exagero no conteúdo: essas são algumas características de uma publicidade enganosa.
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Qual a punição para propaganda enganosa?

A iniciativa altera o Código de Defesa do Consumidor para prever detenção entre 2 e 6 anos e multa – atualmente, a pena é de 3 meses a 1 ano e multa. O texto foi aprovado na forma do substitutivo apresentado pelo relator, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), ao Projeto de Lei 518/19.
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PUBLICIDADE ENGANOSA | DIREITO DO CONSUMIDOR | AULA 34

Quais são os tipos de publicidade enganosa?

Quais são os tipos de propaganda enganosa?
  • Propaganda enganosa omissiva. ...
  • Propaganda enganosa comissiva. ...
  • Propaganda exagerada. ...
  • Propaganda parcialmente falsa. ...
  • Propaganda inteiramente falsa.
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O que é proteção ao consumidor?

O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor é uma estrutura de âmbito federal, mas que se repete nas demais esferas de governo através dos Sistemas Estadual e Municipal de Defesa do Consumidor. Dentro desta estrutura, o Procon é o primeiro instrumento que o consumidor procura para reclamar questões de consumo.
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O que diz o artigo 35 do Código Defesa consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.
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Qual o direito do consumidor quando o preço está errado?

De acordo com o artigo 35 do CDC, se ao passar pelo caixa o valor cobrado for maior do que o que estava disponível na gôndola do supermercado, o consumidor deve “exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade”, ou seja, exigir que lhe seja cobrado o valor da prateleira.
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Quais as consequências de uma propaganda enganosa?

Propaganda enganosa motiva ações judiciais

E as consequências para a empresa que tiver praticado essa infração vão desde o pagamento de indenizações altas até mesmo a reclusão em casos mais extremos. Além disso, há o fato de que a empresa acaba tendo a sua credibilidade muito afetada.
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Quem responde por propaganda enganosa?

424: 'O anunciante, como já dito, é responsável, no plano cível, objetivamente pela publicidade enganosa e abusiva, assim como cumprimento do princípio da vinculação da mensagem publicitária. Já a agência e o veículo só são corresponsáveis quando agirem dolosa ou culposamente, mesmo em sede civil".
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Quem fiscaliza propaganda enganosa?

CONAR-Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Veja aqui os vídeos e as campanhas institucionais do CONAR. Veja aqui imagens da autorregulamentação publicitária no mundo, e peças publicitárias do CONAR. Você já fez uma reclamação sobre propaganda ao CONAR?
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Quais são os 3 direitos do consumidor?

Direitos Fundamentais do Consumidor
  • Direito à segurança. Garantia contra produtos ou serviços que possam ser nocivos à vida ou à saúde.
  • Direito à escolha. ...
  • Direito à informação. ...
  • Direito à ser ouvido. ...
  • Direito à indenização. ...
  • Direito à educação para o consumo. ...
  • Direito a um meio ambiente saudável.
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O que diz o artigo 42 do Código consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 42, proíbe que o consumidor que esteja devendo seja cobrado de forma abusiva, ou seja, de maneira que lhe cause algum tipo de constrangimento, ou por meio de ameaça.
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O que diz o artigo 14 do Código do Consumidor?

Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.
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Quais são os 4 princípios do Código de Defesa do Consumidor?

Em 15 de março de 1962, o presidente dos Estados Unidos erigiu a proteção e defesa do consumidor como Política Nacional de Estado, fixando quatro princípios básicos que foram reconhecidos pelo ordenamento jurídico pátrio, são eles: direito de ser informado, de ser ouvido, de escolha, e à segurança.
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O que diz o artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor?

Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer: Pena Detenção de três meses a um ano e multa.
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O que diz o artigo 40 do Código do consumidor?

Art. 40. O fornecedor de serviço será obrigado a entregar ao consumidor orçamento prévio discriminando o valor da mão-de-obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, as condições de pagamento, bem como as datas de início e término dos serviços.
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Qual órgão protege o consumidor?

O Consumidor.gov.br é um serviço público monitorado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) - do Ministério da Justiça e Cidadania, Procons, Defensorias Públicas, Ministérios Públicos, Tribunais de Justiça.
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Como o consumidor pode garantir seus direitos?

Ao conhecer seus direitos, os consumidores poderão exigir que sejam cumpridos pelos fornecedores de produtos e serviços. Isso pode incluir a exigência de garantia, a proteção contra práticas comerciais abusivas, o direito à informação clara e precisa sobre os produtos e serviços, entre outros direitos.
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Como garantir direitos do consumidor?

Como garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor?
  1. Deixe o cliente bem informado. ...
  2. Tenha canais de comunicação eficientes. ...
  3. Capacite seus funcionários. ...
  4. Mantenha a transparência nos processos. ...
  5. Preserve os dados dos clientes. ...
  6. Banque os custos de devolução. ...
  7. Cuide bem do processo de entrega.
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Qual a diferença entre publicidade e propaganda enganosa?

Inicialmente, é preciso entender a publicidade, que nada mais é do que um modelo de comunicação realizado com a finalidade de divulgar um produto ou serviço. Dizemos que ela é enganosa quando ela envolve informações falsas ou omissões de dados fundamentais, que induzem o consumidor a erro.
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Qual a diferença entre publicidade enganosa e abusiva?

Rafael afirmou que "o CDC no Capítulo V na Seção III diz que a propaganda enganosa é aquela que informa condições erradas ou omite certos detalhes do produto, já a propaganda abusiva é aquela que fere e atinge determinadas classes, meche com o imaginário e desmoraliza certos setores".
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Quais são os 7 direitos que o consumidor precisa conhecer?

Proteção da vida, saúde e segurança no fornecimento de produtos e serviços; Educação e informação sobre o melhor uso de produtos ou serviços; Liberdade de escolha e de igualdade no fechamento do negócio; Ter acesso adequado da informação dos produtos e serviços.
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Quais são os principais artigos do Código de Defesa do Consumidor?

Principais artigos do Código de Defesa do Consumidor comentados
  • Art. ...
  • Art 18 – Código do consumidor: dos vícios em produtos e serviços.
  • Art 26 – Código do consumidor: do prazo para reclamar ou acionar garantia.
  • Art 35 – Código de Defesa do Consumidor: da obrigação de cumprir com a oferta.
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