Os indivíduos se comunicavam com uma linguagem primitiva, baseada em baixa quantidade de sons e nenhuma elaboração de palavras e frases. A principal forma de comunicação era através das pinturas rupestres, quando expressavam nas paredes os sentimentos e as descobertas do cotidiano.
A comunicação verbal humana era, nos primórdios, formada por grunhidos. A comunicação sensorial ou sinestésica era rude. E a comunicação escrita começou por desenhos em paredes protegidas de intempéries, no interior de cavernas, que era onde muitos seres humanos habitavam.
Entre os primatas não é diferente, e essa comunicação pode ser feita de diversas formas, como por exemplo, por gestos, expressões faciais e sons. Os gestos são caracterizados como movimentos dos membros e da cabeça, como a mudança de postura e o movimento dos braços.
As sociedades se expressaram por meio da oralidade, de símbolos e de desenhos, até que a escrita surgiu. Uma das primeiras maneiras de trocar mensagens e registrar experiências foi a pintura rupestre. Estudiosos já encontraram, em paredes de cavernas pelo mundo, gravações que datam de 40 mil anos atrás.
Qual foi a primeira forma de comunicação dos homens?
A comunicação surgiu da necessidade do ser humano de passar informação uns aos outros. As primeiras formas de comunicação aconteceram por meio de sinais, gestos e sons. A escrita surgiu a partir dos primeiros registros de desenhos (pinturas rupestres) em cavernas, datados de 15.000 a.C., na África.
Os homens das cavernas deviam se comunicar através de gestos, posturas, gritos e grunhidos, assim como os demais animais não dotados da capacidade de expressão.
A primeira teoria é que a linguagem começou com pessoas fazendo sons diferentes, principalmente imitando as coisas ao seu redor, como chamados de animais, sons da natureza e sons de ferramentas. Eventualmente, elas começaram a usar esses sons para falar umas com as outras.
A principal forma de comunicação era através das pinturas rupestres, quando expressavam nas paredes os sentimentos e as descobertas do cotidiano. Foi neste período que o homem descobriu o fogo.
Pela curvatura da base do crânio, estima-se que há 500 mil anos o homem passou a ter laringe comprida e alta, essencial para emitir a grande variedade de sons que caracteriza a fala.
Analisando os primatas, em busca de possíveis indicações, descobrimos que eles têm o que os primatologistas chamariam de "palavras" para predadores: eles fazem sons que outros membros do grupo reconhecerão, para indicar "águia", "leopardo", ou talvez apenas "cuidado".
Desde os primórdios o homem se comunica. Os primeiros sinais foram as gravuras rupestres, as quais mostravam cenas de caça, por exemplo. Depois veio a fala e escrita. É disso que trata a comunicação e linguagem: a evolução nas formas e tipos de comunicação por meio da linguagem.
Como os homens se comunicavam no período paleolítico?
A chamada arte rupestre é um dos termos dados às mais antigas representações artísticas conhecidas, as mais antigas datadas do período Paleolítico Superior (40.000 a.C.) gravadas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos.
A real origem da linguagem verbal pode ser rastreada em um período que vai a até pelo menos 50 mil anos atrás. Mas a maioria dos linguistas acha que a origem é bem mais antiga que isso. "Muitos de nós acreditam que começou há mais de meio milhão de anos", diz Tallerman.
A real origem da linguagem verbal pode ser rastreada em um período que vai a até pelo menos 50 mil anos atrás. Mas a maioria dos linguistas acha que a origem é bem mais antiga que isso. "Muitos de nós acreditam que começou há mais de meio milhão de anos", diz Tallerman.
Qual é a forma de comunicação mais primitiva da nossa existência?
Tanto interna, quanto externamente (imagens criadas pelas mãos humanas), as imagens foram as primeiras representações do pensamento humano registradas em cavernas, bem an- tes da escrita.
Como os homens das cavernas se comunicavam antigamente?
Antes mesmo da fala ser criada, nossos ancestrais mais primitivos, os homens das cavernas, já se comunicavam por meio da linguagem rudimentar desenvolvida por meio de gestos, sons, expressões e grunhidos.
Os homens das cavernas, com seu cérebro rudimentar, deviam se comunicar através de gestos, posturas, gritos e grunhidos, assim como os demais animais não dotados da capacidade de expressão mais refinada.
A língua acádia é conhecida como o idioma mais antigo do mundo — seu registro data de 14 a.C. O maior alfabeto do mundo é o khmer da Camboja com 74 letras e o menor é o rotokas do Papua Nova-Guiné com 11 letras.
O mecanismo para gerar a voz humana pode ser subdividido em três partes: os pulmões, as pregas vocais dentro da laringe e os articuladores - lábios, língua, dentes, palato duro, palato mole e mandíbula (figura 1). O pulmão produz um fluxo de ar que funciona como um combustível para gerar a voz.
A origem de nossa língua está ligada ao latim – língua falada pelo povo romano, que se situava no Lácio, pequeno Estado da Península Itálica. A transformação do latim em língua portuguesa se deu por consequência de conflitos e transformações político-histórico-geográficas desse povo.