Por causa do formato, o temaki é comido com as mãos, então você não precisa se envergonhar de comer se não souber usar hashi. É daí que vem o nome dele, já que “temaki” é a união entre as palavras japonesas “te”, mão, e “maki”, rolinho. Ou seja, o temaki é um “rolinho de mão”.
Amado por muitos e odiado por vários, basicamente consiste em um mistura de arroz japonês, cream cheese, salmão em cubos e cebolinha dentro de um copo.
Você sabe qual a forma correta de comer Temaki? Só precisa usar as mãos, não se usa hashi. Você precisa sentir todos os ingredientes na mesma mordida. #temaki #temakihot #comidajaponesa.
Amado pelos brasileiros, mas um tanto polêmico entre os japoneses-raiz, o cream cheese que aparece em muitos temakis dificilmente será encontrado durante uma visita ao Japão. É um ingrediente que caiu no gosto do público da culinária japonesa, mas rejeitado pelos que seguem a tradicional culinária japonesa.
Como comer sushi - How to eat sushi | Peach no Japão
Tem sushi frito no Japão?
Sushi: a simplicidade da Culinária Japonesa
Os peixes mais utilizados na montagem são o salmão e o atum, considerando que o sushi tem muitas variações. Ainda, há a versão Hot Roll, quando o sushi é empanado e frito, um preparo quente e uma criação nacional, que teve a culinária oriental como referência.
O Cream Cheese, ou Queijo Cremoso, tem sua origem nos Estados Unidos e possui sabor suave e levemente ácido. É um verdadeiro coringa dos queijos, podendo ser utilizado em diversos tipos de receitas, como: lanches, tortas, patês, massas, sobremesas e até no sushi.
O Sushi é tradicionalmente comido com as mãos. É mais comum, pelo menos no Brasil, apreciar o sushi com Hashi (pauzinhos), mas se estiver em um restaurante onde haja aqueles paninhos quentes na mesa, fiquei tranquilo para comer com suas mãos.
O sushi e temaki, também devem ser evitados. O arroz que compõe cada um dos pratos, em seu preparo recebe grande quantidade de açúcar! Então, se você está focado em perder peso, consuma os pratos com alimentos crus, e nada de arroz ou frituras.
Uma das iguarias japonesas que tem conquistado mais apreciadores nos últimos anos é o temaki. A refeição rápida significa enrolado com a mão, sendo que “te” significa mão e “maki”, enrolado.
As folhas, que são conhecidas por serem finas e secas, são feitas a partir da desidratação de algas comestíveis e podem ser utilizadas inteiras, esfareladas ou cortadas em pequenas tiras. Tudo depende do prato e, claro, do chef.
Este lanche é um dos produtos que podem ser guardados na geladeira ou em um simples aparelho frio. Isso evita que seus ingredientes se deteriorem ou forneçam substâncias prejudiciais à saúde. Com efeito, a conservação destes ingredientes permite garantir o sabor do seu sushi.
Temaki. Este cone feito de algas secas e crocantes caiu definitivamente no gosto dos brasileiros. Ele pode trazer os mais diferentes recheios, porém os mais comuns são atum, pepino, kani e salmão cru ou grelhado, todos com arroz. Para acompanhar, molho shoyu.
É o caso do temaki frito (ou temaki hot), que é um dos mais consumidos entre os brasileiros e agrada os paladares mais variados. Como o nome sugere, o prato traz alga, arroz, salmão, cebolinha e cream cheese e é empanado e frito, sendo uma versão mais gourmetizada e diferente da tradicional.
Ura = reverso. Maki = enrolar. Uramaki é o sushi enrolado ao contrário, ou seja, diferente do hossomaki que leva a alga por fora, o ura tem a alga enrolada por dentro e o arroz por fora. Pode levar dois ou mais recheios.
Todo mundo já se perguntou qual é a forma correta de comer um temaki né?! Principalmente se estamos vendo pela primeira vez 😅 mas não tem problema, você pode, e deve, comer o seu temaki com a mão mesmo. Afinal, não tem jeito certo, o importante é saborear e não passar vontade 😎 Faça seu pedido agora mesmo!
Em vez de optar por uma pizza ou um hambúrguer, você escolhe o sushi - porque, afinal, ele tem cara de ser muito mais natural e leve. Só que o sushi não é tão inocente quanto parece. Tem muito arroz, um carboidrato refinado, dos que mais engordam.
Sushis e temakis que levam a alga nori harmonizam com vinhos de acidez elevada e estrutura mais aromática, como o Dark Horse Pinot Grigio Já os sushis e sashimis tradicionais, principalmente aqueles feitos com o salmão, caem bem com espumantes brut branco ou rosé, ou com um Prosecco italiano.
Tarê é base para molhos de ramen e fica ótimo no temaki, gyoza, tsukmen e no yakitori. O gosto é uma mistura doce, azedo, picante e levemente salgado que fica boa em carnes, frangos, peixe e camarão grelhados. É conhecido por ser ingrediente fundamental do molho teriyaki também.
Os recheios mais comuns são de salmão, califórnia (kani, manga, pepino, cream-cheese), atum, peixe branco, ovas, vegetais e acompanha uma pastinha de maionese com cebolinha. São servidos ainda com wasabi (raiz forte) e molho shoyu.
O requeijão possui sabor mais suave do que o cream cheese e isso se deve ao fato de que o seu pH é neutro, enquanto o pH do queijo cremoso é ácido. Quanto à gordura saturada, que está associada a doenças cardiovasculares, o cream cheese é mais saudável que o requeijão, por conter menos moléculas dessa substância.
Qual a diferença entre o requeijão e o cream cheese?
Requeijão: produzido a partir do leite fermentado, o produto passa por um processo de fundição com creme de leite ou manteiga (algumas receitas incluem até queijo) para ganhar cremosidade. Cream cheese: feito a partir de um processo de fermentação natural ("feito" por bactérias) pelo qual o leite passa.
Muitos ainda perguntam qual a diferença entre Requeijão e Catupiry? Na realidade, “Catupiry” é uma marca famosa de requeijão, porém o correto seria chamar o produto de Requeijão Cremoso, mas devido a sua marca, ficou mais conhecido como “Catupiry”.