O caseum é uma “massinha” branca/amarelada de odor fétido que se forma nas amígdalas. É possível resolver definitivamente este problema com tratamento cirúrgico minimamente invasivo com laser.
Se você produz cáseos constantemente, o primeiro profissional que deve buscar é um cirurgião-dentista qualificado no diagnóstico e tratamento das alterações salivares e do hálito. Se houver necessidade, o otorrinolaringolista será o próximo profissional a colaborar com o tratamento.
O cirurgião-dentista pode ajudar a amenizar os sintomas e orientar a prevenção do caseum, enquanto o otorrinolaringologista pode indicar ou não a necessidade da extração das amígdalas por conta de outras condições relacionadas que prejudicam o bem-estar do paciente.
Saiba como fazer a LIMPEZA PARA RETIRAR OS CÁSEOS de suas amígdalas - Dr. Paulo Mendes Jr
Como otorrino tira caseum?
O caseum é uma “massinha” branca/amarelada de odor fétido que se forma nas amígdalas. É possível resolver definitivamente este problema com tratamento cirúrgico minimamente invasivo com laser.
Para isso, o cirurgião irá fazer a remoção das amígdalas, fazendo com que haja a eliminação da área comprometida pelo acúmulo dos cáseos amigdalianos. A cirurgia para a remoção das amígdalas também pode ser recomendada em casos de amigdalites frequentes.
Quais as causas do caseum? O caseum, ocorre principalmente, por ausência ou má higienização bucal. Portanto, o acúmulo de restos de alimentos no interior da boca, favorece a multiplicação de bactérias, por isso a má higiene bucal tem grande influência no quadro.
Essa situação é mais frequente em adultos que possuem amigdalite frequente, sendo recomendado que seja feito gargarejo com água morna e sal, cerca de duas a três vezes por dia, para favorecer a eliminação do caseum e aliviar o desconforto e o mau hálito.
Os caseos não são infecções ou inflamações, logo, Não devem ser tratados com antibiótico. Eles são resíduos de matéria orgânica que se depositam nas criptas das amígdalas.
Tem como prevenir a formação de cáseo amigdaliano? Sim, você consegue evitar a formação de caseum na garganta com uma boa rotina de higiene bucal, escovando os dentes três vezes ao dia, passando fio dental e usando um bom enxaguante bucal.
Uma outra opção bem simples é o gargarejo com ervas naturais ou chás para ajudar na remoção do caseo amigdaliano. Isso porque alguns remédios naturais, como as ervas, por exemplo, possuem propriedades anti-inflamatórias e antissépticas, que podem ajudar a prevenir essas bolinhas na garganta.
Os cáseos amigdalianos (caseum na garganta) são comumente tratados com antibióticos e anti-inflamatórios ou por meio da excisão cirúrgica das amígdalas.
Boa tarde, todo procedimento deve ser realizado por um profissional habilitado e o mais comum é pelo Otorrinolaringologista, possuem material médico apropriado e cadeiras assim como a habilidade para tal, porém há outros médicos que estão habituados ao procedimento, não deve fazer em casa, é muito menos com cotonete ...
A Dra. Renata Garrafa reforça que um otorrinolaringologista deve ser procurado assim que o paciente sentir os sintomas abaixo que possam indicar amigdalite: Dor de garganta por mais de dois dias. Dificuldade para engolir.
Embora possa parecer tentador, nunca mexa nas amígdalas na tentativa de limpá-las, pois isso pode piorar a situação, levando até a infecções, sendo assim, este é um procedimento executado apenas por médico habilitado. A única forma de acabar com o problema de vez é a realização de cirurgia, removendo as amígdalas.
No Brasil, foram feitas pelo SUS, em 2018, cerca de 37 mil cirurgias de retirada de amígdalas (com ou sem retirada das adenoides, popularmente chamadas de “carne esponjosa”). Ao contrário de antigamente, hoje o procedimento só é indicado em casos específicos, após recomendação médica.
Como fica a garganta depois da retirada das amígdalas?
A remoção das amígdalas gera um trauma local, que leva a diferentes níveis de inchaço (edema) da garganta. Dependendo da anatomia de cada um. pode haver alguma obstrução nos primeiros dias após a cirurgia, gerando sensação de falta de ar. Como evitar: A cirurgia deve ser realizada da maneira menos traumática possível.
Trata-se de placas bacterianas que se formam dentro de pequenas cavidades existentes nas amígdalas. Também são chamadas de "caseum", que vem do latim e significa queijo, além de "pedras nas amígdalas".
Não tente remover uma pedra sozinha com o dedo ou com uma escova de dentes. Isso pode causar danos aos tecidos delicados de suas amígdalas. É melhor consultar um dentista ou um otorrinolaringologista que possa desalojar suavemente uma pedra da amígdala com um instrumento apropriado.
O que fazer: gargarejos com água morna e sal são excelentes para ajudar a remover o pus da garganta, eliminando naturalmente o mau hálito. Já respirar o vapor de água morna com eucalipto também é excelente para fluidificar as secreções nasais, favorecendo sua retirada, sendo um ótimo remédio caseiro contra sinusite.