“No Dia do Maçom, relembramos a rica história e tradição da Maçonaria, que contribuiu para a construção do Brasil e do mundo. Parabéns a todos os Irmãos!” “A Maçonaria é um farol de sabedoria e fraternidade que atravessa os séculos. Feliz Dia do Maçom e que seus ensinamentos continuem a iluminar a humanidade.”
Embora seja atrelada constantemente a crenças espirituais, a maçonaria em si não é uma religião. Entre os seus princípios, destacam-se a liberdade, igualdade e fraternidade. Além disso, a maçonaria tem como objetivo a verdade, exame da moral e a prática das virtudes.
O símbolo mais básico alcançado pelo compasso é o círculo com um ponto no centro, símbolo do Sol. Sendo o compasso móvel e o esquadro estático, dá-se aí mais uma dualidade passiva e ativa entre dos símbolos, bastante presente na simbologia maçônica. Juntos formam o símbolo mais característico da maçonaria.
IGUALDADE de direitos e obrigações quer no aspecto individual quer no coletivo sem distinção alguma, quer de religião, raça, posicionamento sociopolítico ou nacionalidade.
A Maçonaria é religiosa ? Sim, é religiosa, porque reconhece a existência de um único princípio criador, regulador, absoluto, supremo e infinito ao qual se dá o nome de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, porque é uma entidade espiritualista em contraposição ao predomínio do materialismo.
A Maçonaria tem como missão fazer amigos, aperfeiçoar suas vidas, dedicar-se às boas obras, promover a verdade e reconhecer seus semelhantes como homens e irmãos.
Ao ser admitido na Maçonaria, você terá o benefício de atuar socialmente, inclusive por meio de filantropias. Dizemos que o maçom é um Construtor Social, pois deve atuar nas causas da Sociedade de maneira bastante efetiva e constante. A filantropia, nesse sentido, é apenas uma das maneiras de atuação.
O único segredo que existe e não se conhece senão por meio do ingresso na instituição, são os meios para se reconhecer os maçons entre si, em qualquer parte do mundo e o modo de interpretar seus símbolos e os ensinamentos neles contidos.
O Maçom deve ter e manter elevada Moral, tanto na vida privada como na social, impondo-se pelo respeito, procedimento impecável e realizando sempre o Bem.
Para financiar esse trabalho (e a manutenção da entidade), os maçons pagam uma mensalidade que costuma variar entre R$ 100 e R$ 150. Os participantes são, sobretudo, da classe média. Durante a análise do candidato a membro, uma comissão avalia se ele tem capacidade de contribuir sem prejudicar o sustento familiar.
Salmo da Fraternidade ou Salmo da Concórdia ou Salmo Maçônico, refere-se ao Salmo 133 no contexto da Maçonaria, no qual David enaltece a fraternidade citando Aarão no contexto dos montes Sião e Hermon.
A maçonaria não é considerada uma religião, de acordo com a GOB, que destaca a prática maçônica como algo com o objetivo de "unir os homens entre si". O grupo ressalta ser uma "união recíproca, no sentido mais amplo e elevado do termo, que admite em seu seio pessoas de todos os credos religiosos sem nenhuma distinção."
Em função disso, os objetivos perseguidos pela maçonaria são: Ajudar os homens a reforçarem o seu caráter; Melhorar sua bagagem moral e espiritual; e. Aumentar seus horizontes culturais.
O bode tem uma longa história de associação com o divino, sendo usado em oferendas sacrificiais na antiguidade. Na maçonaria, o bode adquire uma representação complexa, funcionando como um símbolo de resistência, perseverança e sacrifício.
Primeiro as Luzes – Venerável Mestre e Vigilantes – ou o Grão-Mestre (ou o Grão-Mestre Adjunto)? Resposta: Primeiro devem ser saudadas as Luzes, porque estão na detenção dos malhetes, ou seja, na condição de dirigentes do trabalho, para depois saudar o Grão-Mestre (ou o Grão-Mestre Adjunto).
Por conta disso, este é o santo padroeiro da maçonaria. Inácio Loiola ressaltou que a maçonaria tem como lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” e, na condição de integrante da organização, saudou a todos os maçons.
Sou muito grato aos maçons meus irmãos, cunhadas e sobrinhos, com quem tenho uma relação que me enriquece e a cada dia este patrimônio aumenta. Caminhei e caminho procurando, como missão, melhorar o fundamento básico do que é ser maçom.
Sinais secretos são perceptíveis apenas para quem conhece, que podem ser gestos ou outros sinais gráficos. Os três pontinhos fazem parte apenas da simbologia, da discrição do comportamento dos membros da maçonaria e funciona como uma lembrança dos valores discretos que devem ser seguidos pelos membros ( LIF ).
Ser Maçom é preservar-se cidadão honesto e digno, submisso às leis do País, amigo de sua Família, bom pai e bom esposo, pessoa de paz, de harmonia e concórdia no seio da sociedade e, principalmente, no seio da Maçonaria.