Vamos lá!
- 1- Cadastre-se ou acesse sua conta no INPI. ...
- 2- Pague a Guia de Recolhimento da União (GRU) ...
- 3- Preencha os dados da logomarca. ...
- Sem o registro, você perde dinheiro.
- Perder a marca para um concorrente. ...
- Manchar sua credibilidade com clientes e fornecedores. ...
- Ser processado e pagar indenização por uso indevido da marca.
Qual o valor para patentear uma logomarca?
Ao contrário do que se imagina, o registro de uma marca é relativamente acessível: R$ 355 para registrar no INPI, mais o pagamento de taxas que variam de R$ 298,00 a R$ 745,00. No Brasil, o órgão responsável pelo registro de marcas é o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.Tem como patentear uma logomarca?
A patente de uma marca pode ser solicitada por qualquer pessoa física ou jurídica que exerça uma atividade dentro da lei. O INPI define marca como um sinal distintivo que identifica produtos e serviços de uma empresa, um coletivo, uma pessoa ou uma certificação.Onde registrar minha logomarca?
Para isso, é preciso procurar o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e fazer o pedido, que será examinado de acordo com a Lei de Propriedade Industrial e demais resoluções administrativas do órgão.O que é patentear uma logo?
Destina-se à pessoa física ou jurídica que pretenda distinguir produto ou serviço de outro idêntico, semelhante ou afim, de origem diversa, para garantir, no território nacional, a exclusividade do uso de nome ou de elementos figurativos ou tridimensionais que o identifiquem.REGISTRE a sua MARCA VOCÊ MESMO!® 🤩 Passo a passo FÁCIL e ATUALIZADO 2023
O que é necessário para patentear?
Empresa, Indústria e Comércio
- Fazer o login. Login no Sistema e-INPI. ...
- Pagar a Guia de Recolhimento da União. ...
- Peticionar. ...
- Pagar nova Guia de Recolhimento da União. ...
- Acompanhar o serviço. ...
- Tomar conhecimento da decisão. ...
- Pagar mais uma Guia de Recolhimento da União. ...
- Obter a carta-patente.
Qual é a diferença entre logotipo e logomarca?
Logotipo é a parte escrita (o nome da marca) de forma estilizada. Logomarca é o desenho, o símbolo ou o ícone que representa a marca graficamente.Como registrar uma logo gratuitamente?
Para isso, basta entrar na Consulta à Base de Dados do INPI, neste link. Em seguida, informe o nome da marca que deseja registrar e a classe dela. A classe nada mais é do que um número que representa aquele produto ou serviço. Acesse aqui uma lista com todas elas.Como proteger um logotipo?
A única forma de garantir uma proteção ampla ao logotipo – que, ressalta-se, ultrapasse o segmento de atuação econômica da empresa e o território nacional – é através do registro de direito autoral.Precisa pagar para patentear?
Para dar início ao processo de registro, é preciso pagar algumas taxas que são tabeladas pelo INPI. O valor varia entre R$ 440,00 e R$ 1.100,00, dependendo de fatores como o porte da empresa. Pode ser necessário pagar ainda outras taxas, caso seja necessário anexar novos documentos, por exemplo.Precisa ter CNPJ para patentear uma marca?
Ao contrário do que muitos pensam, a marca não é protegida somente com a abertura do CNPJ, com o registro na junta comercial ou com o registro de domínio, a única forma de proteger uma marca é com o registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).Como saber se o nome de uma marca já existe?
Confira abaixo o passo a passo a seguir na hora de consultar o registro de uma marca:
- Para saber se uma marca está disponível para registro, primeiramente acesse o site do INPI: ...
- Role a página até a área de Serviços > Marcas. ...
- Clique em Saiba Mais na área de marcas. ...
- Nessa página, clique no botão Busca.
Qual é a diferença entre marca e patente?
A marca é a identificação de um produto, serviço ou negócio. Pode ser o nome ou junção do nome com um símbolo, este último se chama logotipo. Já a patente é concedida para alguma invenção. Dessa forma, ela protege algo que foi criado por alguma pessoa.Quanto um advogado cobra para fazer um registro de marca?
O valor para registrar uma marca com o auxílio de um advogado ou de uma empresa especializada varia caso a caso, mas costuma custar a partir de R$ 2.000. Isso porque o valor varia de acordo com o porte da empresa e das taxas cobradas pelo próprio INPI durante o processo de registro.Quanto tempo demora o processo de registro de marca?
Mas quanto tempo demora para o registro ser concedido? O processo de registro de marca no INPI leva em média um ano e meio para ser concluído, podendo ser estendido por impugnações de terceiros, erros durante o processo e inexperiência do solicitante.É fácil registrar marca?
Para registrar uma marca é necessário fazer o cadastro no INPI, emitir e realizar o pagamento da Guia de Recolhimento da União e preencher o formulário no site do e-Marcas. Após isso é só acompanhar o processo e aguardar o registro. Lembrando que o registro de marca tem validade de 10 anos e poderá ser prorrogado.O que não pode ser registrado como marca?
Slogan não pode ser registrado como marcaSinais de propaganda (Slogan) também não podem ser registrados como marca, e muitos processos de registro de marca são indeferidos por conta disso, principalmente quando se registra uma marca mista que contenha um slogan abaixo do nome.
Qual a logomarca mais conhecidas?
Vem ver com a gente as marcas que mandaram bem na criação das suas logos!
- Coca-Cola.
- Google. ...
- Amazon. ...
- Apple. ...
- Ford. ...
- Pepsi. ...
- Burger King. Criada em 1954, a logo era bem diferente, com o nome Burger King inserido entre pães de hambúrgueres. ...
- Visa. A Visa é uma empresa multinacional americana de serviços financeiros, fundada em 1958. ...
É correto dizer logomarca?
Mas quer saber de uma coisa? Os dois estão corretos! Falamos o logo quando nos referimos ao logotipo (substantivo masculino) e a logo quando falamos da logomarca (substantivo feminino). Não se preocupe se escutar alguém falando diferente de você!Quais as características de uma logomarca para atrair o cliente?
Estas cinco qualidades tornam um logotipo instantaneamente identificável e garantem que, quando os consumidores olharem para ele, irão conectar-se com a sua marca.
- Simples. Muitos dos logotipos com maior impacto e sucesso da história são surpreendentemente simples. ...
- Relevante. ...
- Memorável. ...
- Intemporal. ...
- Versátil.