A solicitação do benefício pode ser feita através do site ou aplicativo “Meu INSS” e também pelo telefone 135, onde o usuário deve agendar a perícia médica.
O primeiro passo é realizar consulta médica e verificar tempo do atestado. Se o atestado for de mais de 15 dias, imediatamente comunique a empresa e marque a perícia pelo site ou aplicativo Meu INSS ou pelo 135. Esses passos podem ser feitos por você sozinho, sem auxílio ou gastos com advogado.
Como funciona afastamento do trabalho por cirurgia?
Depois de operado, o segurado tem até 30 dias para solicitar o benefício ao INSS. Não importa o tipo de cirurgia que você tenha realizado, o prazo é o mesmo: 30 dias. Isso significa que, se você não solicitar o benefício dentro desse período, perderá o direito a ele.
De acordo com a legislação vigente, o valor a receber em caso de afastamento do trabalho pelo INSS é, no geral, de 91% sobre a média de 80% de seus maiores salários de contribuição. Portanto, se o segurado tem 5 anos de contribuição, isso significa que já contribuiu 60 vezes ao INSS.
Afastamento do trabalho (INSS) pós cirurgia ortopédica
Quanto tempo tenho que avisar a empresa que vou fazer cirurgia?
Caso a consulta seja marcada com antecedência, você deve avisar o empregador 5 dias antes. Dessa forma, ele poderá descontar essas horas posteriormente do seu salário ou poderá pedir para que você reponha essa mesma quantidade de tempo posteriormente.
Recomendamos o afastamento para repouso físico por um período de 7 a 15 dias. Alguns pacientes já sentem-se confortáveis para retornar ao trabalho cerca de 3-5 dias após a operação e não há restrição para que as atividades sejam retomadas.
Quantos dias depois de uma cirurgia posso dar entrada no INSS?
Para dar entrada no benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) por até 180 dias, os segurados podem fazer o requerimento via Atestmed, pelo aplicativo ou site Meu INSS.
Possuir qualidade de segurado; Comprovar, em perícia médica, a incapacidade para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos. Em regra, cumprir carência de 12 contribuições mensais.
O atestado de retorno é um documento legal, emitido por médico do trabalho devidamente registrado nos respectivos conselhos regional e federal de medicina, e que tem por objetivo comprovar a aptidão do trabalhador ao retorno ao trabalho após período de afastamento.
A estabilidade só vai existir, se a cirurgia a qual o empregado se submeteu, tem relação direta com as atividades por ele exercidas no âmbito da relação empregatícia, seja a cirurgia ocorrida por doença ocupacional ou acidente do trabalho.
Se o médico da empresa não liberar o empregado para trabalhar, e o INSS não conceder o auxílio-doença, a empresa continua sendo obrigada a pagar os salários desse empregado.
Como comunicar a empresa que vou fazer uma cirurgia?
Melhor seria reunir toda a empresa e comunicar que cirurgia não emergenciais devem ser avisadas com um certo tempo, para não ocorrer situações parecidas com essas. Caso faça isso, melhor fazer um formulário e colocar todos os funcionários assinarem como forma de ciência.
A solicitação do benefício pode ser feita através do site ou aplicativo “Meu INSS” e também pelo telefone 135, onde o usuário deve agendar a perícia médica.
Qual o valor pago pelo INSS em caso de afastamento?
Quando você é afastado por incapacidade temporária, recebe 91% da sua média salarial de 80% dos seus melhores salários. Essa média é feita de forma simples a partir dos salários de contribuição ou dos do último ano de contribuição do beneficiário – sempre o que for menor.
Quem faz cirurgia plástica pode se encostar pelo INSS?
O benefício é liberado porque o INSS não olha a razão do afastamento. "O INSS apenas verifica se a pessoas está ou não incapacitada de exercer atividade remunerada. Se está incapacitada, pouco importa qual é a razão dessa cirurgia, ela tem direito à Previdência Social", disse.
Quanto tempo posso trabalhar depois de uma cirurgia?
Geralmente, não recomendamos retorno ao trabalho antes de 15 dias após a cirurgia. Depois de 15 dias, se seu trabalho não exigir que você faça esforço físico, nem pegue peso e se você não tiver dor, pode tentar retornar ao trabalho.
É necessário esperar a perícia médica para voltar a trabalhar?
Perícia por médico do INSS: não é mais necessário passar por uma perícia no INSS para voltar a trabalhar. Perícia por médico do Trabalho: Algumas empresas exigem um exame médico ocupacional antes do retorno ao trabalho.
Como é determinado o valor do benefício? O cálculo do valor do Auxílio Doença é realizado com base nos últimos salários do segurado sobre os quais houve contribuição. O montante geralmente é correspondente a 91% da média destes salários.
Portanto, é necessário que haja acompanhamento pelo médico que fez sua cirurgia para que ele possa liberar vc para o retorno ao trabalho após uma cicatrização adequada.
Quanto tempo de estabilidade no trabalho após cirurgia?
Segundo o substitutivo, quando o afastamento decorrer de acidente do trabalho, o prazo de manutenção do emprego continuará sendo de, pelo menos, 12 meses.
Quando o funcionário está com cirurgia marcada pode ser mandado embora?
A demissão de funcionário às vésperas de cirurgia marcada é considerada uma dispensa abusiva pelo TRT2, quando tal procedimento for do conhecimento da empregadora.