Portanto, é sempre positivo saudarmos Ọlọ́jọ́ Oní (o Senhor do dia) e Oní Sáà Wúre (o Senhor do tempo e da existência). Aliás, Oní Sáà Wúre é uma das cantigas que mais identificam o Candomblé. Oní Sáà wúre o bẹ́ẹ̀ rí o mọ́ (Senhor do Tempo assim novamente).
A frase em Yorùbá comumente dita e escrita que agradece é Mo dúpẹ́ (Lê-se: mo dupé) / Obrigado ou Eu agradeço ou Gratidão. Ela, ao meu ver, tem uma formação linda, vejamos: Dúpẹ́ = Dà + ọpẹ́ Dà = tornar-se, vir a ser...
Neste momento o Pai ou Mãe de Santo está dizendo em forma pensamento: Que nosso Pai Maior, no seu bendito nome abençoe tua coroa, tua jornada, tua caminhada, tua vida, com os desígnios da fé, do amor, da caridade, da compreensão e de tudo que for necessário para que possa seguir no caminho espiritual.
Nós temos o costume de dizer “Deus te abençoe”, ou seja, pedimos que o próprio Deus abençoe alguém ou alguma coisa que queremos bem. Em algumas famílias é comum os pais, tios e padrinhos abençoarem seus filhos, sobrinhos e afilhados. Nas igrejas é muito comum pedir “Sua bênção, padre”.
Émi fé e (Eu te amo em Yorubá) Seguindo as tradições de Gana, conta a história de Oxum, a Deusa do amor, e sua beleza, que encantou a Oxossí, a música retrata sobre o amor de forma plural, auto-amor, amor entre homem e mulher, amor de mãe e filho, amor de amigo, seguindo sempre pelo amor na forma mais pura.
As palavras 'Oni saurê' e 'Babá saurê' são saudações a Oxalá, onde 'Oni' significa 'dono' e 'Babá' é uma forma respeitosa de se referir a um pai ou ancião, ambos seguidos de 'saurê', que é uma expressão de saudação.
Em iorubá, erê significa brincar ou brincadeira e, em culturas afro-brasileiras, a palavra também representa as crianças e sua vitalidade, alegria e espontaneidade.
É uma epressão usada na Umbanda quando o Orixá Xangô aparece na Terra, e que significa "venham saudar o rei". Kabecilê é uma forma de saudação para Xangô.
O que pedir? Invocamos Iansã para proteção, principalmente contra entidades femininas encarnadas ou desencarnadas. Para trazer força e disposição. Contra todo o tipo de demanda, para proteger de tempestades.
Mojubá é uma saudação em ioruba, língua falada na Nigéria. Mas esta palavra é, também, o nome de uma série com sete documentários, cada um com 30 minutos de duração, sobre as religiões de matriz africana.
Àkòró é das denominações de Ògún, o Orixá das lutas. Ele é filho de Odùdúwà fundador da cidade sagrada Ilé Ifẹ̀. Segundo um mito, Odùdúwà desceu do Òrun (céu) com outros Orixás em uma corrente sobre um pé de Igí-Ọ̀pẹ (palmeira de dendezeiro), que foi consagrada a Ògún Àkòró.
Ifá (em iorubá: Ifá) é um oráculo africano consultado em divinação que se originou na África Ocidental entre os iorubás na Nigéria. É também designado por Fa entre os Fons e Afa entre os jejes. Não é propriamente uma divindade (orixá), é o porta-voz de Orumilá e dos outros orixás.
Uma bênção pode ser dada por meio de um gesto (imposição de mãos, sinal da cruz, água benta, entre outros) e pela palavra, com uma oração particular segundo as circunstâncias. Eis alguns exemplos de bênçãos e orações para pedir a bênção de Deus. Etimologicamente, abençoar é “fazer bem”.
A verdade é que as duas grafias são aceitas e constam no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp). Mas boa parte dos estudiosos da área prefere a redação do vocábulo com acento: BÊNÇÃO! Exemplo: “A bênção do padre foi o momento mais emocionante da missa”.
Em algumas casas mais tradicionais, há a prática de "pedir a benção" aos Pais de Santo/ Sacerdotes / Zeladores de santo, onde se beija a mão dos mesmo, podendo também em algumas casas ter que ajoelhar e bater cabeça nos pés dos dirigentes.