A principal doença que os morcegos podem adquirir e transmsitir para o homem e para outros mamíferos é a RAIVA. Esta doença letal pode ser causada pela mordedura, arranhadura ou até mesmo lambedura de qualquer espécie de morcego, portanto, NUNCA O MANIPULE.
Os morcegos não hematófagos infectados podem transmitir acidentalmente a doença à espécie humana e a outros animais quando encontrados vivos, mortos ou prostrados. A transmissão do vírus do morcego para outro animal ocorre pela saliva de um animal contaminado a outro - não necessariamente pela mordedura.
No caso de receber uma mordida de um morcego, a pessoa deve procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. Segundo o Ministério da Saúde, a melhor estratégia para prevenir o surgimento da doença é a imunização com a vacina antirrábica antes ou logo após a exposição ao vírus.
A transmissão da raiva ocorre quando os vírus da raiva existentes na saliva do animal infectado penetram no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura.
Geralmente, as mordidas de morcego não causam nenhum sintoma. Os sintomas da raiva surgem quando o vírus da raiva chega ao cérebro ou à medula espinhal, geralmente entre 30 e 50 dias depois de a pessoa ter sido mordida.
A Raiva Humana (Hidrofobia) tem cura, mas a pessoa deve procurar ajuda médica assim que é mordida por um animal infectado ou quando surgem os sintomas.
Relacionados com a orofaringe, garganta e deglutição – Dor na orofaringe ou dor de garganta, disfagia e/ou odinofagia (dificuldade ou dor ao deglutir), sialorréia, tosse seca, rouquidão e pigarro.
Se o seu cão ou gato teve contato ou possibilidade de contato com um morcego, comunique ao Setor de Zoonoses, pois eles deverão receber reforço da vacina antirrábica e serem monitorados.
Importante: O paciente se mantém consciente, com período de alucinações, até a instalação de quadro comatoso e a evolução para óbito. O período de evolução do quadro clínico, depois de instalados os sinais e sintomas até o óbito, é, em geral, de 2 a 7 dias.
Por meio dos excrementos deixados pelos morcegos, a bactéria pode infectar humanos. Como informa Bruna, a bactéria pode se instalar nos rins das espécies frugívoras, ser eliminada pela urina e transmitir a leptospira.
A raiva é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais que estejam infectados com o vírus. Se um animal, inclusive cães e gatos, estiver infectado com a raiva e morder, lamber ou arranhar um indivíduo, ele pode acabar por desenvolver a doença.
Virtualmente todos os casos de raiva humana são transmitidos por meio de mordidas ou arranhões de animais infectados. Como o vírus encontra-se presente na saliva dos animais contaminados, outra via de transmissão possível, mas bem menos comum, é via lambidas em mucosas, como a boca, ou feridas abertas.
O tratamento após a exposição ao vírus inclui o cuidado do local do ferimento, a vacina pós-exposição e a imunização passiva com o soro antirrábico e imunoglobulinas (solução concentrada e purificada de anticorpos, preparada a partir do soro de indivíduos imunizados contra a raiva).
Você sabia que a raiva não tem cura e, quando seus sintomas clínicos se manifestam, em 99% das vezes a doença é fatal? Além disso, ela também é uma zoonose, podendo ser transmitida de cães e gatos para seres humanos.
Quanto tempo a raiva humana leva para se manifestar?
Depois que o vírus entra no corpo, por meio da lambedura, arranhadura ou mordedura, o tempo de incubação pode variar de duas semanas a 60 dias, em média.
Se uma pessoa for mordida ou entrar em contato direto com morcego ou por algum animal doméstico ou silvestre, deve procurar, imediatamente, uma unidade de saúde para receber atendimento médico. A vacinação dos animais domésticos é a única forma de proteção contra a raiva.
Nas agressões por morcegos, deve-se proceder a SORO-VACINAÇÃO, independentemente do tipo de morcego agressor, tempo decorrido e gravidade da lesão. Iniciar imediatamente o tratamento com soro e 5 doses de vacina anti-rábica humana (cultivo celular) nos dias 0, 3, 7, 14 e 28.
Raiva é uma encefalite viral transmitida por saliva de morcegos e certos mamíferos infectados. Os sintomas abrangem depressão e febre, seguidos por agitação, salivação excessiva e hidrofobia. O diagnóstico é por biópsia da pele com teste de anticorpo por imunofluorescência ou PCR (polymerase chainreaction).
A Raiva dos Herbívoros é uma doença causada por um vírus da família Rhabdoviridae, gênero Lyssavirus, SEMPRE FATAL. Acomete todos os mamíferos e silvestres, inclusive o HOMEM!
Quanto tempo depois da mordida pode tomar a vacina da raiva?
Qual o tempo máximo que posso tomar a vacina contra raiva depois de ser mordido? De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina raiva deve ser administrada logo após o contato com o animal infectado.
reações físicas, como transpiração excessiva, batimentos acelerados, tensão muscular, dores de cabeça, musculares e na barriga; comportamentos agressivos, como violência verbal e física, vontade de descarregar a força em objetos, animais ou terceiros; dificuldade para dormir.