Basta digitar “ping”, o endereço do site (pode ser o IP ou o endereço completo) e pressionar Enter. O Windows envia alguns pacotes para a página indicada e aguarda a resposta.
Para pingar um endereço IPv6 podemos usar o comando ping no terminal, se estivermos usando Windows, ou ping6, se o sistema operacional for Linux ou macOS. Windows: O ping tem um parâmetro especial (-6) que podemos passar para indicar que o endereço é do tipo IPv6, conforme mostrado abaixo.
Para conferir se sua rede tem suporte, acesse o site http://ipv6.br/. Em Sua conectividade, a conexão IPv6 deve estar descrita como OK, conforme a imagem: Nota: caso a conexão de origem não esteja OK, infelizmente não poderá acessar redes IPv6.
Introduzir o comando Ping: Na janela Terminal, digita ping, seguido de um espaço, e depois o endereço Web do site de destino e, em seguida, -c seguido do número de tentativas de ping para evitar ping infinito (por exemplo, ping app.getresponse.com -c5).
Para verificar se você já tem acesso a Internet utilizando o IPv6, acesse a homepage do nosso site (https://ipv6.br/) e observe o nosso validador(as carinhas que aparecem em verde e/ou vermelho), se por acaso ele mostrar que você ainda não tem IPv6, pode ser que seu provedor não forneça IPv6 ou não disponibilizou ainda ...
Desative a opção Internet Protocol Version 4 (TCP/IPv4), mantenha o IPv6 ativo e clique em Ok para concluir a alteração. Se o seu ISP prover o endereçamento do protocolo versão 6 conformei cito em minha primeira resposta e o seu roteador estiver configurado devidamente, receberá um endereço IPv6 em sua interface.
No mikrotik vá em "Tools" -> "Ping", preencha o ip e start. O status retornado deve ser "echo reply". Verifique no site do Tunnel Broker qual é a sua Rede. No mikrotik vá em "IPv6" -> "Addresses" e cadastre um ip, dentro da rede recebida, para o seu mikrotik na interface onde estarão os clientes.
Logo, ativar o IPv6 na rede reduz os custos com a mesma. Grandes sites como Google, Youtube, Facebook, Amazon e praticamente todos os principais serviços da internet da atualidade já funcionam com o IPv6. Então, boa parte do tráfego do provedor vai acabar passando pelo IPv6.
O termo ping pode se referir tanto a um utilitário de linha de comando quanto à latência da rede. Entretanto, quando você realiza um “ping” em um endereço IP, está usando o utilitário de linha de comando para enviar uma pequena quantidade de dados para ele e ver se ele está alcançável.
Um dos campos mais importantes para o estudo de ping e traceroute é o TTL (Time To Live) que define o número máximo de roteadores pelos quais o pacote pode trafegar. Isso evita, por exemplo, que um pacote fique indefinidamente circulando pela rede antes de achar o seu endereço destino.
Um endereço IPv6 normal deve ter oito segmentos; no entanto, uma notação de formato curto pode ser usada no GUI de gerenciamento do TS4500 para segmentos que são zero ou aqueles que possuem zeros à esquerda. A seguir estão exemplos de endereços IPv6 (normais) válidos: 2001 :db8:3333:4444:5555:6666:7777:8888.
Para criar uma interface IPv6 para a rede local, seleccione Nova Interface > Rede Local. Para criar uma interface IPv6 virtual, seleccione Nova Interface > IP Virtual.
(1) Clique “IPv6” em “Configurações Avançadas”; (2) Selecione o “tipo de Conexão” de acordo com o seu Provedor de Serviços de Internet (ISP). Os seguintes tipos de IPv6, pergunte ao seu provedor de serviços de Internet (ISP) para obter informações de configuração.
Tipos de comunicação. Para melhorar a eficiência da comunicação, tanto o IPv4 quanto o IPv6 oferecem suporte a diferentes tipos de endereçamento para que um dispositivo possa se comunicar com vários dispositivos em uma rede simultaneamente.
Basta digitar “ping”, o endereço do site (pode ser o IP ou o endereço completo) e pressionar Enter. O Windows envia alguns pacotes para a página indicada e aguarda a resposta. Em poucos segundos, você poderá saber se os pacotes foram devidamente entregues e o tempo que foi necessário para tal tarefa.
Na sequência ao abrir a Tela do cmd, o usuário deve digitar o comando que possibilitará realiza o teste de ping por pacotes: ping “IP interno da máquina” -t -l(XXX) (valor entre 0 e 65000 sem as aspas) depois disso pressione ENTER para disparar o ping.
Com a opção -t , o computador de destino recebe os pacotes ping até que você encerre o procedimento com as teclas [Ctrl] + [C], para que as estatísticas sejam exibidas. Este comando é chamado de ping contínuo (veja a dica ao final da tabela).