Alex Poatan se sagrou campeão peso-médio do UFC ao nocautear Israel Adesanya no 5° round da luta principal do UFC 281, em novembro de 2022. Em novembro de 2023, Alex Poatan se sagrou campeão do peso meio-pesado do UFC ao nocautear Jiri Prochazka no 2° round da luta principal do UFC 295.
Com a vitória contra Rountree Jr., Poatan chega a três defesas de cinturão no UFC em 175 dias. Em 13 de abril, ele iniciou as defesas de título ao nocautear Jamahal Hill. Em 29 de junho, foi a vez do paulista nocautear Jiri Prochazka.
Georges St-Pierre é ainda o lutador há mais tempo invicto da atualidade no UFC, com 13 triunfos consecutivos, e detém recordes como o lutador com maior número de vitórias em disputas de cinturão no peso meio médio, com 12; e como o atleta com mais tempo de luta no Ultimate, com 5h42m32s.
Em novembro de 2023, Alex Poatan se sagrou campeão do peso meio-pesado do UFC ao nocautear Jiri Prochazka no 2° round da luta principal do UFC 295. Ele se tornou o nono lutador a conquistar dois cinturões em categorias diferentes na história da organização.
Alex Poatan Pereira tem 37 anos, possui 11 vitórias e duas derrotas. Assim, ele triunfou em sua última luta contra o tcheco Jiri Prochazka, por nocaute no UFC 303 e manteve o título mundial dos pesos-médios. Seu próximo combate marca sua terceira defesa do cinturão.
No esporte, 'The Last Stylebender' construiu um cartel composto por 24 vitórias e quatro derrotas. Seus principais triunfos foram sobre Alex 'Poatan', Anderson Silva, Derek Brunson, Jared Cannonier, Kelvin Gastelum, Marvin Vettori (duas vezes), Paulo 'Borrachinha', Robert Whittaker (duas vezes) e Yoel Romero.
McGregor ganha mais de R$ 1 milhão com nocaute de Poatan e já escolhe futuro do brasileiro. O nocaute de Alex Poatan para cima de Khalil Rountree fez a alegria não apenas dos fãs do brasileiro, que continua como campeão dos meio-pesados do UFC.
Seu apelido é "Poatan", que em Tupi significa "Mãos de Pedra" (apesar de os Pataxó não falarem tupi). O apelido foi dado por seu primeiro treinador de kickboxing, Belocqua Wera, que também foi responsável por ajudar Pereira a descobrir sua ancestralidade indígena.
Alex Poatan iniciou no kickboxing aos 22 anos para tratar o vício em álcool. Logo na sequência já faturou dois cinturões do WGP, maior evento de kickboxing da América Latina.
Anderson Silva é considerado, por muitos, o maior lutador da história do UFC. Spider conquistou o cinturão peso-médio do Ultimate logo depois da sua estreia, título que defendeu em dez oportunidades.
Os maiores campeões na história do UFC incluem: José Aldo, com 7 defesas de título nos pesos-pena, antes de ser derrotado por Conor McGregor em uma luta histórica. Georges St-Pierre, o campeão dos pesos meio-médios com 9 defesas de título. Ficou conhecido por sua habilidade técnica e estratégica.