A inclusão pode ser definida como a capacidade de reconhecer as diferenças, entendê-las e respeitá-las para que seja possível criar um ambiente igualitário e respeitoso.
"O que é inclusão? É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós.
A “inclusão social” constitui, então, um processo bilateral no qual as pessoas, ainda excluídas, e a sociedade buscam, em parceria, equacionar problemas, decidir sobre soluções e efetivar a equiparação de oportunidade para todos.
A educação inclusiva pode ser definida como a prática da inclusão de todos – independentemente de seu talento, deficiência, origem socioeconômica ou cultural – em escolas e salas de aula provedoras, onde as necessidades desses alunos sejam satisfeitas (STAINBACK; STAINBACK, 1999, p.
Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.
Inclusão refere-se ao "ato ou prática de incluir e acomodar pessoas que foram historicamente excluídas (por causa de sua raça, gênero, sexualidade ou capacidade)".
Com a inclusão, os estudantes ganham a oportunidade de aprender, interagir e experimentar a vida em comunidade. Assim, as diferenças deixam de ser encaradas como obstáculos e passam a ser compreendidas como diversidade.
A inclusão na educação significa garantir que todos os estudantes se sintam valorizados e respeitados, e que possam desfrutar de um verdadeiro sentimento de pertencimento. No entanto, muitos obstáculos se colocam no caminho rumo a esse ideal. Discriminação, estereótipos e alienação excluem muitos.
A inclusão tem um impacto positivo na vida de todas as pessoas. Pois, quando incluem alguém, ele sente que tem valor e respeito. Assim, isso aumenta a autoestima e a confiança. Isso permite, ainda mais, que as pessoas aprendam com as diferenças, criem empatia e se tornem mais tolerantes.
Quando pesquisamos a palavra inclusão nos dicionários, o significado é enfático: ato ou efeito de incluir. Para entender melhor o que é inclusão, também vale lembrar do seu antônimo: exclusão. Estamos falando, portanto, sobre a adoção de meios e ações que combatam a exclusão na vida em sociedade.
Inclusão dentro de uma organização significa aceitar e valorizar os mais diversos talentos e qualidades de cada pessoa — sem impor conformidade. Quando isso acontece, não apenas as equipes ficam mais felizes no trabalho, mas a organização se beneficia de suas percepções únicas e maior produtividade.
O que é inclusão social? A inclusão social envolve todas as ações tomadas para integrar grupos marginalizados, como homossexuais, negros e pessoas com deficiência, no meio social. Por questões históricas, esses grupos enfrentaram uma exclusão do processo de socialização, que perdura na sociedade atual.
Uma escola inclusiva deve ser acessível a todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência ou mobilidade reduzida. A escola deve contar com rampas de acesso, banheiros adaptados, equipamentos específicos e outros recursos que possam facilitar a inclusão de todos os alunos.
Existem diversas formas de inclusão social, como: cotas raciais, cotas sociais, inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, diversidade de etnias e muitas outras. Algumas ferramentas ajudam a ter maior inclusão social, como o esporte.
A inclusão social é um processo que visa integrar indivíduos e grupos marginalizados ou excluídos na sociedade. A inclusão social é vista como uma resposta à exclusão social, que é caracterizada pela marginalização de certos grupos devido a diversos fatores.
A inclusão social é o conjunto de medidas direcionadas a indivíduos excluídos do meio social, seja por alguma deficiência física ou mental, cor da pele, orientação sexual, gênero ou poder aquisitivo dentro da comunidade.
A inclusão promove a aprendizagem colaborativa, na qual os alunos trabalham juntos para superar desafios e alcançar objetivos comuns. Isso reflete a realidade do mundo profissional, onde a colaboração é fundamental.
O Princípio da Inclusão-Exclusão (PIE) é uma generalização de um dos princípios básicos de contagem, o princípio aditivo. Este princípio está interessado na obtenção de uma fórmula para contar o número de elementos que pertencem a união de vários conjuntos não necessariamente excludentes ou disjuntos.
Inclusão social é o ato de incluir na sociedade categorias de pessoas historicamente excluídas do processo de socialização, como negros, indígenas, pessoas com necessidades especiais, homossexuais, travestis e transgêneros, bem como aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como moradores de rua e pessoas ...
Para indivíduos, a inclusão e a integração oferecem a chance de aprender com os outros, desenvolver habilidades sociais, aumentar a empatia e expandir a compreensão do mundo. Isso contribui para um crescimento pessoal mais amplo e enriquecedor.
As atitudes inclusivas trata-se de comportamentos que evitam excluir pessoas com base em sua classe social, gênero, condição física ou etnia. Em resumo, reconhece a diversidade que existe na sociedade e valoriza as capacidades de cada um, independente de sua origem.