O conhecimento é a substantivação do verbo conhecer. Conhecer é o ato de entender, compreender, apreender algo por meio da experiência ou do raciocínio. O conhecimento fascina a humanidade desde a Antiguidade, quando a Filosofia passou a pensar os modos como o ser humano pode conhecer a verdade.
Conhecimento é uma consciência dos fatos ou uma habilidade prática. O conhecimento dos fatos, também chamado de conhecimento proposicional, é frequentemente caracterizado como uma crença verdadeira que é distinta da opinião ou suposição em virtude da justificação.
1 Ato ou efeito de conhecer. 2 O ato de conhecer por meio da razão e/ou da experiência; cognição. 3 Processo pelo qual se adquire um saber intelectual. 4 Consciência que cada indivíduo tem da sua própria existência; lucidez.
O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas; além disso, ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo.
O conhecimento é a construção de um dado saber derivado das nossas experiências. O conhecimento é elaborado a partir da relação que o sujeito estabelece com o objeto. Nessa perspectiva, o conhecimento sempre será uma percepção individual que o sujeito obteve do objeto. Formas de conhecimento.
Conhecimento significa a familiaridade e consciência de uma pessoa, lugar, eventos, idéias, questões, maneiras de fazer as coisas ou qualquer outra coisa, que é reunida através da aprendizagem, percepção ou descoberta.
O conhecimento é o pensamento que resulta da relação que se estabelece entre sujeito que conhece e objeto a ser conhecido. A teoria do conhecimento é uma disciplina filosófica que investiga os problemas decorrentes da relação entre sujeito e objeto do conhecimento, bem como as condições do conhecimento verdadeiro.
O conhecimento é um processo cognitivo complexo, que permite você entender, interpretar e dar sentido a tudo que o rodeia. Em poucas palavras, é tudo que você sabe e a forma como você sabe.
De forma simples, é possível dizer que conhecer é elaborar um modelo de realidade. O conhecimento é, portanto, uma forma de compreender a realidade. Essa representação a realidade fundamenta-se nos sentidos e na percepção, na imaginação ou no intelecto; na ideia de verdade ou de falsidade.
Inferimos então que um conhecimento, para ser verdadeiro, dentro desta concepção, deve ser acreditado à luz de algum critério que seja aceito por todos. Dessa forma, sim, segundo Platão, pode-se construir um conhecimento capaz de transcender o particular e o tempo, capaz, finalmente, de alcançar o inteligível.
O conhecimento, como a palavra indica, é tudo aquilo que conhecemos, ou seja, que sabemos. Assim, uma pessoa pode ter conhecimentos sobre diversos temas: culinária, jardinagem, psicologia, arte, mecânica de carros, enfim, qualquer assunto que exista no universo.
Portanto o conhecimento exige do sujeito cognoscitivo (*) a capacidade de identificar o que é importante e assim gerar o saber. Se informação é dado trabalhado, então conhecimento e informação trabalhada.
Ao longo da história da humanidade, iremos distinguir quatro tipos de conhecimento: o conhecimento popular ou senso comum, o conhecimento religioso, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico.
Conhecer a si mesmo, sem concepções fundamentalistas, permitirá que o ser construa sua liberdade intelectual, desenvolvendo-o e permitindo que tenha autonomia em sua vida. Essa é a importância do conhecimento, para o homem que aprende e apreende conceitos úteis para a sua vida.
O conhecimento supõe três elementos: o sujeito (a consciência), o objeto (aquilo a que o sujeito se dirige para conhecer) e a imagem (o ponto de coincidência entre objeto e o sujeito). O homem precisa pensar.
A definição de conhecimento. Sabemos já que o conhecimento consiste numa relação que um sujeito estabelece com um objecto e que esse objecto é uma certa proposição.
O conhecimento é um processo complexo que envolve vários mecanismos sensoriais e cognitivos, permitindo que as informações sejam obtidas do ambiente. Desde o início da civilização humana, cada indivíduo utiliza diferentes metodologias para entender o mundo ao seu redor.
Teoria do conhecimento é uma área de estudo da filosofia (e também psicologia) que discute como é possível ao ser humano chegar ao conhecimento. A capacidade de conhecer o mundo racionalmente é objeto de estudo da teoria do conhecimento.
O conhecimento pode ser transmitido através das gerações, por meio dos processos de socialização e de interação social. Dessa interação com o mundo ao seu redor, o homem produz e reproduz conhecimento e informação.
O conhecimento entra e se instala no indivíduo, o que leva a conclusão de que o sujeito tem pouco ou nenhum mérito nesse processo, sendo, portanto, passivo. Na visão empirista, o conhecimento é algo absorvido pelo ser humano por meio de seus órgãos dos sentidos, visão, audição, tato, paladar e olfato.