A massa é calculada pela razão entre a força resultante e a aceleração do corpo. O peso é calculado pelo produto entre a massa do corpo e a aceleração da gravidade. A balança mede massa, por isso a unidade de medida é dada em quilograma e não em Newton.
Pelo sistema internacional, utilizamos como principal unidade de medida o grama (g), seus múltiplos quilograma (kg), hectograma (hg) e decagrama (dag), e seus submúltiplos, decigrama (dg), centigrama (cg) e miligrama (mg).
As unidades de medidas de massa são usadas para determinar a massa de um objeto ou de um corpo. Elas podem ser grama (g), quilograma (kg), decigrama (dg), entre outros. De volume: As unidades de medidas de volume são usadas para determinar o valor do corpo de um objeto ou corpo.
As medidas mais comuns estão ligadas ao grama, sendo os seus múltiplos o hectograma, o decagrama e o quilograma, os quais são utilizados em objetos de massa maior. Também existem os submúltiplos, decigrama, centigrama e miligrama, para medir objetos que possuem massa menor.
Massa e peso são grandezas diferentes, a massa mede a quantidade de matéria de um corpo, o peso mostra a relação da massa com a aceleração da gravidade local.
O cálculo é bastante simples, necessitando apenas estabelecer a relação entre a massa (kg) e altura (m) do indivíduo. Podemos ver como calcular o Peso Ideal na equação abaixo: Índice de Massa Corporal – IMC = Massa (kg) ÷ Altura (m)².
Podemos calcular a massa de um corpo através da sua densidade, se soubermos qual a densidade de um corpo conseguimos encontrar sua massa multiplicando a densidade pelo volume ocupado.
Tem mais depois da publicidade ;) A massa é a medida da quantidade de matéria que um objeto contém. Peso é o produto da massa pela ação da gravidade, portanto, peso e massa se relacionam, são grandezas proporcionais: quanto maior a força da gravidade, maior será o peso.
Nós já estamos acostumados a desde sempre sabermos que 1Kg é 1Kg, ou que essa unidade de medida pode ser representada pelo o somatório de 1.000 g (mil gramas), ou 1.000.000 mg (um milhão de miligramas) ou até mesmo 1.000.000.000 µg (um bilhão de microgramas) e assim por diante, mas é sobre essa última unidade de medida ...
Massa é a quantidade de matéria presente em um corpo. Dizemos que a massa de uma pessoa é a mesma em qualquer lugar. Continuando com mais um exemplo, vamos determinar o peso de uma pessoa com massa igual a 57 kg, na terra, na lua e em outros planetas.
O peso de um corpo é o produto da sua massa pela aceleração da gravidade local. Essa grandeza também é a força com a qual o objeto é atraído pelo planeta. O peso pode ser definido como a força necessária para segurar um objeto e impedir sua queda livre.
O índice é calculado da seguinte maneira: divide-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. Diz-se que o indivíduo tem peso normal quando o resultado do IMC está entre 18,5 e 24,9.
Criado no século 19 pelo matemático Lambert Quételet, o Índice de Massa Corporal, conhecido pela sigla IMC, é um cálculo simples que permite medir se alguém está ou não com o peso ideal. Muitas pessoas buscam descobrir seu IMC quando iniciam uma dieta específica ou uma atividade física.
A unidade atribuída ao peso no Sistema Internacional de Unidades é o Newton (N), uma abreviação da unidade kg. m/s² (quilograma ao metro por segundo quadrado). Trata-se de uma grandeza física vetorial por apresentar módulo, direção e sentido.
A massa e o peso são grandezas físicas distintas: Massa: é medida em quilograma e não tem o seu valor alterado pela localização do corpo. Peso: é medido em Newton e tem seu valor alterado pela localização do corpo, já que é uma força que varia com a aceleração gravitacional do local.
De forma simplificada, temos: peso/(altura x altura). Vamos a um exemplo prático: se uma mulher pesa 60 kg e tem 1.75 de altura, seu IMC será 19.59kg/m2. Portanto, como você pode conferir a seguir, ela apresenta peso adequado para a sua altura.
Se você tiver o valor em gramas e o preço praticado pelo quilo do produto, e quiser saber quanto pagar pelas gramas em questão, basta multiplicar as gramas em questão pelo preço praticado por quilograma, e dividir tudo por mil.
A massa é uma das propriedades físicas da matéria. Pode ser entendida como uma expressão de sua inércia ou ainda como a quantidade de matéria que compõe um corpo. A massa de um corpo pode ser definida como uma expressão de sua inércia ou como a quantidade de matéria que compõe esse corpo.