A diluição da Suvinil Gesso & Drywall deve ser feita com 50% de água potável na primeira pintura e de 10% a 20% nas repinturas. Não é necessário aplicar mais que 2 ou 3 demãos. Durante a pintura de gesso, preze por utilizar um rolo de 22 mm para as primeiras aplicações e de 9 mm para as seguintes.
Antes de iniciar a pintura em gesso, o primeiro passo é preparar a superfície para receber a tinta. Ela deve estar lisa e sem imperfeições. Para isso, aplique gesso nos buracos e fendas e aguarde o tempo de secagem. Feito isso, é hora de lixar.
Basta utilizar o selador para gesso , que vai dar a aderência de que a tinta precisa para fixar no gesso , evitando a calcinação e o amarela mento da tinta . Se for uma parede lisa, você pode utilizar rolo.
Dissolva o conteúdo desta embalagem em 1 litro de água filtrada. Posteriormente coloque o material impregnado de gesso, em banho na solução até que dissolva o gesso. Descarte a solução em água corrente. Para promover uma remoção mais rápida, usar aparelho ultrassônico por 30 minutos..
Esse processo é muito importante e deve ser realizado antes da pintura. Ele garante que a aplicação seja eficaz e se torne duradoura. No entanto, para realizar esse processo da forma correta, você precisa contar com a ajuda de uma ferramenta essencial: a lixa para gesso.
Se necessário, aplique até uma terceira demão de tinta no gesso. Atualmente, existem tintas que podem ser aplicadas diretamente no gesso sem a necessidade de um fundo preparador para pintura em gesso, como a Coral Direto no Gesso, que você encontra em nossas lojas.
- O Solv Gesso amolece e dissolve o gesso endurecido em moldeiras e outros utensílios. - Para utilizar coloque o líquido Solv-Gesso em recipiente plástico e imergir a peça com o gesso no produto em temperatura ambiente por um tempo de aproximadamente 30 minutos à no máximo 1hora.
Não há dúvidas de que a aplicação de gesso é muito mais veloz se comparada à massa corrida — até porque o material poderá ser aplicado diretamente sobre a alvenaria, sem a necessidade de reboco. Portanto, se você tem urgência na obra, essa pode ser a melhor opção.
Para secar totalmente, o gesso leva, em geral, dependendo da estação do ano, de 2 a 3 dias. Nesse período, o cuidado com ele deve ser redobrado, para evitar rachaduras e quebras.
É recomendável, portanto, utilizar o gesso para acabamento em ambientes internos. Por absorver rapidamente a tinta, é preciso que a pintura sobre o gesso seja feita de maneira cautelosa, evitando, por exemplo, que o rolo fique muito molhado e cause manchas em algumas áreas em que foi passado primeiro.
Tinta Acrílica para Gesso foi especialmente desenvolvida para aplicar diretamente sobre o gesso, proporcionando menor custo da pintura por dispensar o uso de fundo, reduzindo também tempo e mão de obra. É uma tinta para facilitar o processo de aplicação.
Por isso, opte pelo uso de colas de montagem de alta resistência indicada para instalações, decorações e reparos internos. Colas Premium de montagem são a solução ideal para a colagem de diferentes materiais como madeira, concreto, gesso / drywall.
Para ter uma ideia, a tinta para pintar gesso leva até 12 horas para secar. Deixe a superfície intocável durante esse tempo para obter o acabamento desejado.
Se estiver na dúvida se já está seco não, aqui vai uma dica, as partes que secaram ficam mais brancas que as outras. Lembrando que a parte úmida não deve ser pintada, pois pode causar muitos transtornos para o seu trabalho, você pode apressar isso com o uso de ventiladores direcionados para o local.
Precisa passar massa corrida no gesso para pintar?
Muita gente pensa que a massa corrida deve ser passada somente nas emendas das placas de drywall, mas isso é mito. O correto é aplicar a massa na chapa inteira.
Paredes de gesso, principalmente as de construção recente, costumam apresentar problemas de aderência. Por isso, devemos primeiro lixar toda a parede com uma lixa fina (de 120 a 15) e retirar todo o material que se desprendeu, ou não saiu completamente, até que a parede esteja completamente limpa. Não use lixa grossa.
Geralmente, o objetivo é o de secagem rápida, pois ao se misturar o gesso com o cimento, obtém-se um rápido endurecimento do revestimento. A mistura também proporciona rapidez na aplicação, economia de tempo e um bom acabamento da parede.
O grande truque é colocar uma toalha molhada, presa com elásticos para não escorregar, só na parte da frente do gesso, formando meio que um caminho. Deixe a toalha lá por uma a duas horas. Com isso, um pedaço do gesso vai amolecer o suficiente para, com cuidado, você conseguir cortá-lo.
Uma alternativa para reduzir o tempo de secagem do gesso lento é adicionando um pouco de sal na mistura. O uso de secador de cabelo e ventilador para ajudar a secar o gessopode ajudar no processo, mas é necessário muito tempo de exposição para ser efetivo.
O material pode ser reintegrado à produção por meio dos revestimentos internos (acabamento ou reboco) ou transformado em placas para isolamento acústico e/ou térmico, blocos de alvenaria, o que facilita também a destinação correta desses produtos.
O SOS Gesso da Drylevis é ideal para proteger o gesso de umidade aumentando a durabilidade, é um aditivo a base d'água, que ao misturado com gesso o torna hidrorepelente, prevenindo a formação de mofos e manchas ocasionadas pela umidade.
Qual tinta utilizar? Qual é a melhor tinta para pintar gesso? A Suvinil Gesso e Drywall é a opção ideal para esse procedimento. Além de dispensar a aplicação do fundo preparador, já que possui a função de fundo e acabamento, ela pode ser usada em paredes de gesso, drywall, reboco, textura, massa corrida e até acrílica.
O Selador Gesso Duralatex é um complemento acrílico, para paredes internas , e tem como função ser utilizado como primeira demão/ fundo para todas as superficies de gesso, tais como gesso liso, dry wall, placa de gesso entre outros.