Para conservar a camada antiaderente, deve-se evitar as esponjas de aço, que podem riscá-la e até removê-la. Utilizar produtos abrasivos como saponáceos, esfriar a panela na água ou deixá-la aquecer demais quando vazia também danificam o revestimento.
Prefira as esponjas macias e, se algo ficar grudado na panela, coloque-a de molho por alguns minutos na água com detergente. Na hora de armazenar suas panelas de teflon, nunca coloque-as umas sobras a outras, pois isso pode causar arranhões.
Umedeça uma esponja de limpeza com detergente neutro e passe por toda a superfície da panela, por dentro e por fora, com o lado macio da esponja. Depois enxágue bem e seque em seguida. Armazene em um local seco e arejado.
Como aumentar a durabilidade da frigideira antiaderente?
4 cuidados para conservar sua panela antiaderente
Use utensílios de plástico, madeira, nylon ou silicone. O papel-toalha também pode ser usado. 2. Não use esponjas de aço e qualquer outro material abrasivo ou cortante, para não danificar o revestimento; opte pelas esponjas e panos macios.
Esta é uma dica incrível: com apenas um pouco de óleo e sal grosso no fundo da panela, é possível devolver a aderência a ela. Para isso, basta “fritar” o sal grosso no óleo por alguns minutos e desligar o fogo assim que o sal ficar amarelo. Em seguida, é só retirá-lo com um papel-toalha para não arranhar a panela.
Para conservar a camada antiaderente, deve-se evitar as esponjas de aço, que podem riscá-la e até removê-la. Utilizar produtos abrasivos como saponáceos, esfriar a panela na água ou deixá-la aquecer demais quando vazia também danificam o revestimento.
Sim, você pode utilizar bicarbonato de sódio ao invés do sal grosso para recuperar o antiaderente da sua frigideira. Nesse caso, o ideal é misturar 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e 1 xícara (chá) de água. Depois, é só colocar a mistura dentro da frigideira e levar ao fogo, deixando ferver por alguns minutos.
Assim como dito anteriormente, o teflon presente na panela é muito sensível, e a facilidade que ele tem para riscar ou desgastar é mais fácil do que nos tipos de panelas tradicionais. Para isso, de maneira alguma, deve-se utilizar saponáceos para a limpeza do produto, apenas detergente e sabão neutro.
O que fazer para frigideira antiaderente não grudar?
O primeiro passo é aquecer a panela com bastante sal. Depois, retirar o sal e passar uma camada de gordura - óleo, azeite ou manteiga. Pronto, basta isso para nunca mais ter sua panela grudando.
Para evitar arranhões e danos no revestimento antiaderente, é importante guardar as panelas corretamente. Empilhe as panelas uma dentro da outra, com um pano de prato ou papel toalha entre elas. Isso evitará que o revestimento antiaderente entre em contato com outros materiais, como metal, que podem danificar a panela.
Mesmo antes de utilizar a primeira vez, é preciso fazer a cura em suas panelas e formas antiaderentes, veja como proceder: Antes de tudo, retire toda embalagem, plásticos ou papéis da panela ou forma.
Assim, antes do primeiro uso, espalhe um pouco de óleo sobre a forma e leve-a diretamente para o fogão, deixando o fogo baixo por 2 minutos. Em seguida, retire a forma antiaderente do fogo e lave normalmente com sabão neutro. Esse procedimento é chamado de “queimar a forma” e é usado para ativar o teflon.
Lave-a bem, com detergente neutro e uma esponja macia; em seguida, besunte sua panela com óleo ou outra gordura e leve ao fogo baixo por dois minutos; espere esfriar e lave novamente. Esse processo ajuda a conservar o teflon nunca usado. O mesmo princípio de não riscar a panela vale para os utensílios que serão usados!
Misture uma pasta de bicarbonato de sódio e água até obter uma consistência pastosa; Aplique a pasta na área arranhada e esfregue suavemente com uma esponja não abrasiva; Enxágue bem a panela e verifique se o arranhão diminuiu. Repita o processo, se necessário.
Coloque um pouco de óleo ou azeite dentro da panela e leve para o fogo médio. Aguarde de 2 a 3 minutos, espere esquentar um pouco, e desligue o fogo. Quando a panela esfriar completamente, repita o processo de lavagem, com cuidado e deixando a panela completamente seca de novo.
Se você acabou de comprar suas panelas antiaderente, saiba que é preciso fazer um processo que ajuda a conservá-la ainda mais! Antes de usá-la pela primeira vez, besunte o interior da panela com um pouco de óleo e deixe por 2 minutos no fogo. Depois, basta lavar normalmente e utilizar!
Primeiro, lave-a bem, com detergente neutro e uma esponja macia. Depois, unte a panela com óleo e leve ao fogo baixo por dois minutos. Espere esfriar e lave novamente. Pronto, esse processo ajuda a conservar o teflon nunca usado.
O uso de spray de óleo antiaderente pode ser prático, mas o produto não é indicado para as frigideiras com esse material. Por ser de difícil remoção, o spray deixa resíduos que permanecem presos no fundo da panela mesmo após a lavagem.
Basta apenas espalhar sal grosso pelo fundo da frigideira e levá-la ao fogo por alguns minutos. Quando o sal começar a queimar, ficando meio amarelo, retire do fogo e, com bastante cuidado, vá retirando o sal com um papel-toalhapara não arranhar. Pouco óleo em uma frigideira antiaderente.
Espalhe sal grosso sobre a superfície de teflon e leve ao fogo. Quando o sal começar a ficar amarelado, apague o fogo. Com muito cuidado, remova todo o sal, sem esfregar. Recomendamos usar um papel-toalha para evitar danos ao material.
“Isso é causado pela formação de uma mancha seca na fina película de óleo de girassol como resultado da convecção térmica capilar.” No estudo publicado, os pesquisadores indicaram que quando a panela é aquecida por baixo, um gradiente de temperatura é estabelecido no filme de óleo.