O fruto do Cruzamento da égua (n=64) com o Jumento (n=62), origina um produto hibrido de (n=63) denominado Burro quando macho, e Mula quando fêmea. Já no cruzameNto entre a Jumenta(n=62) com o cavalo(n=64), o produto híbrido será denominado Bardoto (fêmea ou macho).
O cruzamento de um jumento com uma égua, dará origem a um híbrido, chamado de burro (macho) ou mula (fêmea). Já o híbrido resultante de um cruzamento entre uma jumenta e um cavalo terá o nome de bardoto (a).
Burro é o nome que se dá ao filhote macho do cruzamento entre o jumento (ou asno) ou jegue, com a égua (fêmea do cavalo). Quando o resultado do cruzamento é uma fêmea, chamamos de mula.
Reprodução: São polígamos. Nas manadas de burros selvagens costuma existir um macho dominante com várias fêmeas. Já nas manadas maiores podem haver vários machos. Reproduzem-se a qualquer altura do ano, com um tempo de gestação de 12 meses.
Burro é o nome dado ao filhote macho do cruzamento entre o jumento, também chamado de asno ou jegue (Equus asinus), com a égua, ou cavalo fêmea (Equus caballus). Quando se trata de uma fêmea resultante desse cruzamento, falamos em mula.
Os burros são animais herbívoros. Na natureza, o comportamento natural do burro é o de escolher vegetais ricos em fibra, entre pasto, plantas arbustivas e folhas, alimentando-se em pequenas quantidades ao longo do dia.
O embrião é coletado da égua-mãe e transferido para as mulas. A gestação dura em média 330 dias. A mula com o nome de Girafa está com 15 dias de gestação e ela está agora como se fosse em uma sala de ecografia, com equipamento de ultrassom. Durante 60 dias, todos os dias, eles fazem esse exame.
Eles descobriram que os burros, muito provavelmente, foram domesticados em primeiro lugar a partir dos asnos selvagens - provavelmente, por pastores - cerca de 7 mil anos atrás no Quênia e no Chifre da África.
Um burro vive mais ou menos 20 anos, mas alguns chegam aos 30. Tal como nos cavalos a sua idade é descoberta através dos dentes, que apesar de muito fortes vão ficando mais feios com a idade. Os burros que vivem nas regiões frias são menores e frágeis do que os dos países quentes.
O fruto do Cruzamento da égua (n=64) com o Jumento (n=62), origina um produto hibrido de (n=63) denominado Burro quando macho, e Mula quando fêmea. Já no cruzameNto entre a Jumenta(n=62) com o cavalo(n=64), o produto híbrido será denominado Bardoto (fêmea ou macho).
Os burros e as mulas (bestas) são muares. Os cavalos têm pelagem específica dos equinos, pescoço mais alongado e cabeça mais definida. Os asininos (jumentos) são menores, têm pescoço menor, mais grosso, pelagem cinza e uma cruz na linha dorsal.
A gestação de uma jumenta dura entre 11 e 14 meses. Apesar de serem consideradas estéreis, as mulas também podem gestar através da transferência de embriões das éguas. Nestes casos, em que a mula é usada como receptora, a duração média do procedimento é 11 meses.
Mula e burro, por sua vez, são um outro animal, formado a partir do cruzamento entre um jumento e uma égua. Quando o filhote desse acasalamento é uma fêmea, ela é chamada de mula; quando nasce um macho, ele é popularmente chamado de burro.
Burro é o nome dado ao filho macho do cruzamento entre o jumento com a égua. Quando se trata de uma fêmea resultante desse cruzamento, falamos em mula. Por serem resultantes do cruzamento entre espécies diferentes, os burros e as mulas nascem estéreis.
ABSTRACT. O Equus asinus (Burro/Jumento) é um animal doméstico pertencente a família Equidae, geralmente usado para tração. Este pode atingir um peso médio adulto de 130 a 250 kg podendo suportar carga com um terço (1/3) do seu peso nas costas.
Sua longevidade permite-lhes trabalhar por mais de 35 anos e, em alguns casos, por até 47 anos. Os muares, animais de grande importância na história do Brasil, nunca poderão ser esquecidos. Graças ao trabalho de burros e mulas, o Brasil cresceu, evoluiu e se desenvolveu.
“A gestação mais longa é a da mamãe elefante, que leva de 22 a 24 meses”, diz a bióloga Mara Cristina Marques, da Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Os de gestação mais curta são os roedores. Por isso eles são geralmente escolhidos para as pesquisas de laboratório.
Na natureza, os burros escolhem plantas ricas em fibras, seja pasto, folhas de árvores ou arbustos, que vão ingerindo em poucas quantidades ao longo do dia.
Categoria. A mula e o burro são animais híbridos, fruto do cruzamento entre um jumento e uma égua, considerados inférteis. O motivo da dificuldade em se reproduzirem é a incompatibilidade no cariótipo dos pais. A égua possui 64 cromossomos, o jumento 62 e geram um muar com 63 cromossomos.
Mamífero da família dos Equídeos. Os burros selvagens vivem em algumas das regiões mais desertas da terra e resistem bastante bem à escassez de água e de alimentos. O burro selvagem (Eques africanus) vive no nordeste da África distinguindo-se duas subespécies, uma na Somália e outra no deserto da Núbia.