Comprar eletrodomésticos de aço inoxidável pode ser uma boa opção, por serem resistentes à corrosão. A tinta dos aparelhos ajuda a protegê-los. Se houver algum arranhão na pintura, é preciso limpar a área com uma lixa e pintar com esmalte protetor para metal.
O aço inoxidável é um excelente material, muito versátil e atende bem todas as necessidades em cidades litorâneas. A camada de proteção do inox (também chamada de camada passiva) é a ligação do oxigênio do ambiente com o cromo.
Material que mais sofre com a ação da maresia, para evitar que tudo se enferruje e estrague rápido, é recomendado o uso do aço inox ou galvanizado com pinturas especiais contra a corrosão. A dica vale desde a hora de escolher pregos até geladeiras, eletros, portas e portões. Um alternativa mais econômica é o alumínio.
Enquanto o aço inox 304 pode ser utilizado com sucesso em algumas aplicações na praia, como mobiliário ou objetos que não estão diretamente expostos à maresia constante, o aço inox 316 é mais adequado para estruturas, equipamentos e elementos que enfrentam uma exposição mais intensa ao ambiente marinho.
Ou bicarbonato de sódio e água. Deste modo, basta misturar os dois ingredientes até formar uma pasta. Depois, usando um pano ou esponja, passe na superfície do aço inox evitando fazer movimentos circulares. Por fim, é só enxaguar com água morna e secar com um pano macio.
Como limpar o produto: A limpeza deve ser feita pelo menos uma vez por semana utilizando sabão neutro, água e um pano macio. Não use produtos químicos, abrasivos, sapólios, saponáceos, solventes, polidores ou palha de aço.
É muito comum encontrarmos diversos itens compostos por metais, como o ferro. Essas superfícies são extremamente suscetíveis à ação da maresia. Uma dica para evitar ou combater a oxidação nesses casos é uma lubrificação periódica das superfícies metálicas.
Passo 1: Dilua 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em meio copo de água; Passo 2: Aplique sobre o local e deixe agir por cerca de 3 minutos; Passo 3: Use uma escova de cerdas macias para escovar o metal, sem muita força; Passo 4: Se o zinabre permanecer, deixe o bicarbonato mais um pouco e repita a operação.
O importante é usar pano com sabão neutro nos móveis e cômodos para retirar o excesso de maresia. Lembre-se de que em móveis de madeira, o ideal é utilizar um pano seco para não estragar ainda mais a mobília.
-Proteja a superfície contra objetos pontiagudos e evite o acúmulo de ácidos e alcalinos, que podem manchar e oxidar as peças. Como já citamos, você pode usar água ou detergente neutro para limpar o aço inox, mas também é permitido utilizar sabão e detergentes suaves para as limpezas do dia a dia.
Uma boa recomendação é limpar os móveis com um pano úmido e detergente neutro. Esse produto ajuda na eliminação dos elementos corrosivos que se acumulam nas superfícies e, com o tempo, preparam o ambiente para o surgimento da ferrugem. Além disso, você também pode usar limpadores multiusos para móveis de fórmica.
Madeira: O óleo de peroba e lustra-móveis são ótimos aliados na hora de proteger seus móveis de madeira dos efeitos da maresia. Para isso, basta fazer a aplicação do produto semanalmente. Em relação aos pisos ou decks, o indicado é a aplicação anual de verniz naval, também chamado de verniz marítimo.
O vinagre é um produto versátil e eficaz também na limpeza cotidiana do inox. Para utilizá-lo, misture partes iguais de água e vinagre branco em um borrifador. Borrife a solução no inox e depois limpe com um pano macio, sempre seguindo a direção do polimento do inox.
Tenha em mente que você jamais pode usar produtos de limpeza contendo cloretos, em especial, ácido clorídrico. Além disso, não deve aplicar na superfície do inox alvejante de hipoclorito ou polidores de prataria, pois esse produtos comprometem a aparência do inox. Saiba ainda que você jamais deve polir ou arear o inox.
Como regra geral, evite usar produtos abrasivos, como álcool, solventes e saponáceos, já que podem danificar o inox e reduzir seu brilho. Também não são recomendados os panos e esponjas ásperas, lã de aço e outros materiais que possam arranhar o metal.
Esse processo é acelerado pela presença dos íons na água do mar e nos evaporitos, que são micropartículas presentes no ar que apresentam sais. Esses íons fazem uma ponte salina, o que possibilita o fenômeno de oxirredução entre o oxigênio do ar e os metais.
Limpar objetos com óleo de peroba é uma ténica antiga, mas eficaz. No caso da geladeira inox, ele pode ser aplicado com um pano macio para remover alguma mancha mais densa. Recomenda-se remover o excesso do óleo com papel toalha.
Pode passar álcool em inox? Pensando em como dar brilho em inox, a utilização de álcool não é recomendada, tendo em vista que além de ser um produto inflamável, pode causar danos às peças como manchas, por exemplo. Da mesma forma, devem ser evitados materiais como: esponjas de aço, água sanitária e cloro.
Vidro. Diferentemente das superfícies que não são inoxidáveis e das madeiras e MDF, o vidro é resistente por não oxidar nem estufar diante da presença da água (de qualquer tipo).
Respondendo de forma simples e objetiva, saiba que, se bem cuidado, o aço inox 304 não enferruja. Isso porque o aço inoxidável 304, devido à sua composição, assegura a elevada resistência à oxidação e corrosão do material, processos estes responsáveis pela ferrugem na superfície.