O recomendado é que o botijão de gás seja armazenado em local arejado e limpo, com boa circulação de ar em uma área externa, para evitar o acúmulo de gás em caso de vazamentos.
Usar capa para botijão de gás não é recomendado por duas razões: a primeira é por atrapalhar a verificação da validade dos itens de segurança, aumentando as chances de vazamento; a segunda é que boa parte das capas é feita de material inflamável, esse tipo de produto jamais deve ficar perto do seu botijão!
Evite armários ou compartimentos fechados, isso garantirá maior segurança a você e sua família. O correto é que o produto fique em um local arejado, preferencialmente na parte externa do imóvel. Para que isso seja possível, opte por mangueiras com um comprimento maior.
O botijão de gás precisa estar armazenado em um lugar arejado, em que, no caso de um eventual vazamento, o gás não se acumule. Portanto, guardar o gás de cozinha em uma caixa totalmente fechada, nem pensar. A alternativa mais segura é manter o botijão em uma casinha de gás com aberturas na lateral.
ONDE DEIXAR O BOTIJÃO DE GÁS?? Para você que não gosta de deixar o botijão dentro de casa.
O que acontece se deixar o botijão de gás no sol?
Embora seja raro que um botijão de gás exploda ao ficar exposto ao sol, isso não é recomendado. O calor excessivo pode comprometer os componentes de segurança, como a válvula de alívio de pressão, o que aumenta o risco de acidentes e vazamentos.
A realidade é que não é necessário vedar o gás do botijão, exatamente porque ele apresenta um sistema de pressão estruturado por mola que veda a passagem da substância. O que deve ser feito é retirar o regulador de pressão e armazenar o botijão de gás,, caso seja possível, em um local ventilado sem confinamento.
Colocá-lo em uma posição elevada com grades de proteção, para que o ar possa circular, é a dica mais segura. E jamais coloque o equipamento na posição horizontal, principalmente em lugares com altas temperaturas.
Jamais faça isso, pois o calor do fogão pode danificar a mangueira. e a validade das mangueiras também é de cinco anos. Não instale seu botijão em locais fechados, como no armário que fica debaixo da pia. O ideal é instalar em locais arejados, com boa ventilação e abrigado do sol e da chuva.
Qual a distância máxima do botijão de gás para o fogão?
A margem de segurança é de 1,50m. Instalar o botijão de gás mais afastado possível do fogão. O ideal é a instalação fora da cozinha, em local coberto e arejado.
Quando a área de armazenamento for coberta, a cobertura deve ter, no mínimo, três metros de pé direito, e ser construída com material resistente ao fogo. Os recipientes de GLP, cheios ou vazios, não podem ser colocados perto de portas, escadas ou locais normalmente destinados ao livre trânsito de pedestres ou veículos.
Não coloque cortinas, panos de prato ou outros materiais que possam pegar fogo junto ao fogão ou sobre o botijão; Não tente eliminar vazamento de maneira improvisada (com sabão, cera, etc.).
O botijão de gás pode ficar embaixo do cooktop? AFINAL, ONDE COLOCAR O BOTIJÃO DE GÁS? Independente do modelo do seu fogão, seja cooktop, de piso tradicional ou embutido, as regras para instalação do botijão são sempre as mesmas.
Em que situação quando um botijão de gás pode explodir?
Nas condições normais, quando não há vazamentos, o seu gás produz fogo de forma segura. Mas se houver um vazamento em um ambiente fechado – como na sua cozinha, por exemplo – o gás se espalha por todo ambiente e apenas uma pequena faísca pode causar incêndios, ou até mesmo explosões.
Qual é a temperatura que a mangueira do botijão suporta?
É uma mangueira de gás normatizada, recomendada nos manuais de instrução dos principais fabricantes do mercado. Suporta alta temperatura, até 300ºC - sendo o único modelo de mangueira de gás que pode passar atrás do fogão.
De acordo com a Resolução nº 26, de maio de 2015, os botijões de gás só podem ser transportados em veículos automotores, que devem ser equipados com proteção lateral e traseira. Por isso, a pintura do botijão se estraga com facilidade e após o reabastecimento ele deve ser pintado.
Também não é recomendado que o botijão de gás fique frequentemente exposto ao sol e a chuva, pois danifica seus componentes de segurança, principalmente os que são feitos de plástico, como o lacre.
O aquecimento provocado no local deformava a mangueira, causando vazamentos e explosões. A diminuição nas medidas da mangueira de PVC impede essa prática e, consequentemente, evita acidentes causados pela deformação do produto.
A resposta é sim. É possível fazer uma instalação de gás embutida em residências e locais que não possua uma instalação já feita. Mas para que o recurso possa ser usado, é necessário que seja realizada seguindo as normas vigentes de qualidade e segurança.
Fique atento: todo botijão Liquigás deve trazer lacre inviolável com a marca sobre a válvula. Recuse botijões sem lacre, com o lacre sem marca ou com o lacre violado (lacre quebrado ou solto).
Quanto à posição da mangueira de PVC fabricada para GLP, informamos que, por questões de segurança estabelecidas na norma ABNT NBR 8613, esta não deve passar por trás do fogão, visando evitar contato com altas temperaturas.
Na realidade, o sabão serve para verificar, na hora da instalação do botijão de gás, se há algum vazamento no vasilhame, na válvula ou na mangueira. Usar a pasta do sabão para “tapar” sinais de vazamento pode causar danos gravíssimos. Nunca use sabão em barra para vedar o vazamento de gás.
Em hipótese alguma mantenha seu recipiente de gás de cozinha guardado em locais fechados, como armários ou estruturas fechadas. Para protegê-lo do ambiente externo, o ideal é que seja construído um abrigo próprio para botijões, com a porta bem arejada e espaço para o gás, o registro e a mangueira.
Por que não se deve usar veda rosca em botijão de gás? A fita veda rosca foi desenvolvida para vedar os vazamentos de líquidos. Logo, ela não tem capacidade de impedir vazões de outras substâncias em estado diferente. Na verdade, ao usá-la no botijão de gás, aumenta os riscos desse escape acontecer.