2) Em outras palavras: n é primo, se sempre que n = ab necessariamente (n = a e b = 1) ou (n = b e a = 1). Proposição 1: Seja n ≥ 2 um número inteiro. Então existe um número primo p tal que p | n. Demonstração: Seja S = {d é inteiro / d ≥ 2 e d | n}.
Um número natural é primo se ele possui apenas dois divisores positivos e distintos. Ou seja, um número natural é primo se ele é maior que 1 e é divisível apenas por si próprio e por 1. Um exemplo: o número 2. Ele só é divisível por ele mesmo, e por 1.
Para identificar um número primo devemos dividi-lo sucessivamente por números primos como: 2, 3, 5. . . e verificar se a divisão é exata (em que o resto é zero) ou não exata (onde o resto é diferente de zero). Se o resto da divisão for zero o número não é primo. Se nenhum resto for zero, o número é primo.
Chamamos de número primo um número natural que possui dois divisores: 1 e ele mesmo. Para encontrar números primos, foi desenvolvido o crivo de Eratóstenes. Quando um número não é primo, podemos escrevê-lo como a multiplicação de números primos, processo esse chamado de fatoração.
Um número é classificado como primo se ele é maior do que um e é divisível apenas por um e por ele mesmo. Apenas números naturais são classificados como primos.
Qual a condição para que um número seja classificado como primo?
Todo número natural tem tanto 1 quanto ele mesmo como divisores. Se ele possuir qualquer outro divisor além desses dois, então não será primo. Isso leva a uma definição equivalente de número primo: são os números que possuem exatamente dois divisores positivos. Esses dois números são justamente 1 e ele mesmo.
Números primos são números que têm apenas 2 fatores: 1 e ele mesmo. Por exemplo, os 5 primeiros números primos são 2, 3, 5, 7 e 11. Em contrapartida, números com mais de 2 fatores são chamados de números compostos.
Mas e o número 1 é primo ou composto? Como vimos, o número 1 é divisível apenas por ele mesmo, ou seja, possui apenas 1 divisor, pois o número 1 é igual a ele mesmo. Em outras palavras, o número 1 não é composto e nem considerado um número primo.
Para fatorar um número, inicialmente devemos procurar o menor número primo que divide o número dado. No caso de 220, o menor número primo que o divide é 2. Depois, devemos dividir o quociente encontrado pelo menor número primo que o divide e assim sucessivamente até obtermos 1 para o quociente.
No dia 26 de dezembro de 2017, ele descobriu o maior número primo já catalogado por matemáticos. Denominado M77232917, ele tem mais de 23 milhões de dígitos. O número encontrado por Pace pertence a uma família especial de números primos, a dos primos de Mersenne, que obedecem à forma 2n – 1.
Para verificar se um número num é primo, basta verificar seus divisores, de 1 até num. Por exemplo, vamos testar se o 9 é primo. Basta analisar o resto da divisão por 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, e 9. Se for primo, somente vai ser divisível por 1 e por ele mesmo, logo vai ter 2 divisores.
Por exemplo, 17 é de fato um número primo porque só podemos dividi-lo por 17 ou por 1. Pelo contrário, 18 não é um número primo porque é divisível por 1, por 18 e por 2 e por 3.
Definição: número não primo é aquele que além de possuir como divisores a unidade e ele próprio, ainda possui outro (s) divisor (es). Exemplos: 4 → divisores – 1, 2 e 4. 6 → divisores – 1, 2, 3 e 6.
O negativo um tem dois inteiros que o dividem, o negativo um e o um, e a regra para números primos é que eles têm apenas dois inteiros que os dividem, o que é, claro, o motivo pelo qual o um não é nem primo nem composto, porque ele só tem um inteiro.
Esse "primo" refere-se à idéia de primeiro, e tem sua origem numa velha concepção numérica dos pitagóricos. A noção de número primo foi, muito provavelmente, introduzida por Pythagoras, c. 530 AC, sendo que a mesma desempenhou um papel central tanto na matemática como no misticismo pitagórico.
O zero não pode ser primo, pois ele pode ser dividido por qualquer outro número que, ainda assim seria zero, o que nos leva uma infinidade de divisores. Já o 1 também não pode ser primo pois ele possui um único divisor, ele mesmo. O número 2 é o menor primo e o único par.