Um triângulo é conhecido como equilátero quando ele possui a medida dos três lados congruentes, assim, consequentemente, os seus ângulos internos também são congruentes. Como a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre igual a 180º e os ângulos são iguais, ao dividirmos 180º por 3, chegaremos a ângulos de 60º.
Para que os três segmentos formem um triângulo, existe o que conhecemos como condição de existência, que é a seguinte: a soma de dois lados é sempre menor que o terceiro lado.
Como saber se o triângulo é equilátero, isósceles ou escaleno?
Um triângulo é chamado de equilátero se todos os lados possuem a mesma medida. Um triângulo é chamado de isósceles se dois lados possuem a mesma medida. Um triângulo é chamado de escaleno se todos os lados possuem medidas diferentes. Um triângulo é chamado de acutângulo se todos os ângulos são agudos.
A = b*h/2, onde b é a base e h é a altura, ou seja, o segmento de reta que leva do vértice oposto à base até a base e forma um ângulo reto com a base. Área de um triângulo equilátero de lado L: A = (√3 * L²)/4, já que nesse caso b = L/2 e h = √3 * L/2.
Conhecemos como triângulo equilátero o triângulo que possui três lados congruentes, ou seja, todos os seus lados possuem as mesmas medidas, e, por isso, ele tem propriedades específicas e importantes de serem aprendidas.
Quando conhecemos dois de seus lados, é possível encontrar o terceiro lado pelo teorema de Pitágoras. Essa relação diz que a soma do quadrado dos catetos é sempre igual ao quadrado da hipotenusa.
Nesse caso, um triângulo pode ser escaleno, quando todos os lados possuem medidas diferentes; isósceles, quando existem dois lados que possuem mesma medida; ou equilátero, quando todos os lados são congruentes.
Um triângulo é classificado como escaleno quando todos os seus lados possuem medidas diferentes. Ao comparar os lados do triângulo, ele pode ser isósceles, quando possui dois lados congruentes, equilátero, quando possui todos os lados congruentes, e escaleno, quando possui todos os lados com medidas diferentes.
Qual é a característica comum entre um triângulo equilátero e um quadrado?
Um polígono pode ser classificado como regular quando ele possui todas os ângulos e lados congruentes. Ser congruente significa possuir a mesma medida. O triângulo equilátero e o quadrado são exemplos. Quando pelo menos um dos lados é diferente, o polígono é irregular.
É possível um triângulo ser retângulo e equilátero ao mesmo tempo?
Não. Como regra, o triângulo retângulo tem que possuir um ângulo de 90º. Já o triângulo equilátero, por regra, possui os 3 ângulos internos iguais a 60º.
Basta fazer a soma entre os dois lados menores. Se a soma entre eles for maior que o terceiro lado, então, a soma entre qualquer um deles e o terceiro lado (que é o maior) terá o mesmo resultado.
Quais são os 4 casos de congruência de triângulos?
1º caso de congruência: Lado, Lado, Lado (LLL) 2ºcaso de congruência: Lado, Ângulo, Lado (LAL) 3º caso de congruência: Ângulo, Lado, Ângulo (ALA) 4º caso de congruência: Lado, Ângulo, Ângulo oposto (LAAo)
FALSO: Nenhum triângulo isósceles é equilátero pois, por definição, um triângulo equilátero possui seus três lados congruentes, enquanto o isósceles possui apenas dois. VERDADEIRO: Se considerarmos dois lados do triângulo equilátero e o terceiro como uma base, este triângulo também será isósceles.
É verdade que um triângulo retângulo pode ser isósceles?
Se um ângulo for 90º e os demais 45º cada um, teremos um triângulo retângulo que é isósceles. O triângulo equilátero possui os ângulos internos iguais a 60º, logo, é impossível que exista um triângulo retângulo que seja equilátero.
O triângulo equilátero é uma figura geométrica plana que possui como principal característica os três lados congruentes, ou seja, a medida desses três lados é a mesma. Esse fato gera uma consequência imediata, os três ângulos internos desse triângulo também são iguais entre si.
O triângulo escaleno é aquele que tem todos os lados com medidas distintas, diferenciando-se, então, do triângulo isósceles, que tem dois lados congruentes, e do triângulo equilátero, que tem todos os lados com a mesma medida.
1 – Triângulo escaleno: triângulo que possui todos os lados com medidas diferentes. 2 – Triângulos isósceles: triângulo que possui dois lados com medidas iguais. 3 – Triângulo equilátero: triângulo que possui todos os lados com medidas iguais.
Passo a passo: 1º) Utilizando uma régua, desenhe uma reta suporte. 2º) Defina um ponto nessa reta suporte, ele será um dos vértices do seu triângulo. 3º) Utilizando o compasso, transfira o lado dado sobre a reta suporte, marque esse outro ponto.
Em um triângulo qualquer, o quadrado da medida de um lado é igual a diferença das soma dos quadrados das medidas dos outros dois lados e o dobro do produto das medidas desses lados pelo cosseno do ângulo formado por estes lados.
O triângulo escaleno é um polígono que não possui lados iguais, ou seja, todos os seus três lados têm medidas diferentes. Desta forma, esse tipo de figura geométrica não irá possuir eixo de simetria.
Em um triângulo retângulo, a hipotenusa é o maior lado, o cateto "oposto" é aquele em frente a um determinado ângulo, e um cateto "adjacente" é aquele ao lado de um determinado ângulo. Nós usamos palavras especiais para descrever os lados dos triângulos retângulos.