A melhor forma de ganhar impulsão no vôlei é apostar nos exercícios de fortalecimento muscular, principalmente para membros inferiores. Os músculos da panturrilha, por exemplo, são essenciais para a execução de saltos verticais bem altos. Portanto, a elevação de panturrilha é um dos melhores exercícios nesse quesito!
Nunca passou de 1,75 m, mas provou que altura não precisa ser fundamental no vôlei. Voando a 3,36 m, despejava golpes potentes de qualquer ponto, ignorava bloqueios e aterrorizava defesas.
O melhor CMJ da revisão sistemática foi do voleibol de dupla com 89 ± 7,25 cm. Mas o melhor CMJS (81,7 ± 8,83 cm), o melhor SPJ (97,63 ± 7,32 cm) e o melhor BJ (78,6 ± 6,30 cm) foi dos anos 70 a 90 do voleibol.
Jogue os braços para cima no momento do impulso, arme a batida e toque a bola na mão do seu parceiro com seu braço de ataque. Não se esqueça de flexionar as pernas no momento do impulso para ganhar força e na volta ao chão para amortecer a queda.
O primeiro tipo de exercício que você pode fazer para melhorar seu impulso é o salto. Existem vários exercícios de saltos que você pode fazer, mas o objetivo é o mesmo: aumentar a força em seus quadris e pernas. Alguns dos exercícios de saltos mais comuns são o salto em linha, o salto lateral e o salto em marcha.
A melhor forma de ganhar impulsão no vôlei é apostar nos exercícios de fortalecimento muscular, principalmente para membros inferiores. Os músculos da panturrilha, por exemplo, são essenciais para a execução de saltos verticais bem altos. Portanto, a elevação de panturrilha é um dos melhores exercícios nesse quesito!
No vôlei de praia, essa largada precisa ser com a mão fechada (soco), ou com um encaixe. Atacar de toque: será permitido desde que a trajetória da bola seja perpendicular aos ombros e ao posicionamento do atleta. Em outras palavras, não pode enganar o adversário, precisa estar claro onde ele direcionará a bola.
Um dos fundamentos do vôlei que exige alta dificuldade técnica é o levantamento. Esse movimento é realizado após uma recepção, e sua principal função é preparar um ataque. Nesse caso, a técnica utilizada é o toque, movimento feito com as duas mãos sobre a cabeça, usando, principalmente, os dedos indicador e polegar.
Jogar vôlei aumenta seu nível de energia e melhora seu desempenho geral em outros esportes e treinos. Jogar vôlei também melhora os sistemas cardiovascular e respiratório.
Central. O central costuma ser um dos atletas mais altos em um time de vôlei. Ele ataca pelo meio da rede e também é um dos principais encarregados do bloqueio.
Em números, é possível entender a força do saque de Darlan, por exemplo. O oposto chega a sacar a 122km/h – o ritual inspirado em “Naruto” parece ajudar. As informações mostram, também, como Lucão sobe a mais de três metros no bloqueio, enquanto o maior alcance de ataque é de Flávio.
Com apenas 1,70m de altura, Hermison é notório por ser até hoje o jogador mais baixo a disputar a Superliga Brasileira de Voleibol, a principal competição interclubes no país. Atualmente trabalha como preparador físico.
O que não é permitido no vôlei? São consideradas faltas dentro da modalidade: o mesmo jogador tocar duas vezes seguidas na bola, os atletas não ocuparem corretamente as respectivas posições, quem vai passar a bola ou atacar se apoiar em outro membro do time ou em algum objeto para fazer a jogada.
A musculação e o salto em profundidade são os métodos de treino mais eficazes para otimizarmos a potência muscular dos membros inferiores do jogador de voleibol, com o intuito de se obter um salto vertical mais alto.
Invista em treinamentos que desenvolvam sua força, velocidade, resistência e flexibilidade. Além disso, é fundamental trabalhar a coordenação motora e a agilidade. Praticar exercícios como corrida, musculação e treinos funcionais pode contribuir significativamente para o seu desempenho dentro de quadra.
No sistema 6x0, também chamado de sistema 6x6, todos farão a função tanto de levantadores como de atacantes ou defensores. É o sistema mais simples de todos, é normalmente usado em equipes que estão iniciando o treinamento no esporte.
Bata bem no meio da bola bruscamente com sua mão aberta. Mantenha o braço da batida esticado e o punho rígido. Interrompa o movimento do braço no momento do impacto, sem levá-lo totalmente em direção ao quadril. Segure o movimento do salto para não seguir a bola, conseguindo assim um efeito de flutuação.
Para Piucco; Santos (2009, p 11), “durante um jogo de voleibol, os levantadores efetuam cerca de 269 saltos, os atletas de meio, 223 saltos, os ponteiros da saída de rede, 197 saltos, os ponteiros de entrada de rede, 128 saltos, perfazendo uma média de 194 saltos durante uma partida.” Assim sendo 30% a 40% das ações ...
A estrela americana do vôlei consegue alcançar uma altura de mais de três metros, o que é normal para ele: "Eu não sinto que estou... saltando muito alto, ou coisa assim," ele disse.