Deus comunica-se diretamente com as pessoas “muitas vezes e de várias maneiras” (Hebreus 1:1). Por exemplo, o Antigo Testamento mostra Deus falando através de uma sarça em chamas (Êxodo 3), uma densa nuvem (Êxodo 19:9) e no murmúrio de uma brisa suave (1 Reis 19:12).
Ninguém nunca viu a Deus com os olhos, ou ouviu a sua voz. Deus não se comunica diretamente, mas por intermédio de algo, de alguém… Deus se comunica por sinais. Isto acontece, de certo modo, também em nossa vida.
Ele pode falar por meio do que Ele quiser. Mas eu vou deixar essas 3. 1) Deus fala por meio dos animais: “Mas, pergunta agora às alimárias, e cada uma delas te ensinará; e às aves dos céus, e elas te farão saber; ou fala com a terra, e ela te ensinará; até os peixes do mar te contarão” (Jó 12:7-8).
A forma mais segura de se comunicar com o Senhor, no entanto, ainda é buscar suas orientações na Bíblia Sagrada, Palavra de Deus, inspirada por Ele no passado e, bem presente e atual, atravessando os séculos.
COMO SABER QUANDO É DEUS FALANDO COMIGO - Profeta Vinicius Iracet (Ao vivo)
Como Deus avisa em sonhos?
Jó 33:14-16 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT)
Pois Deus fala repetidamente, embora as pessoas não prestem atenção. Fala em sonhos, em visões durante a noite, quando o sono profundo cai sobre todos, enquanto dormem em suas camas. Sussurra em seus ouvidos e aterroriza-os com advertências.
O Senhor usa de vários meios para nos transmitir Seus desígnios e Sua Pessoa. Temos como exemplo os anjos, que são Seus mensageiros; os dons do Espírito Santo; a Sagrada Escritura e também a Eucaristia, sacramento de máxima entrega.
A forma como Deus melhor se comunica conosco é através de seu filho, Jesus (Hebreus 1:1-2). Deus sabia que não havia uma forma melhor de entendermos a profundidade de seu propósito para nós do que se tornando humano e vivendo entre nós.
O relacionamento cristão com Deus é ser e estar diante de Deus, colocar-se por inteiro e continuamente diante de sua presença, com uma atenção vigilante àquele que nos convida a um diálogo sem censuras.
Deus pode falar conosco e nos direcionar através das circunstâncias de nossas vidas. Essa dinâmica ocorre quando Deus abre e fecha as portas da oportunidade. É fácil entender mal este princípio e pensar que sempre que nos deparamos com um obstáculo em nossas vidas, estamos fora da vontade de Deus.
O Espírito Santo geralmente Se comunica conosco silenciosamente. Sua influência é frequentemente descrita como uma “voz mansa e delicada” (ver I Reis 19:9–12; Helamã 5:30; D&C 85:6). O Presidente Boyd K. Packer explicou: “O Espírito Santo fala com uma voz que sentimos mais do que ouvimos.
A nossa consciência é a voz do Espírito Santo, uma voz sutil, penetrante, regeneradora. Quando, na humildade e na oração, aprendemos a ouvir a voz do Espírito Santo dentro de nós, e não a voz das nossas emoções, das nossas empolgações, começaremos a acertar com o projeto de Deus.
Pode falar com Deus como falaria com qualquer outra pessoa. Suas palavras não precisam ser eloquentes nem decoradas. É mais importante abrir seu coração e não se conter. Acredite que Ele existe e que ouve você, porque Ele existe.
Por meio da Bíblia, sabemos que Deus se comunica com a humanidade desde Abraão, quase dois mil anos antes de Jesus. A melhor e a mais conhecida forma de comunicação é através da palavra. A Bíblia é a maior testemunha de que Deus estabelece sua comunicação com o povo.
A oração é uma ferramenta de comunicação com Deus. Por meio dela, confessamos nossos pecados, nos protegemos dos perigos, apresentamos nossos pedidos e, o mais importante, nos conectamos com o Pai.
Depois do próprio Deus, quem mais se assemelha com Ele é o ser humano. Isso é incrível: a pessoa se aproxima de Deus e Ele faz acontecer a aproximação com as outras pessoas. Quem toma por hábito falar com Deus, aos poucos, vai mudando seu jeito de ser e de se relacionar com os outros.
14Entretanto, a verdade é que Deus fala, ora de uma maneira, ora de outra. 15Deus fala sim, em sonho ou em visão durante as noites, quando o sono profundo cai sobre todos nós e adormecemos em nossas camas. 16Ele pode falar aos ouvidos dos homens e aterrorizá-los com advertências,…
Quando o Senhor revela algo para alguém a faz ver ou entender algo que ainda não estava claro. Esse entendimento fortalece, renova, direciona, orienta. Por exemplo: a Salvação, a fé, a existência e o destino da alma são tipos de revelações.
A voz de Deus é condutora, assertiva e nunca nos direciona para injustiças, desobediências, fracassos ou desilusões. Quando Deus conduz pessoas interessadas em ouvir suas orientações e seguir seus conselhos, raramente ou quase nunca, consequências desabonadoras acontecem.
Os sinais de Deus estão vivos e presentes no meio de nós: Sua Palavra, que é anunciada; Seu Corpo e Sangue, que são o nosso alimento; Seu Reino, que se instalou no meio de nós.
Quando começam a florescer sentimentos como desapego, autoesquecimento e serenidade ou ausência de conflitos psicológicos, quando passamos a dar mais importância ao plano de Deus e às necessidades que se apresentam do que a nossa pessoa, é sinal de que a energia divina já está trabalhando conosco.
Com isso em mente, uma boa maneira de reconhecer que Deus está respondendo suas orações é oferecendo orações de gratidão. Ao reservar um tempo para identificar e reconhecer as coisas boas em sua vida e no mundo a seu redor, você será abençoado com uma visão clara da mão de Deus em sua vida.