Como que eu faço para denunciar um número de telefone?
Ligue 1331 para registrar, na Anatel, reclamações contra operadoras, pedidos de informação à Agência, sugestões e denúncias sobre exploração ilegal ou irregular de serviços de telecomunicações. A ligação é gratuita de qualquer localidade do país.
O local do atendimento ou o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da própria instituição; A ouvidoria da instituição (Consulte os dados de contato); Os órgãos de defesa do consumidor (Procon do seu estado).
A plataforma “Não Me Perturbe”, disponível na internet no endereço www.naomeperturbe.com.br, possibilita que os consumidores que não desejam receber ligações de telemarketing ativo se cadastrem, gratuitamente, na “Lista Nacional de Não Perturbe”.
O que acontece quando denuncia um número de telefone?
Você não receberá ligações nem mensagens de números ou contatos bloqueados. Contas bloqueadas não tem acesso a detalhes do seu perfil, como suas informações "visto por último" e "online", atualizações de status e foto do perfil.
A solicitação do bloqueio da(s) linha(s) telefônica(s) pode ser feita pela internet, pelo telefone: 0800 41 1512 ou pessoalmente, na Rua Emiliano Perneta, 47 - Centro - 80010-050.
No aplicativo, abra a conversa com o contato ou grupo que deve ser denunciado; No Android, vá ao canto direito da tela e toque nos três pontinhos. Depois, em “Mais” e “Denunciar”; No iPhone (iOS), toque no nome do contato/grupo e, depois, “Denunciar (nome do contato/grupo)”.
Para denunciar, o consumidor deve preencher o formulário eletrônico denuncia-telemarketing.mj.gov.br com a data e o número de origem da chamada com DDD (se houver), o nome do telemarketing ou qual empresa ele representa e se foi dada a permissão para oferta de produtos e serviços.
Você pode registrar a reclamação junto ao Procon do seu estado, relatando que continua a receber as chamadas de determinada empresa. No caso do Não Me Perturbe é só preencher o formulário de cadastro notificando a prestadora que descumpriu o compromisso. A empresa tem 5 dias para responder ao consumidor.
Ao atender uma chamada de spam, você informa ao cibercriminoso que seu número é real e que você está disposto a atender as chamadas. Com essas informações, cibercriminosos tentam ligar para você novamente para enganá-lo a fornecer informações pessoais ou dinheiro.
O Web Denúncia é uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo com o Instituto São Paulo Contra a Violência (ISPCV) que possibilita fazer denúncias anônimas pela Internet, em complementação ao Disque Denúncia 181.
Como denunciar uma pessoa pelo número de telefone?
Telefone : A central de atendimento telefônico da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h. Ligue 1331 para registrar, na Anatel, reclamações contra operadoras, pedidos de informação à Agência, sugestões e denúncias sobre exploração ilegal ou irregular de serviços de telecomunicações.
Aqui você pode encaminhar informações sobre fatos criminosos, sobre pessoas envolvidas em crimes, desaparecidas e ou foragidas, ou quaisquer fatos que possam ser úteis à resolução de crimes e prisão de suspeitos. Você não precisa se identificar e seus dados ficarão sob sigilo.
Para deixar de receber mensagens, ligações e atualizações de status de um contato no WhatsApp, você pode bloqueá-lo. Você também pode denunciar conteúdos problemáticos. Se você acredita que você ou qualquer outra pessoa está em perigo iminente, entre em contato com as autoridades locais.
A plataforma Não Me Perturbe permite que o consumidor se cadastre em uma lista de quem não deseja receber ligações de telemarketing. É possível bloquear chamadas das empresas participantes, que englobam companhias do setor de telecomunicações (telefonia, TV por assinatura e internet) e também instituições financeiras.
O que fazer quando recebo muitas ligações indesejadas?
Denúncia nos órgãos competentes: caso continuem a receber ligações indesejadas após o cadastramento no "Não Me Perturbe", a Senacon incentiva os consumidores a denunciarem essas empresas aos órgãos competentes, como os Procons e outros órgãos de defesa do consumidor, e a própria Anatel.
Mesmo com o número bloqueado, as empresas de telefonia e os bancos tem permissão de ligar para você em alguns casos: para fazer cobranças de dívidas ou fazer pesquisas de satisfação sobre os seus serviços - desde que não ofereçam outros produtos.
O que acontece quando denúncia um número de telefone como spam?
Sua denúncia cria uma conversa "Denúncia de spam" separada. A mensagem de texto mais recente e uma cópia do número do criador de spam são enviadas para sua operadora de celular. Essas conversas podem ser sinalizadas como spam e bloqueadas automaticamente. A denúncia de spam é opcional.
O que acontece quando você bloqueia um número de telefone?
Para deixar de receber mensagens, ligações e atualizações de status de determinados contatos ou números de telefone, você pode bloqueá-los. Você também pode denunciá-los se achar que esses contatos estão enviando conteúdo problemático ou indesejado (spam).