O tratamento para a retenção urinária depende da causa do distúrbio. Pode incluir medicamentos para aliviar os sintomas, fisioterapia para fortalecer os músculos da bexiga ou procedimentos cirúrgicos, em casos mais graves. Em algumas situações, é necessário o uso de cateteres.
O tratamento para retenção urinária deve ser recomendado pelo urologista, sendo normalmente indicada, inicialmente, a colocação de uma sonda na bexiga para conseguir eliminar a urina e aliviar os sintomas no momento. Em seguida, é indicado tratamento mais específico para tratar a causa da retenção.
As técnicas de biofeedback, electrostimulação e ou de estimulação de nervos periféricos podem ser uma ajuda muito importante em algumas destas situações. Existem ainda exercícios específicos – conhecidos como Exercícios de Kegel – que podem ser executados em casa, contraindo e descontraindo os músculos pélvicos.
Uma das causas mais frequentes é devido a obstrução no trato urinário, na maioria das vezes causada pela presença de pedras nos rins. Ainda assim, a retenção urinária pode estar ligada à inflamação ou constrição da uretra, uso de medicamentos, alterações neurológicas, câncer de próstata ou de útero, entre outros.
Distrair-se e apertar os músculos do pavimento pélvico, em vez de correr imediatamente para a casa de banho quando sente urgência, são métodos úteis de exercício. Planear as idas à casa de banho e manter um diário da bexiga também pode ajudar.
Os remédios para incontinência urinária, como oxibutinina, o cloreto de tróspio ou o estrogênio, podem ser indicados pelo médico, pois ajudam a reduzir as contrações da bexiga ou melhorar a ação do esfíncter da uretra, diminuindo os episódios de perda involuntária da urina.
O tratamento para bexiga baixa pode ser feito com mudanças no estilo de vida, com perda de peso, deixar de fumar, combater a prisão de ventre, além da fisioterapia, exercícios pélvicos, indicados pelo fisioterapeuta, ou através de cirurgia, nos casos mais graves, quando a bexiga chega até a entrada da vagina ou passa ...
Se a pessoa não puder urinar, os médicos imediatamente inserem um tubo de borracha fino na bexiga (cateter urinário) para remover a urina retida e fornecer alívio. A causa da retenção urinária é tratada. Os medicamentos que podem causar a retenção urinária são interrompidos sempre que possível.
A massagem na região do baixo ventre onde fica localizada a bexiga por conta do aumento da pressão pode aumentar os sintomas de urgência e frequência urinária.
Saber se você precisa de ajuda médica também depende da sua autoavaliação: já percebeu se, mesmo quando você bebe muita água, não urina tantas vezes? Isso pode ser bexiga hipoativa. Alguns dos sintomas dessa condição são sensação de que a bexiga não fica vazia, gotejamento após urinar e ficar várias horas sem urinar.
No entanto, algumas ervas e plantas possuem ação mais forte, é o caso do hibisco, da salsinha, da cavalinha e do dente-de-leão. Eles são ótimas opções no tratamento de infecção urinária e podem ser consumidos todos os dias, mas com moderação. Caso seja de sachê, uma vez por dia.
A furosemida é o diurético mais potente no mercado. Para se ter uma ideia, em pessoas normais apenas 0,4% do sódio filtrado nos rins sai na urina, os 99,6% restantes retornam para o sangue. Com o início da furosemida, a quantidade de sódio excretada salta para 20%, um aumento de mais de 50 vezes.
O primeiro passo é beber bastante água, dessa maneira você irá urinar com mais frequência, e essa é uma boa forma de limpar o trato urinário e evitar que a bactéria chegue à bexiga. Outra recomendação é fazer xixi após a relação sexual, isso porque o ato facilita o ataque das bactérias.
Este problema pode ser devido a diversos fatores / patologias subjacentes como um aumento da próstata, danos renais, entre outros, podendo ocorrer em homens e mulheres de qualquer idade, contudo é mais frequente em idosos do sexo masculino. Veja mais informação em “causas para um fluxo de urina reduzido”.
Uma boa dica é inclinar-se para frente para comprimir o abdômen e colocar pressão sobre a bexiga para ajudar a esvaziá-la completamente. Além disso, antes de sair de casa tente esvaziar sua bexiga ao máximo mesmo que não esteja com vontade de ir ao banheiro.
Remédios como oxibutinina, tolterodina e propantelina relaxam os músculos da bexiga e ajudam a preenchê-la. Estes são conhecidos como antiespasmódicos ou anticolinérgicos e atuam bloqueando o neurotransmissor causando espasmos involuntários dos músculos da bexiga.
Tratamento: O tratamento da incontinência urinária por esforço é basicamente cirúrgico, mas exercícios ajudam a reforçar a musculatura do assoalho pélvico. Para a incontinência urinária de urgência, o tratamento é com medicamentos e fisioterapia.
Um dos exercícios mais indicados para tratar qualquer condição que envolve o trato urinário são os exercícios de Kegel. A melhor maneira para realizá-los é esvaziando a bexiga e depois deitando de barriga para cima e fazer contrações 10 vezes seguidas, e depois descansar por 5 segundos.
Os principais tratamentos para bexiga baixa são: exercícios de Treinamento Muscular do Assoalho Pélvico, orientados por um fisioterapeuta especializado; inserção do Pessário Vaginal, dispositivo de silicone que fornece suporte para a bexiga; e alguns remédios à base de estrogênio os quais podem ser indicados pelo ...
O que acontece quando a pessoa não consegue urinar?
O que causa a dificuldade para urinar? De fato, a dificuldade para urinar pode ser causada por diversos fatores que englobam desde o uso de medicamentos, até doenças mais graves como o câncer de próstata. Em geral, as causas podem ser não apenas físicas, mas também psicológicas, neurológicas ou infecciosas.
Agachamentos, elevação pélvica e prancha estão entre os principais exercícios físicos indicados. Saiba como tratar e prevenir condições ginecológicas fazendo um bom acompanhamento.
Esvaziar a bexiga no vaso sanitário. Dessa vez, a urina não deve ser coletada no frasco. Depois disso, em um período de 24 horas, toda vez que for urinar, inclusive de madrugada, o paciente deve fazê-lo no frasco de coleta, sem perder nenhum volume.