As frases que possuem verbo são geralmente estruturadas a partir de dois elementos essenciais: sujeito e predicado. Isso não significa, no entanto, que tais frases devam ser formadas, no mínimo, por dois vocábulos. Na frase "Saímos", por exemplo, há um sujeito implícito na terminação do verbo: nós.
De acordo com a sua estrutura e função morfossintática , as frases feitas foram classificadas endossêmica e exossemicamente em cinco classes de palavras, a saber: verbos, substantivos, adjetivos, advérbios e interjeições. Seu valor endossêmico é avaliado pela classe da palavra pela qual poderia ser substituída .
As figuras de construção ou sintaxe são figuras de linguagem caracterizadas por construções frasais que se desviam de uma estrutura gramatical comum. É o que se pode verificar, por exemplo, na frase “Entrou Edna em sua bonita casa”, que se afasta da estrutura usual, isto é, “Edna entrou em sua casa bonita”.
A função sintática refere-se ao papel que uma palavra ou grupo de palavras desempenha dentro de uma oração ou frase. Em outras palavras, é a função que um termo desempenha na estrutura gramatical do enunciado. Diferentes elementos da frase desempenham diferentes funções sintáticas.
O tópico frasal faz parte do desenvolvimento do texto, sendo ele a ideia resumida do assunto que será abordado. Dessa forma, ele é a primeira frase que aparecerá no parágrafo, não devendo ser extensa e devendo conter somente uma ideia central.
A estrutura das palavras envolve um conjunto de fatores formadores e que são responsáveis pelos significados de cada uma delas. Contudo, para que esse processo aconteça, cada termo apresenta unidades mínimas, que na língua portuguesa são chamadas de morfemas ou elementos mórficos.
O verbo indica ação, estado ou fenômeno da natureza. Flexiona por pessoa e por número, podendo estar conjugado na 1ª, na 2ª ou na 3ª pessoa do singular ou do plural. É conjugado de acordo com tempo, modo e voz.
O sujeito e o predicado são dois termos essenciais da oração. O sujeito é o elemento que executa e/ou sofre a ação do verbo no enunciado. Já o predicado corresponde ao próprio enunciado feito, composto de verbo, objeto e complementos. Quando a oração apresenta sujeito, o predicado está relacionado a ele.
O período é um enunciado com sentido completo construído por uma ou mais orações. Quando há apenas uma oração, ou seja, um verbo, ele é chamado de período simples; quando há dois ou mais verbos, ele é chamado de período composto.
Frase é um emaranhado de palavras com sentido completo, que não necessariamente precisa ter um verbo para ter sentido. Por exemplo: “Socorro!” é uma frase com sentido completo, alguém precisa de ajuda, pede por socorro. Claro que existem frases com verbos, mas, quando isso ocorre, essa frase é constituída de orações.
Como identificar um parágrafo do texto? O parágrafo se inicia com uma margem no canto esquerdo da página, em sua primeira linha, indicando o começo, e se encerra com um ponto final, após o qual não há mais texto, a não ser na linha posterior com o recuo de margem, indicando o início de um novo parágrafo.
O parágrafo é um conjunto de elementos envolvendo recuo, períodos, ideia central e ideias secundárias. Além disso, ele é constituído por períodos simples e compostos, conectando-se com os demais parágrafos e formando um todo chamado texto. Ele também pode ser do tipo descritivo, narrativo e argumentativo.
A dica para aprender o que é sintaxe é começando pela revisão do período simples. Então, procure estudar em detalhe todos os: termos essenciais da oração: sujeito e predicado; termos integrantes: agente da passiva, complemento nominal e complemento de verbos transitivos (objeto direto e indireto);
O vocativo é um elemento isolado da oração e, portanto, independente, servindo para chamar a atenção do interlocutor. O aposto, por sua vez, é um termo ligado a outro elemento da oração e serve para explicar, determinar ou especificar o elemento ao qual está ligado.
Após encontrar o verbo, deve-se classificar o sujeito e procurar por complementos para, depois, localizar os predicativos que podem estar ou não presentes no contexto. Por fim, depois de encontrar o verbo, sujeito e complementos, deve-se procurar os adjuntos adverbiais ou nominais.