Diagnóstico e testes genéticos para a calvície Primeiramente, uma avaliação clínica com um dermatologista especializado pode identificar os padrões da queda de cabelo característicos da alopecia genética. Adicionalmente, uma análise detalhada do histórico familiar pode fornecer pistas significativas.
O teste genético capilar serve para analisar os dados genéticos e indicar a predisposição do indivíduo a apresentar doenças que afetem a estrutura capilar. Através desse teste, é feita a avaliação de 13 genes e 48 variações genéticas, a fim de identificar as possibilidades de o indivíduo desenvolver calvície.
Cabelos. A maioria das características físicas funcionam no mesmo processo explicado acima. No caso dos cabelos, tons escuros carregam os genes dominantes, enquanto os cabelos loiros são recessivos. Em questão de formato, os cabelos cacheados têm genes mais fortes do que os lisos.
Como saber qual o seu tipo de cabelo? Para saber o seu tipo de cabelo é preciso analisar os fios para entender qual a curvatura é mais presente. Faça isso sem aplicar nenhum produto, pois os produtos podem deixar o cabelo mais definido. Analise as mechas e encontre o tipo de cabelo dominante nos seus fios.
Isso significa que o homem (XY) que herdar de sua mãe um cromossomo com esse gene será calvo. Já a mulher (que tem duas cópias do cromossomo X) precisa herdar dois genes alterados, da mãe e do pai, para que a calvície se manifeste.
Análises genéticas dos cromossomos de pacientes com alopecia androgenética revelaram que a perda de cabelo é herdada de maneira AUTOSSÔMICA DOMINANTE, ou seja, independe do sexo, pode ser herdada tanto do pai quanto da mãe.
O que determinará o tipo de cabelo da criança é o gene dominante, ou seja, qual dos dois genes, da mãe ou do pai, prevalecerá. E ainda que no início os fios sejam bem fininhos, o cabelo do bebê já vem carregado de herança genética dos pais.
Para identificar sua forma e padrão de curvatura – ou padrões – o primeiro passo é umidificar o cabelo. As curvaturas são divididas em 5: 1 é para lisos; 2 para ondulados; 3 para cacheados e 4 para crespos.
Sim, é possível uma pessoa ter mais de um tipo de cabelo. Na verdade, é muito comum que as pessoas tenham diferentes texturas e padrões de cachos em seu cabelo. Por exemplo, pode ser que a raiz do cabelo seja mais lisa e os fios se tornem mais cacheados nas pontas.
1. Cabelos brancos: a cor mais rara. Eles costumam surgir com a idade, mas tem gente que já nasce com os fios sem cor. Essa condição é chamada de albinismo, um tipo de anomalia genética que causa a falta de produção de melanina.
Acredita-se que uma criança possua 50% do DNA de cada um dos pais. No entanto, os genes masculinos são mais agressivos que os femininos. Portanto, normalmente, existem 40% de genes da mãe e 60% do pai.
Somente as mães transmitem as mitocôndrias e, consequentemente, o DNA mitocondrial para os descendentes. Parte da explicação de como ocorre a herança materna das mitocôndrias se origina no próprio processo de fertilização. As mitocôndrias estão localizadas nas caudas dos espermatozoides.
Entre as diversas opções disponíveis, o teste genético é um dos métodos mais confiáveis e acessíveis para desvendar os segredos do seu código genético. Os testes genéticos, também conhecidos como mapeamento genético, são uma ferramenta poderosa que oferece uma visão única do seu código genético.
Na adolescência, a linha de implantação capilar muda e assume um formato mais próximo ao dos seus parentes. Portanto, é normal o cabelo liso ficar ondulado ou aparecer entradas quando se passa da infância para a idade adulta.
As variações raciais e individuais irão determinar o padrão de crescimento e também forma e textura. Cabelos lisos são típicos de etnias mongólicas, orientais, esquimós e indígenas. Cabelos ondulados são típicos dos caucasianos, mas podem ser encontrados em diversas etnias.
O cabelo tipo 1A é o mais fino de todos e comumente é mais oleoso e pouco volumoso, enquanto os cabelos do tipo 1B são um pouco mais encorpados e menos oleosos. Já o cabelo liso do tipo 1C são mais grossos, volumosos e podem sofrer com o frizz.
O cabelo com curvatura 4A é caracterizado por cachos muito definidos em forma de “S”. Essa curvatura possui uma textura mais fina e apresenta espirais mais largas quando comparada com curvaturas 4B e 4C.
Fios cacheados são mais difíceis de cuidar do que os lisos? A resposta é não. Isso porque os dois tipos de cabelo têm as suas particularidades, que demandam uma rotina de cuidados para que os fios possam sempre estar saudáveis e bonitos.
De forma geral, as pessoas endomorfas são aquelas que possuem o formato de corpo mais arredondado devido ao maior acúmulo de gordura, as mesomorfas são aquelas que apresentam o corpo mais musculoso, e as ectomorfas são aquelas que possuem o corpo mais magro e menor quantidade de gordura.
Como saber qual é meu tipo de cabelo? Para saber qual é o seu tipo de cabelo basta observar qual é o formato que ele tem naturalmente e entender em qual padrão ele se encaixa na classificação que vai de 1 a 4, sendo 1 liso, 2 ondulado, 3 cacheado e 4 crespo.
Qual tipo de cabelo tem mais frizz? O frizz pode ocorrer em qualquer tipo de cabelo, mas é mais comum em cabelos cacheados e crespos. Isso ocorre porque cabelos cacheados e crespos tendem a ter cutículas mais elevadas. Assim, ocorre maior absorção de umidade do ambiente, sobretudo quando a umidade está alta.
Características visíveis: as características externas observáveis de um indivíduo são herdadas de seus progenitores, como a cor dos olhos, do cabelo, da pele, a estrutura do rosto, o formato do nariz, da boca, dos pés, das mãos, a altura, entre outras.
Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe. Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária.
Hoje sabemos que muitos genes da calvície são transmitidos pelo cromossomo X, que é recessivo. Então, se você for do gênero masculino e herdar o gene alterado, você tem uma chance muito aumentada de calvície.